Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03330
Acrónimo :
03330
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como finalidade discutir a relação entre crime e justiça seguindo a perspectiva crítica da sócio-antropologia. O programa enfatiza o nexo fundamental entre a noção de crime e o significado da justiça, e a forma como a cultura está profundamente imbuída nas suas representações e percepções. Dá-se particular relevância a temas contemporâneos em que se discuta poder e desigualdade; legal e ilegal; discriminação e direitos humanos; género e segurança humana. Um dos principais objectivos desta unidade curricular é promover o debate entre os estudantes recorrendo a discussões informadas teoricamente, no desenvolvimento de um conhecimento crítico sobre crime e justiça na sociedade contemporânea, em que o conceito de segurança humana se assume como um instrumento analítico válido.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Conhecer e identificar a ambiguidade e ambivalência dos conceitos de crime e justiça de acordo com correntes teóricas e metodológicas distintas OA2: Reflectir, através de contextos empíricos diversos, sobre a multiplicidade de significados implicados em práticas legais-ilegais OA3: Reconhecer as variáveis implicadas na prática do acto criminoso, de acordo com as reflexões discutidas por autores OA4: Desenvolver reflexão critica sobre os conceitos estudados OA5: Ser capaz de autonomamente identificar contextos e situações de fronteira: "ordem" e "desordem"; legal e ilegal; discriminação e exclusão OA6: Discutir criticamente a relação entre género e crime OA7: Conhecer o conceito de segurança humana e a pertinência da sua aplicação OA8: Fazer uma análise crítica de casos concretos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1: Análise histórica dos conceitos de crime e justiça desde o final do século XIX até à actualidade: criminology, antropologia criminal, sociologia P2: Assimetrias de poder e desigualdade: discussão de conceitos e de contextos P3: O acto criminoso - como uma forma de combater a discriminação e a pobreza P4: O acto criminoso - como uma forma de obter segurança P5: O acto criminoso - a sua banalização na vida quotidiana P6: Differentes perspectivas de justiça: o tribunal e a justiça popular P7: Crime e Género - complexidades, mitos, desmistificações P8: Crime nos media e representações públicas do medo P9: Segurança Humana - um novo enquadramento teórico e prático para compreender o crime e a justiça em contextos socio-economicos diversificados P10 - liberdade para escolher; liberdade de não ter medo; liberdade para viver em dignidade - os conceitos básicos da segurança humana

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: P1, P2, P5, P5, P8, P9 OA2: P2, P3, P4, P6, P7 OA3: P1, P6, P7, P OA4 P3 OA5: P6 OA6: P6 OA7: P7, P8 OA8: P1, P2, P4, P7; P9; P10

Avaliação / Assessment


Os objetivos da unidade curricular são cumpridos através dos seguintes método de avaliação: Avaliação longo do semestre: ME1 - Assiduidade aulas teórico-práticas (10%) ME2-participação em aula, leitura de bibliografia e pesquisa individual (10%) ME3 - Dois testes escritos em sala de aula - 40% cada - em data a decidir no início do semestre Avaliação por Exame Final: realização de um exame escrito nas épocas calendarizadas (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante o semestre os estudantes são incentivados de várias formas a demonstrar as competências adquiridas, seguindo o sistema de avaliação proposto: discussão dos textos propostos para cada sessão com uma orientação focada para temáticas e autores que promovem a abordagem multidisciplinar. Seguindo a abordagem holística característica da Antropologia, esta UC estimula a compreensão de fenómenos considerados numa perspectiva de conjunto, oferecendo assim coerência à metodologia de ensino e ao modelo pedagógico

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7, OA8O OA9, ME2: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7, OA8O OA9, ME3: OA5, OA6, OA9, ME4: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7, OA8, OA9, OA10

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Merry, Sally E. 2008. Gender Violence: A Cultural Perspective. Oxford: Wiley-Blackwell. Kaldor, Mary. 2007. Human Security: Reflections on Globalization and Intervention. London: Polity. Jewkes, Yvonne. 2004. Media and Crime. London and New York: Sage. Frois, Catarina. 2017. Female Imprisonment. An Ethnography of Everyday Life in Confinement. London and New York: Palgrave Macmillan. Foucault, Michel. 1995. Discipline and Punish. The Birth of Prison. London: Penguin, trans. Alan Sheridan. Comaroff, Jean and John Comaroff. 2016. The Truth about Crime. Sovereignty, Knowledge, Social Order. Chicago: Chicago University Press. Castel, Robert. 2003. L'Insécurité sociale. Qu'est-ce qu'être protégé? Paris: Seuil. Buzan, Barry, Ole Wæver and Jaap de Wilde. 1998. Security: A New Framework for Analysis. London: Lynne Rienner Publishers Arendt, Hannah. 1963. Eichman in Jerusalem. A Report on the Banality of Evil. New York: Viking Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


18. Fassin, Didier et al. 2013. Juger, Réprimer, Accompagner. Essai sur la Morale de L?État. Paris: Seuil. 17. Eriksen, Thomas Hylland, Ellen Bal and Oscar Salemink, eds. 2010. A World of Insecurity. Anthropological Perspectives on Human Security. London and New York: Pluto Press. 16. United Nations Trust Fund for Human Security - http://www.un.org/humansecurity/ 15. Wacquant, Löic. 2000. Prisons of Poverty. Minneapolis e Londres: University of Minnesota Press. 14. Sykes, G. 1958. The Society of Captives. A Study of a Maximum Security Prison. Princeton: Princeton University Press. 13. Scheper-Hughes, Nancy. 1989. Death Without Weeping. The Violence of Everyday Life in Brazil. Berkeley: University of California Press 12. Webster, W., To?pfer, E., Klauser, F.and Raab, C. (eds) Video Surveillance Prac- tices and Policies in Europe. Amsterdam: IOS Press. 11. Parnell, Philip and Stephanie Kane, eds. 2003. Crime?s Power. Anthropologists and the Ethnography of Crime. New York: Palgrave 10. Maguire, Mark, Catarina Frois and Nils Zurawski, eds. 2014. The Anthropology of Security. Perspectives from the Frontline of Policing, Counter-terrorism and Border Control. London: Pluto Press. 9. Machado, H. and Prainsack, B. 2012. Tracing Technologies: Prisoners? Views in the Era of CSI. Farnham, UK: Ashgate. 8. Kaldor, Mary and Joseph E. Stiglitz, eds. 2013. The Quest for Security: Protection Without Protectionism and the Challenge for Global Governance. New York: Columbia University Press. 7. Holbraad, Martin and Morten Axel Pedersen, eds. 2013. Times of Security: Ethnographies of Fear, Protest, and the Future. New York: Routledge. 6. Frois, Catarina. 2013. Peripheral Vision. Politics, Technology and Surveillance. London and New York: Berghahn 5. Drake, Deborah, Rod Earle and Jennifer Sloan, eds. 2015. Palgrave Handbook of Prison Ethnography. London and New York: Palgrave Macmillan. 4. Caplan, J. and Torpey, J. (eds) (2001) Documenting Individual Identity: The Development of State Practices in the Modern World. Princeton: Princeton University Press. Cole, S. (2001) Suspect Identities: A History of Fingerprinting and Criminal Identification. Cambridge, MA: Harvard University Press. 3. Breckenridge, K. (2014) Biometric State.The Global Politics of Identification and Surveillance in South Africa, 1850 to the Present. Cambridge: Cambridge University Press. 2. Bosworth, Mary and Flavin, J., eds. 2007. Gender, Race and Punishment: From Colonialism to the War on Terror. New Brunswick: Rutgers University Press 1. Aas, Katja Franko and Mary Bosworth, eds. 2013. The Borders of Punishment: Migration, Citizenship, and Social Exclusion. Oxford: Oxford University Press

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-16