Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
A UC "Debates em Economia e Políticas Públicas" foi concebida para reforçar a ligação entre a teoria e a prática das políticas públicas. O objetivo fundamental é o de transmitir aos alunos o testemunho de policy-makers e especialistas em áreas diferenciadas das políticas públicas, enriquecendo assim articulação teórico-prática do Curso e, paralelamente, permitir aos alunos identificar problemas de investigação socialmente pertinentes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Compreender os objetivos de diferentes medidas de política pública. Identificar os sucessos e as insuficiências de medidas de política pública recentes.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Política económica europeia 2. Política de coesão europeia 3. Política industrial 4. Política de ciência e tecnologia 5. Política territorial 6. Política de emprego 7. Política social 8. Política para a sustentabilidade ambiental
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos do programa visam dar a conhecer aos alunos experiências diversificadas de programação, implementação e avaliação de casos específicos de políticas públicas, o que deverá contribuir para que os estes reflitam criticamente sobre as diferentes medidas de política pública e para que identifiquem problemas sem resposta adequada e que configurem bons pontos de partida para investigação futura.
Avaliação / Assessment
- Cada aluno deve redigir um relatório-resumo (1.500 palavras) e um ensaio (2.500 palavras) sobre temáticas abordadas em sessões da UC. - O tema do relatório e o tema do ensaio não podem ser coincidentes. - A presença nas aulas é obrigatória. Para realizarem com sucesso a UC os alunos deverão assistir a, no mínimo, 8 aulas. - Na nota final, o relatório terá um peso de 40% e o ensaio será ponderado em 60%. - Não está prevista a avaliação por exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As sessões da UC funcionarão tendo por base a intervenção de um conferencista convidado, após o que se seguirá um período de discussão em registo seminarial. Fora da sala de aula os alunos deverão complementar a sua aprendizagem com recurso a bibliografia especializada, sob acompanhamento tutorial do docente responsável pela UC. Será particularmente incentivada a pesquisa bibliográfica e a reflexão crítica sobre a eficiência das várias políticas públicas abordadas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência é assegurada pelo facto de a UC se basear num conjunto de seminários onde os estudantes entram em contacto com diferentes medidas de política pública e no facto de terem de preparar um relatório-resumo e o ensaio onde reflectem criticamente sobre as medidas de política pública apresentadas.
Observações / Observations
N.a.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Zeitlin, J. and Vanhercke, B. (2018) 'Socializing the European Semester: EU social and economic policy co-ordination in crisis and beyond', Journal of European Public Policy, 25(2): 149-174. Kluve, J. (2010) 'The effectiveness of European active labor market programs', Labor Economics, 17(6): 904-918 Kaufmann, A. and Wagner, P. (2005) 'EU regional policy and the stimulation of innovation', European Planning Studies, 13(4): 581-599 Daly, M. (2012) 'Paradigms in EU Social Policy: A Critical Account of Europe 2020', Transfer, 18(3): 273-284. Considerando a natureza da unidade curricular que se baseia em seminários com conferencistas convidados, a lista de referencias bibliográficas não é rígida. Anualmente, com base nas políticas públicas concretas abordadas nos seminários, será fornecida bibliografia aos alunos. Em baixo refere-se alguma bibliografia que serve de exemplo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Vandenbroucke, F. and Vleminckx (2011) 'Disappointing poverty trends: is the social investment state to blame?', Journal of European Social Policy, 21(5): 450-471. Ferrão, J. (2011) O Ordenamento do Território como Política Pública, FCG, Lisboa. Eichhorst, W. and Rinne, U. (2018) 'Promoting youth employment in Europe: Evidence-based policy lessons. In: Malo, M. and Mínguez, A. (eds) European Youth Labour Markets: Problems and Policies, Springer, pp. 189-204 Bacaria, J., Borràs, S. and Fernandez-Ribas. A. (2002) 'Public action and innovation-support institutions in New Technological Agglomerations', European Urban and Regional Studies, 9(4): 283-296
Data da última atualização / Last Update Date
2024-06-11