Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03289
Acrónimo :
03289
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
36.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Línguas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum. Esta unidade curricular destina-se a estudantes sem experiência prévia com a língua chinesa.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender definições básicas de matérias relacionadas com o quotidiano e outras temáticas. 2. Ser capaz de ler, reconhecer e produzir corretamente frases, recorrendo a cerca de 200 palavras. 3. Adquirir noções básicas da cultura chinesa, numa perspetiva intercultural.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados simples, que expressam as suas necessidades. OA2. Poder apresentar-se e apresentar outros e ser capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais. OA3. Escrever frases e orações muito simples enlaçadas com conectores simples. OA4. Ler e compreender textos breves, fáceis e de conteúdo predizível formados por palavras de uso frequente. OA5. Poder comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lentamente e de forma cooperante.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdo Temático/ Técnico Gramatical: CT1. Cumprimentos: Estrutura base CT2. Algarismos: Predicado adjetivo CT3. Nacionalidade: Questões Sim-Não CT4. Fazer amigos: Verbo ser CT5. Direções: Pronomes interrogativos CT6. Tempos livres: Estrutura de predicado verbal CT7. Escola: Atributivos possessivos CT8. Família e profissões: Numerais até 100, Verbo ter, Interrogativa de quantidade CT9. Idade: Datas, Expressões de tempo; Frases com predicados nominais, Interrogativas CT10. Compras: Preposições; Frases com duplo complemento- objeto e com predicado adjetivo CT11. Tempo e horas: Expressões de tempo, Verbos auxiliares, Estrutura composta; Complemento composto de dois objetos CT12. Saúde: Estrutura sujeito-predicado como predicado; Formas alternativas de interrogativa; CT13. Espaços da casa: Definir alteração de estado, Verbos auxiliares CT14. Datas festivas: Quatro estruturas fundamentais, Seis formas de interrogativas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos da UC estão articulados com o programa do seguinte modo: OA 1 - CT1 até CT6 OA 2 - CT1 até CT9 OA 3 - CT6 até CT12 OA 4 - CT7 até CT14 OA 5 ? CT7 até CT14

Avaliação / Assessment


1) Avaliação continua: a) Presença e Participação nas aulas - 20% da nota final; b) Teste de avaliação individual - 80 % da nota final - Compreensão escrita (20%) - Vocabulário (20%) - Gramática (20%) - Compreensão oral (20%) 2) Avaliação final Realização de uma prova de avaliação final - 100% da nota final Nota: Os campos da avaliação aplicam-se a todas as modalidades de ensino que vigorem (presencial, misto ou online). Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudantes não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos. Nomeadamente as aulas incluem exposições, realização de exercícios de aplicação na sala de aula, análise e discussão de textos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos da UC estão articulados com a Metodologia de Ensino do seguinte modo: i) expositiva, para apresentação de matéria de referência sobre as temáticas: Todos os OA ii) participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos os OA iii) activa, com realização de trabalhos individuais e de grupo: Todos os OA

Observações / Observations


Para além dos conteúdos gramaticais, no decorrer das aulas o aluno toma conhecimento dos aspectos culturais do curso: 1. Hábitos alimentares do quotidiano na China e em Portugal 2. Hábitos das quadras festivas 3. Nomes chineses e os ocidentais; 4. Família típica na China e em Portugal 5. Forma de tratamento entre membros da família e com idosos 6. Etiqueta social na cultura chinesa 7. Cores e os números mais auspiciosos 8. Desportos mais populares 9. Histórias tradicionais 10. Religiões 11. Geografia e paisagem

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Liu Xun, New Practical Chinese Reader, 2ª Edição, Volume 1, 2010, BLCU Press Wang Shuhong, Yao Shujun, Developing Chinese (2nd Edition) Elementary Speaking Course 1., 2012, BLCU Press Ana Cristina Alves, Dicionário Académico de Chinês-Português / Português-Chinês., 2017, Porto Editora

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Yuehua Liu, Integrated Chinese: Simplified Characters Textbook, Level 1, Part 1, 3rd Edition., 2008, Cheng & Tsui Company, Inc. Liu Xun, New Practical Chinese Reader, Vol. 1: Workbook, 2nd Edition., 2010, BLCU Press

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16