Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03279
Acrónimo :
03279
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
45.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
46.0h/sem
Trabalho Autónomo :
104.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC tem como objectivo principal debater questões relevantes das dinâmicas económicas e políticas em África. Neste quadro, a UC tem ainda como objectivos analisar casos específicos da realidade económica e política de África, caracterizar idiossincrasias económicas e políticas do continente, bem como relacioná-las com contextos globais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC tem como objectivo debater questões relevantes das dinâmicas económicas e políticas em África. Para tal, é relevante que os alunos conheçam e apliquem com propriedade conceitos fundamentais para o estudo da economia e da política. O recurso a diversos tipos de materiais que suportem a análise de realidades africanas (documentários, ensaios, textos de opinião, entre outros) e a sua discussão permitem conhecer e interpretar de forma crítica os contextos que são objecto de análise nas aulas. Desta forma, os alunos serão capazes de produzir discursos críticos e informados sobre as realidades em apreciação e aplicar os conceitos e ferramentas teóricas aprendidos na análise de temas seleccionados sobre as dinâmicas económicas e políticas de África.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1 - Introdução 1.1. Conceitos fundamentais sobre economia e poder em África 1.2. Fontes e bases de dados Módulo 2 - Narrativas e construção dos espaços económicos e políticos 2.1. Ocupação colonial e exploração de recursos 2.2. Os processos de independência e o neocolonialismo 2.3. A construção do Estado em África 2.4. O lugar de África no sistema internacional Módulo 3 - Estado, elites e poder na África atual 3.1. Diversidade de regimes políticos em África: casos 3.2. Atores e participação política 3.3. Cidadania e relações sociedade/Estado 3.4. Instituições e relações internacionais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa da UC está construído de modo a que os estudantes construam um quadro geral sobre as questões económicas e políticas mais relevantes do continente africano. Cada módulo do programa permite aprofundar temas e casos específicos da economia (como as dependências e os impactos do sistema financeiro internacional em África) e da política (por exemplo, a construção do Estado, os diferentes actores políticos ou as relações entre sociedade e Estado).

Avaliação / Assessment


1) Avaliação ao longo do semestre Requer um mínimo de presença em 70% das aulas. A avaliação consiste na média ponderada dos seguintes elementos: Assiduidade e participação nas aulas - 25% Apresentação oral do resumo da história política de um país africano, com base em páginas oficiais - 25% Ensaio de apreciação crítica de 3 textos indicados na bibliografia da UC (2000 a 2500 palavras) a ser entregue na última aula - 50% 2) Exame final Observações sobre a avaliação: 1) Avaliação ao longo do semestre Ensaio de apreciação crítica: Detecção de plágio implica a anulação da prova de avaliação. Sobre plágio, consultar https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica Por cada dia de atraso na entrega do ensaio será descontado 0,5.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas. Combinam exposições de matéria por parte da docente e esclarecimento de dúvidas com a participação ativa dos alunos na discussão dos temas, com base em textos e outros materiais de apoio. Prevê-se também assistência tutorial dada pelo docente aos alunos, sendo esta especialmente importante para estudantes com estatutos especiais, como trabalhadores, pertença comprovada a grupo de risco que iniba a presença em aula ou quaisquer situações previstas no regulamento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas da UC são teórico-práticas, o que implica que, a momentos de exposição aprofundada dos conteúdos programáticos, se juntam momentos de debate e de discussão dos mesmos. Para tal, é essencial que os alunos conheçam os textos indicados pelo docente. A discussão de textos ensaísticos e de outra natureza sobre diversos estudos de caso permite e o desenvolvimento de uma perspectiva crítica de análise.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Adebanwi, Wale (Ed.), 2017, The Political Economy of Everyday Life in Africa, Beyond the Margins, Suffolk: Boydell & Brewer Bleck, Jaimie & Nicolas Van de Walle, 2019, Electoral Politics in Africa since 1990: continuity in change, Cambridge: Cambridge Univ. Press Cheeseman, Nic, David M. Anderson & Andrea Scheibler (Ed.), 2015, Routledge Handbook of African Politics, London: Routledge Lindberg, Staffan I., 2006, Democracy and Elections in Africa, Baltimore: John Hopkins University Press Salih, M. A. Mohamed & Per Nordlund, 2007, Political Parties in Africa: Challenges for Sustained Multiparty Democracy, Stockholm: IDEA Themnér, Anders (Ed.), 2017, Warlord Democrats in Africa, Ex-Military Leaders and Electoral Politics, London: Zed Thomas, Alex, 2002, An Introduction to African Politics, London: Routledge Tripp, Aili Mari, 2015, Women in Power in Postconflict Africa, Cambridge: Cambridge Univ Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Barros, Miguel de, 2012, ?A sociedade civil face ao processo de democratização e o desenvolvimento na Guiné-Bissau (1991-2011), Africana Studia 18: 71-82 Bealey, Frank, 1999, The Blackwell dictionary of political science: a user's guide to its terms, Malden: Blackwell Publishers ? biblioteca do Iscte-IUL Blanes, Ruy Lllera, 2021, "The optimistic utopia: sacrifice and expectations of political transformation in the Angolan Revolutionary Movement", Social Anthropology, 29(1): 123?140 Bontempo, Valéria Lima, 2020, ?Achille Mbembe: A noção de necropolítica?, Sapere aude ? Belo Horizonte, 11 (22): 558-572 Brandes, Nikolai & Bettina Engels, 2011, "Social movements in Africa", Vienna Journal of African Studies, 20 (11): 1-15 Cabral, Amílcar, ?Libertação nacional e cultura?, in Sanches, Manuela Ribeiro, 2012, Malhas que os Impérios Tecem ? Textos Anti-coloniais, Contextos Pós-coloniais, Lisboa: Edições 70: 355-381 Cardina, Miguel; Sena Martins, Bruno (orgs.), 2018, As Voltas do Passado. A guerra colonial e as lutas de libertação, Lisboa: Tinta-da-China Cheeseman, Nic, 2011, ?The internal dynamics of power-sharing in Africa?, Democratization 18(2): 336-365 Collins, Michael, 2016, ?Decolonization?, in MacKenzie, John M. (ed.), The Encyclopedia of Empire, Hoboken, NJ: John Wiley & Sons Daloz, Jean-Pascal, 2003, ??Big Men? in Sub-Saharan Africa: How Elites Accumulate Positions and Resources?, Comparative Sociology, 2 (1): 271-285 Dias, António Luís, 2018, ?Uma vaga de democratização em África??, Relações Internacionais, 59: 29-42 Fleisch, Axel & Rhiannon Stephens, 2018, Doing conceptual history in Africa, New York: Berghahn (capítulos de Axel Fleisch, ?Conceptual Continuities: About ?Work? in Nguni? e de Ana Lúcia Sá, ?The Concept of ?Land? in Bioko: ?Land as Property? and ?Land as Country??) ? biblioteca do Iscte-IUL Florêncio, Fernando, 2008, "Autoridades tradicionais vaNdau de Moçambique: o regresso do indirect rule ou uma espécie de neo-indirect rule?", Análise Social, 43 (2): 369-391 Garrido, Rui, 2017, ?Pode o Tribunal Africano de Justiça e Direitos Humanos ser uma solução africana para problemas africanos??, R:I, Relações Internacionais, 54: 55-71 Haber, Steve & Victor Menaldo, 2011, ?Do Natural Resources Fuel Authoritarianism??, American Political Science Review, 105(1): 1-26 Hartmann, Christof, 2017, ?ECOWAS and the Restoration of Democracy in The Gambia?, Africa Spectrum, 52 (1): 85-99 Korkmaz, Tug?ba, 2019, ??La Franc?afrique?:The Special Relationship Between France and Its Former Colonies in Africa?, INSAMER Lopes, Carlos, 2011, ?Crescimento econo?mico e desigualdade: As novidades po?s?Consenso de Washington?, Revista Cri?tica de Cie?ncias Sociais, 94: 3-20 Machakanja, Pamela, 2015, "Contested Spaces: Gender, Governance and Women's Political Engagement in Postcolonial Africa", in Omeje, Kenneth (ed.), The Crises of Postcoloniality in Africa, Dakar: CODESRIA: 197-215 Meneses, Maria Paula G., 2010, ?O ?indígena? africano e o colono ?europeu?: a construção da diferença por processos legais?, e-cadernos CES, 07 Nkengasong, John N., Nicaise Ndembi, Akhona Tshangela & Tajudeen Raji, 2020, ?COVID-19 vaccines: how to ensure Africa has access?, Nature 586: 197-199 Nyerere, Julius K., 1962, ?Ujamma?The Basis of African Socialism? (The Journal of Pan African Studies, 1 (1), 1987: 4-11) Pestana, Nelson, 2003, As Dinâmicas da Sociedade Civil em Angola, Occasional Papers, Centro de Estudos Africanos Sanches, Edalina Rodrigues, 2017, ?Construindo uma democracia de partidos: Cabo Verde e São Tomé e Príncipe em perspetiva comparada (1991-2016)?, in Araujo, Maria Paula e Pinto, Anto?nio Costa (org.), Democratizac?a?o, memo?ria e justic?a de transic?a?o nos pai?ses luso?fonos, Recife, PE: EDUPE: 164-193 Taylor, Ian, 2014, ?Is Africa Rising??, Brown Journal of World Affairs, 21 (1): 143-161 Tella, Oluwaseun, 2018, ?Agenda 2063 and Its Implications for Africa?s Soft Power?, Journal of Black Studies, 49(7): 714-730 Thomson, Alex, 2002, An Introduction to African Politics, London: Routledge (capítulo 6, ?Legitimacy: Neo-patrimonialism, Personal Rule and the Centralization of the African State?) ? biblioteca do ISCTE-IUL van de Walle, Nicolas, 2002, "Africa's range of regimes", Journal of Democracy, 13 (2): 66-80

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-05