Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
Após uma breve introdução ao desenvolvimento histórico das Organizações Internacionais, o curso foca-se e examina as diferentes estruturas jurídicas, os membros e a sua participação e representação dentro das organizações internacionais, as competências e privilégios, os processos de tomada de decisão, as funções, as forças políticas internacionais e nacionais que afetam as suas operações, a eficácia e as diferentes formas de mecanismos de resolução de conflitos. Explora ainda brevemente as perspectivas teóricas sobre o papel das instituições internacionais e, em seguida, fornece uma visão geral do sistema das Nações Unidas, da União Européia e de várias organizações regionais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final deste curso, os estudantes devem estar preparados para: 1. Identificar os vários tipos de organizações internacionais e transnacionais e discutir as características importantes de cada uma; 2. Delinear os antecedentes históricos e tendências no crescimento das organizações internacionais; 3. Discutir as várias teorias e conceitos utilizados para estudar organizações internacionais; 4. Descrever o sistema de governanção, a estrutura e as atividades dos principais órgãos e agências especializadas do sistema das Nações Unidas e da UE; 5. Avalar o desempenho passado e presente e as perspectivas futuras das organizações internacionais na comunidade mundial; 6. Pensar criticamente sobre a constelação de IOs no mundo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Introdução: definições e tipos de Organizações Internacionais (IOs) II. Desenvolvimento evolutivo das OIs: criação de IOs e tendências históricas, Organizações Internacionais Não-Governamentais (ONGs) e Empresas Multinacionais (MNCs) III. Abordagens analíticas: visão geral do campo e suas abordagens para IOs, neo-institucionalismo e regimes internacionais IV. Instituições e Processos: estrutura típica; papel (s) de IOs; tomada de decisão em IOs V. Áreas funcionais e desempenho das OIs: casos da ONU e da UE VI. Reformas das Organizações Globais de Governanção: os casos da ONU e da UE.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração da consistência decorre da interconexão do programa com os objetivos de aprendizagem da seguinte forma: LG1: I-Introdução: definições e tipos de Organizações Internacionais (IOs). LG2: II - Desenvolvimento evolutivo de IOs: criação de IOs e tendências históricas, Organizações Internacionais Não-Governamentais (ONGs) e Empresas Multinacionais (MNCs). LG3: III - Abordagens analíticas: visão geral do campo e suas abordagens para IOs, neo-institucionalismo e reações internacionais.
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua: Grupos de trabalho com máximo de 6 estudantes cada devem ser formados para : - Preparação pelo grupo e apresentação individual em aula de trabalho de grupo - 40% da pontuação final; - Resolução e preparação em aula pelo grupo de trabalho final - 50% da pontuação final; - Participação individual nas aulas - 10% da pontuação final; Avaliação períodica por exame - 100% da pontuação final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Palestra formal. 2. Palestra interativa com pausas ativas dos alunos. 3. Leituras e estudos de casos. 4. Pesquisa individual e trabalho de campo 5. Exposição a diferentes pontos de vista e valores e discussão em grupo, pensamento crítico. 6. Promoção de atitudes como "abertura" e "introspecção" 7. Diretrizes para boas práticas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de aprendizagem destinam-se a atingir os objectivos de aprendizagem e visam apoiar e desenvolver as capacidades e competências de aprendizagem dos estudantes. A tabela abaixo mostra a justaposição e aderência dos objetivos de aprendizagem e metodologias de aprendizagem. Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (AO) 1-Palestras formais (monólogo unidirecional) LG1 a LG6 2 - Palestra interativa com pausas ativas dos estudantes (troca bilateral) LG 1, LG2 e LG3 3 - Análise e discussão de estudos de caso e leituras de suporte LG1 a LG6 4-Conclusão de trabalhos e exercitações individuais e grupais LG1 a LG6 5- Auto-estudo, através do trabalho autônomo dos alunos seguindo de perto o planeamento das aulas LG1 para LG6.
Observações / Observations
Estudantes sob o "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" devem contatar o professor ou coordenador da Unidade Curricular durante a primeira semana de aulas de cada semestre para permitir o enquadramento de processos de aprendizagem e avaliação do curso. Obter aprovação no curso: para obter aprovação no curso durante a temporada regular, os alunos devem obter uma pontuação final igual ou superior a 10 pontos. Os alunos podem participar do exame final da segunda temporada (o acesso aos materiais de estudo do curso durante o exame é permitido), que se aplica aos seguintes casos: 1) Em caso de reprovação no período regular; 2) Estudantes que participaram e obtiveram aprovação no curso durante a temporada regular e desejam melhorar sua pontuação final. Nota: para ter sucesso neste exame final da segunda temporada, os alunos devem obter uma nota igual ou superior a 10 pontos.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
--Several hand outs and readings -- European Union treaties ---United Nations´ Charter --Wilkinson, R. (Ed.). (2005). The global governance reader. Psychology Press. -- Barnett, M., & Finnemore, M. (2004). Rules for the world: International organizations in global politics. Cornell University Press. -- Weiss, Thomas G., and Rorden Wilkinson, eds. (2014) International Organizations and Global Governance. New York: Routledge. -- Mazower, M. (2009). No enchanted palace: the end of empire and the ideological origins of the United Nations. Princeton University Press. --Weiss, T. G., & Wilkinson, R. (2014). Rethinking global governance? Complexity, authority, power, change. International Studies Quarterly, 58(1), 207-215. -- Margaret P. Karns and Karen A. Mingst, Inernational Organizations: The Politics and Processes of GlobalGovernance, Lynne Reiner Publishers, 3rd edition (2015);
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
To be indicated during class in accordance with the specific issues at hand.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16