Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Matemática (Cálculo); Contabilidade e Análise Financeira; Microeconomia; Macroeconomia.
Objetivos Gerais / Objectives
- Estudar o sector bancário e os principais riscos que os bancos enfrentam; - Estudar os mercados financeiros e os fundamentos dos preços das obrigações, das acções e da moeda estrangeira.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta disciplina tem os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1- Conhecimento e compreensão das principais vertentes do negócio bancário; OA2- Conhecimento e compreensão dos principais mercados em que os bancos operam; OA3- Conhecimento e compreensão dos princípios gerais de valorização de activos; OA4 - Capacidade de medir e avaliar os riscos que os bancos enfrentam; OA5 - Capacidade de estimar o valor fundamental das obrigações, das acções e da moeda estrangeira OA6- Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal com autonomia; OA7 - Capacidade e motivação para aprender ao longo da vida.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Parte I: O Sector Bancário A. A empresa bancária. B. Principais mercados em que os bancos operam: mercado de operações de intervenção; mercado monetário interbancário; mercado de crédito; mercado de depósitos de poupança; mercados de títulos; mercado cambial. C. Principais riscos enfrentados pelos bancos: (i) Risco de taxa de juro (ii) Risco de mercado (iii) Risco de crédito D. Medição dos riscos de mercado e de crédito com base nos documentos contabilísticos dos bancos. Parte II: Mercados financeiros A. Princípios gerais de valorização de activos financeiros. B. O valor fundamental das obrigações emitidas pelo Estado. C. O valor fundamental das obrigações emitidas pelas empresas. D. O valor fundamental das acções . E. A taxa de câmbio: referências para o valor tendencial de médio-longo prazo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O primeiro "objectivo geral" da UC relaciona-se com a Parte I do programa da UC. O segundo "objectivo geral" da UC está relacionado com a Parte II do programa. Relação entre "objectivos de aprendizagem" (OA) e conteúdos programáticos: OA1 - parte I.A do programa; OA2 - parte I.B; OA3 - parte II.A do programa; OA4 - partes I.C e I.D do programa; OA5 - partes II.B, II.C, II.D e II.E do programa; OA6 - todo o programa; OA7 - todo o programa.
Avaliação / Assessment
O estudante deve optar por uma das seguintes formas de avaliação: Forma A: Nota Final = [Teste Intermédio] *50% +[Segundo Teste] *50% Forma B: Nota Final = [Exame Final] *100% NOTA: O Teste Intermédio tem quatro questões. O Exame Final tem oito questões. O Segundo Teste corresponde às últimas quatro questões do Exame Final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas expositivas; apresentação e discussão de textos; procura de dados em bases estatísticas na internet; resolução de exercícios; teste individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teóricas expositivas servem para aumentar o conhecimento e compreensão dos temas referidos. A apresentação e discussão de textos visa desenvolver a capacidade de avaliação. A procura de dados e a resolução de exercícios são realizadas para permitir ao aluno aplicar conhecimentos. O teste individual permite aumentar a capacidade de estudo e de pesquisa pessoal com autonomia.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Damodaran, A. (2012). Investment Valuation: tools and techniques for determining the value of any asset, university edition (Wiley Finance). 3rd ed. John Wiley & Sons. Freixas, X. and Rochet, J-C. (2008), Microeconomics of Banking, 2nd edition, The MIT press, Cambridge, MA. Huang, C. and Litzenberger, R. (1988). Foundations for Financial Economics. North - Holland. Saunders, A. and Cornett, M. (2017) Financial Institutions Management: A Risk Management Approach, 9th ed., international student edition. McGraw-Hill Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bailey, R. (2005). The Economics of Financial Markets. Cambridge University Press. Bessis, J. (2015), Risk Management in Banking, 4th ed. John Wiley & Sons. Hull, J. (2018). Risk Management and Financial Institutions, 5th ed., John Wiley & Sons. Jorion, P. (2006). Value at Risk: The New Benchmark for Managing Financial Risk. 3rd ed. McGraw-Hill education. Leão, E., Leão, P. e Lagoa, S. (2019). Política Monetária e Mercados Financeiros. 3ª edição, Edições Sílabo. Mishkin, F. (2018). The Economics of Money, Banking and Financial Markets, Global Edition. 12th ed. Pearson.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-16