Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03318
Acrónimo :
03318
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


A disciplina está construída para fornecer aos estudantes uma compreensão aplicada das actividades de marketing internacional. Busca familiarizar os estudantes com os conceitos de marketing internacional e suas aplicações. Ao final do curso, os estudantes serão capazes de compreender os mercados em ambientes internacionais, identificar cursos de acção e avaliar opções estratégicas na implementação de programas de marketing internacional. Desta forma, espera-se que os estudantes desenvolvam uma sensibilidade cultural e aumentem sua capacidade analítica e criatividade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1) Compreender os conceitos de estratégia de marketing internacional OA2) Conhecer o processo estratégico de marketing internacional OA3) Compreender as variáveis ambientais que moldam as decisões das empresas em mercados internacionais OA4) Assegurar a capacidade de selecionar o modo de entrada para diferentes empresas em distintos ambientes OA5) Compreender aspectos da dicotomia de adaptação/estandardização do programa de marketing internacional

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Escopo e desafio do marketing internacional 2) Dinâmica dos negócios internacionais 3) Dinâmica cultural em marketing internacional 4) Práticas de negócios em marketing internacional 5) Ambiente político e legal internacional 6) Estratégias de marketing internacional 7) Modos de entrada em marketing internacional 8) Logística e exportação 9) Desenvolvimento de produtos de consumo para mercados internacionais 10) O sistema de distribuição internacional 11) Promoção e Publicidade internacionais 12) Preço em mercados internacionais 13) Performance em mercados internacionais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos encontram-se assim associados aos objectivos da disciplina: 1) OA1: associados aos conteúdos 1 a 13 2) OA2: conteúdos 2, 4, 5, 6 e 7 3) OA3: conteúdos 3 e 4 4) OA4: conteúdo 7 5) OA5: conteúdos 8 a 13

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Trabalho de Grupo: 50%; - Uma prova individual: 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Este módulo é estruturado em torno de uma série de aulas (1), debates de artigos científicos (2) e análise de estudos de casos (3). Todos os estudantes deverão participar dos debates de forma a facilitar a formação do senso crítico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem estão associados às metodologias de ensino da seguinte forma: 1) OA1: associado às metodologias de ensino 1, 2 e 3 2) OA2: metodologias 1 e 3 3) OA3: metodologia 3 4) OA4: metodologias 1, 2 e 3 5) OA5: metodologias 1, 2 e 3

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


2.Lecture Notes 1.Hollensen, Svend ?Global Marketing?, 7th Edition, Financial Times/Prentice Hall, England, 2017.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Novello, S.; Lengler, J. F. B.; Murias, P. (2013). Customer orientation and SME export performance: insights from Italian manufacturing firms. Micro & Macro Marketing, 3/2013, p. 453-470. Lengler, J. F. B.; Sousa, C.M.P.; Marques, C. (2013). Examining the Relationship between Market Orientation and Export Performance: The Moderating Role of Competitive Intensity. Advances in International Marketing, 24(September), p. 75-102. Sousa, C.M.P. ; Lengler, J. F. B. (2009). Psychic Distance, International Marketing Strategy and Export Performance: Establishing an Empirical Link. Journal of Marketing Management, v. 25, (5/6), 591-610. New: 3. Deshpande, R. (2014). Marketing Reading: Global Marketing. Harvard Business Publishing, (February), p. 1-27. New: 2. Brennan, L. (2018). How Netflix expanded to 170 countries in 7 years. Harvard Business Review, (October), p. 1-5. New: 1. Kelly, N. (2015). The Most Common Mistakes Companies Make with Global Marketing. Harvard Business Review, (September), p. 1-5.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16