Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03347
Acrónimo :
03347
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


- Capacidade de leitura em Inglês; - Frequência das UCs onde é lecionada matéria relevante para esta UC (ver secção "Observações").

Objetivos Gerais / Objectives


Os alunos aprenderão a modelar processos de vários tipos (negócio, tecnológicos, etc.) com uma linguagem padrão, o BPMN. Avaliarão cenários alternativos com técnicas de simulação de processos e experimentarão a reconstrução de modelos (mineração de processos) a partir de eventos guardados durante a execução de um processo. Neste contexto serão exploradas aproximações centradas em objetos e ensaida a utilização de LLMs. Os alunos ficarão ao par da crescente utilização dos modelos de processo como ponto de partida para a geração de aplicações informáticas, usando abordagens "low-code". Em particular, será experimentado o desenho e configuração de formulários ligados a tarefas de utilizador ou eventos de início como blocos de construção para implementação aplicacional. Em suma, para além de sintetizarem e analisarem modelos de processo, os alunos deverão usar ambientes de modelação de processos cooperativos para documentar, validar, simular, reconstruir e implementar modelos de processos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Obter uma visão geral dos domínios de aplicação da modelação de processos e das linguagens usadas para o fazer atualmente e num futuro próximo. OA2. Ser capaz de sintetizar modelos de processo a partir de uma especificação de requisitos em língua natural. OA3. Compreender e adquirir espírito crítico relativamente a modelos de processo complexos pré-existentes, sendo capaz de identificar boas e más práticas de modelação. OA4. Ser capaz de identificar os requisitos para um ambiente interativo de modelação de processos. OA5. Compreender como um modelo pode ser usado para simular e/ou compreender a execução de um processo. OA6. Ser capaz de recuperar um modelo de processo a partir de eventos de execução do mesmo e compreender as limitações desta mineração. OA7. Perceber o papel dos modelos de processo no paradigma de desenvolvimento "low-code".

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1[Introdução e Motivação] O papel da modelação de processos.Comparação das linguagens de modelação de processos CP2[Síntese de modelos com BPMN] Sintaxe e semântica dos construtos de modelação em BPMN CP3[Qualidade dos modelos] Catálogo de padrões de fluxos de trabalho, condensando boas práticas na modelação de processos. Deteção de defeitos CP4[Ambientes de modelação] Panorama sobre as ferramentas de modelação existentes, modelação cooperativa e formatos de interoperabilidade CP5[Simulação de processos] Prática de simulação de processos para avaliação de cenários alternativos CP6[Mineração de processos] Engenharia inversa de modelos de processo, a partir de eventos gerados durante a sua execução, com utilização de aproximações centradas em objetos e o apoio de LLMs. CP7[Desenvolvimento "low-code"] Plataformas de desenvolvimento "low-code" baseadas em modelos de processo CP8[Gestão das decisões] Norma DMN (Decision Model and Notation) para a gestão de decisões.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O alinhamento dos conteúdos programáticos (CPs) com os objetivos de aprendizagem (OAs) é este: CP1 e CP8 alinham com OA1 CP2 alinha com OA2 CP3 alinha com OA3 CP4 alinha com OA4 CP5 alinha com OA5 CP6 alinha com OA6 CP7 alinha com OA7

Avaliação / Assessment


De acordo com o Regulamento do ISCTE-IUL n.º 436/2014, contemplam-se 2 modalidades: i) Avaliação periódica - trabalho de grupo com 2 entregas (sensivelmente a meio e final do semestre) e peso de 40% (grupo de 3 alunos) ou 50% (grupo de 2 alunos). Os restantes 60% ou 50% da classificação final serão obtidos através a um teste final individual a realizar na 1ª época de exames. Dever ser obtida uma classificação mínima de 9/20 em cada uma das componentes (trabalho de grupo e teste individual). ii) Exame final com peso de 100% - Esta modalidade pode ser escolhida na 1ª Época por quem não realizou a avaliação periódica e é a única disponível na 2ª Época e na época Especial.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nas aulas teóricas serão usados slides, assim como serão apresentados exemplos práticos da aplicação da teoria. Nas aulas teórico-práticas será realizado de forma continuada e acompanhada o trabalho final, consolidando os conceitos introduzidos nas aulas teóricas e aprofundando o tópico escolhido para o trabalho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


(OA1) Este objetivo será essencialmente atingido através de uma abordagem expositiva por slides nas aulas teóricas, reforçada com a consulta de páginas ilustrativas na web. (OA2) Este objetivo será atingido de forma combinada através de 3 meios: (i) apresentação de conceitos e exemplos nas aulas teóricas, (ii) construção faseada de vários modelos nas aulas práticas e (iii) trabalho de grupo que envolverá a síntese de um exemplo mais elaborado. (OA3) Nas aulas teóricas serão introduzidos vários casos de estudo com alguma complexidade, bem como identificados exemplos de boas e más práticas de modelação. Nas aulas práticas irá promover-se uma avaliação crítica de novos casos, estimulando a deteção de boas e más práticas, isto é, sedimentando um espírito crítico na modelação, que se espera os alunos sejam capazes de aplicar de forma autónoma no seu trabalho de grupo. (OA4) Nas aulas teóricas serão elencados os requisitos para um ambiente interativo de modelação de processos. Nas aulas práticas serão realizados exercícios de comparação entre pares de ambientes de modelação. (OA5) Nas aulas teóricas serão revistas as distribuições estatísticas mais usadas na simulação. Nas aulas práticas serão realizados exercícios concretos de simulação, com cenários alternativos. (OA6) Os conceitos básicos da mineração de processos serão introduzidos em aula teórica, mas a sua apreensão será conseguida essencialmente através de experimentação direta ("mãos na massa") com uma ferramenta dedicada. (OA7) Os conceitos básicos sobre o paradigma de desenvolvimento "low-code" serão introduzidos em aula teórica, após o que serão comparadas várias ferramentas "low-code" através de demonstrações e experiência prática de utilização de pelo menos uma delas nas aulas práticas.

Observações / Observations


UCs anteriores onde é lecionada matéria relevante para esta UC: - Fundamentos de Governação das TI; - Conceção de Sistemas de Controlo de Gestão. UCs que irão utilizar a matéria lecionada nesta UC: - Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação; - Projeto / Dissertação (por hipótese)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Freund, J. and Rücker, B., Real-life BPMN: Using BPMN 2.0 to analyze, improve, and automate processes in your company (4th edition), 2019, Camunda, Volker Stiehl, Process-Driven Applications with BPMN. Springer., 2016, Springer, Russell, Nick, Wil van der Aalst, and Arthur Hofstede, Workflow patterns: the definitive guide. MIT Press., 2016, MIT Press, White, S. A., & Bock, C., BPMN 2.0 Handbook Second Edition: Methods, Concepts, Case Studies and Standards in Business Process Management Notation, 2011, Future Strategies Inc.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Laliwala, Z. and Mansuri, I., Activiti 5. x Business Process Management Beginner's Guide, 2014, Packt Publishing Ltd., Tijs Rademakers, Activiti in Action - Executable Business Processes in BPMN 2.0, 2012, Manning Publications Co., Nelson, M., & Williams, T., Oracle BPM Suite 11g: Advanced BPMN Topics: Master Advanced BPMN for Oracle BPM Suite Including Inter-process Communication, Handling Arrays, and Exception Management, 2012, Packt Publishing Ltd., Silver, Bruce, BPMN method and style, 2nd edition, with BPMN Implementer?s Guide, 2011, Cody-Cassidy Press,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16