Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03341
Acrónimo :
03341
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta é uma unidade curricular de natureza metodológica e visa uma aproximação dos estudantes ao processo de investigação científica através da sensibilização sobre temas relevantes da actualidade relacionados com a economia e políticas públicas e das fontes de informação disponíveis para a realização de pesquisas científicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar temas económicos da actualidade e potenciais problemáticas de investigação no domínio da economia e políticas públicas 2. Compreender as especificidades da investigação em economia e políticas públicas 3. Selecionar referências bibliográficas relevantes e principais revistas científicas da especialidade 4. Analisar criticamente um artigo científico 5. Compreender a natureza específica de um artigo científico 6. Distinguir as fontes de informação estatística em função da temática em estudo 7. Compreender as principais diferenças entre as abordagens quantitativas e as abordagens qualitativas 8. Formular um projecto de investigação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Composição de um artigo científico 2. Pesquisa e exploração de artigos científicos no domínio da economia e políticas públicas 3. Pesquisa e exploração de outras fontes bibliográficas relacionadas com a economia e políticas públicas 4. Exploração de bases de dados nacionais e europeias 5. Metodologias de investigação científica: abordagens quantitativas e abordagens qualitativas 6. Desenho de pesquisa e construção de um projecto de investigação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


P1 - OA4 e OA5 P2 - OA1 e OA2 P3 - OA1 e OA2 P4 - OA6 P5 - OA7 P6 - OA8

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: Teste (50%) Trabalho (grupo ou individual) e Apresentação: 50% Nota mínima de 8 valores no Teste e no Trabalho Aprovação pressupõe uma média igual ou superior a 9,5 valores Avaliação por Exame: Exame (1ª época) ou Exame (2ª época): 100% Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas expositivas para compreender a natureza da investigação em economia e políticas públicas, artigos científicos, revistas e fontes de dados 2. Aulas participativas com o objetivo de explorar tópicos de investigação, análise de artigos científicos e exercícios para a concepção de tópicos específicos de investigação 3. Aulas activas para a concepção de uma proposta de investigação 4. Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A introdução à investigação científica e as especificidades da investigação na economia e políticas públicas representam a particularidade mais relevante desta unidade curricular. Provou ser uma unidade útil para estudantes provenientes do primeiro ciclo do ensino superior, bem como para profissionais que têm pouco ou nenhum contacto com o meio académico. Os métodos de ensino assentam num processo interactivo constante entre professor e alunos. Tendo isto em conta, os métodos de ensino sobrepõem-se durante as aulas. Para além das aulas expositivas que visam todos os resultados de aprendizagem, as aulas participativas utilizam exemplos práticos para apoiar os estudantes a alcançar o OA1 e o OA2. Uma mistura de aulas expositivas e participativas deverá alcançar o OA3 através da leitura e análise de diferentes componentes de um artigo científico. Para tal, os alunos devem empenhar-se no trabalho autónomo para estarem preparados para a discussão em sala de aula. Os OA5 e OA6 envolvem aulas expositivas que tentam esclarecer opções metodológicas para conceber uma proposta de investigação. Os OA6 e OA7, que visam a distinção das fontes de dados, impõem a exposição detalhada dos principais dados qualitativos e quantitativos sobre temas de economia e políticas públicas. Tenta sensibilizar os estudantes para as dificuldades de tempo, recursos e disponibilidade decorrentes de exercícios dedicados à recolha de dados. O OA8 envolve o auto-estudo, incluindo o programa do curso e todos os resultados de aprendizagem. Os estudantes devem ser capazes de conceber um projecto de investigação.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Day, R. A. and Gastel, B. (2006) "How to Write and Publish a Scientific Paper", Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition. - Mukhopadhyay, S. and Gupta, R. K. (2014) "Survey of Qualitative Research Methodology in Strategy Research and Implication for Indian Researchers", Vision 18 (2): 109-123. - Onwuegbuzie, A. J. and Leech, N. L.(2005) "On Becoming a Pragmatic Researcher: The Importance of Combining Quantitative and Qualitative Research Methodologies", International Journal of Social Research Methodology, 8 (5): 375-387. - Punch, K. F. (2006) "Developing Effective Research Proposals", London, Sage, 2nd Edition. - Quivy, R. and Campenhoudt, L. V. (2005) "Manual de Investigação nas Ciências Sociais", Lisboa, Gradiva. - White, L. (2005) "Writes of Passage: Writing an Empirical Journal Article", Journal of Marriage and Family, 67 (4): 791-798.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bases de Dados de Fontes Bibliográficas: Scopus, Web of Science, Google Scholar, Science Direct, Scielo, B-on e RCAAP. Outras Bases de Dados: Pordata, Bpstat, INE, LABREF, ILO, Banco Central Europeu, Eurostat, AMECO, OCDE, FMI, Banco Mundial, Fred St. Louis, BIS, Penn World Table, UNCTAD, The Global Economy, Observatório do Emprego Jovem, Observatório das Migrações., Observatório das Desigualdades, Observatório sobre Crises e Alternativas, DGERT, GEE e GEP.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16