Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03254
Acrónimo :
03254
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o aluno deverá: OA1 - Compreender o âmbito do Marketing digital OA2 - Compreender como coordenar estratégia empresarial com marketing digital OA3 - Compreender a diversidade de ferramentas de Marketing Digital e saber usá-las com criatividade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Fundamentos de Marketing digital Conceitos fundamentais de gestão de marcas Coordenação entre estratégia de marca e marketing digital Tipos de estratégias CP2 - Estratégias e Ferramentas de marketing digital aplicadas a: Comunidades Publishing e advertising Entreterimento Comércio CP3 - Projeto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP1 OA3 - CP1, CP2, CP3

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Participação nas aulas (10%);Trabalho final (50%);Teste final (40%). A nota mínima em cada é 9,5 valores. Assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual exclusão da avaliação periódica. Alunos que reprovarem na avaliação regular possuem 1ª e recurso, tendo os exames uma ponderação de 100%.Alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o coordenador da UC, na primeira semana de aulas de cada semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) | Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. | Todos 2.Participativas, com análise e resolução de casos práticos. | Todos 3.Activas, com realização de projecto de empresa. | Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | Todos

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Tuten, T. and Solomon, M.R. (2015) Social Media Marketing. Sage Publications. - Chaffey, D and Ellis-Chadwick, F. (2012) Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice, Pearsons, 5ª Edição.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-05