Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03351
Acrónimo :
03351
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
16.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
132.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Aumentar os conhecimentos metodológicos dos estudantes, familiarizando-os com métodos e técnicas de pesquisa empírica,incluindo métodos e técnicas ?clássicas?, bem como abordagens mais recentes,mais adaptadas às mudanças aceleradas dos objectos de estudo. Apoiar o desenho dos projectos de investigação,na sua componente empírica,através de um melhor conhecimento de métodos e técnicas,da sua combinação e validação. Equipar os estudantes com conhecimentos sobre os contextos que condicionam e constrangem o uso de métodos e técnicas de pesquisa e criar uma consciência sobre os potenciais e riscos das diferentes abordagens metodológicas. Dotar os estudantes com meios para analisar os contextos políticos, culturais,económicos, societais,logísticos,etc. que possam facilitar ou dificultar a sua pesquisa,permitindo desta forma adaptar melhor aos contextos a combinação escolhida dos métodos e das técnicas melhor a estes. Familiarizar os estudantes com os problemas na prática do trabalho de campo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Dominar os métodos e técnicas de pesquisa empírica que possam ser aplicadas em contextos africanos. Aprofundar conhecimentos das caixas de ferramentas de diferentes disciplinas científicas disponíveis,bem como das combinações válidas de ferramentas para o trabalho de campo. Melhorar a capacidade de escolher,combinar e adaptar os métodos e as técnicas tanto aos tópicos de investigação individual,como aos contextos de mudança acelerada. Ter capacidades abrangentes e aprofundadas de reduzir os riscos inerentes à pesquisa empírica em contextos africanos através de reflexão contínua sobre as ferramentas aplicadas e validação in situ dos resultados obtidos. Aumentar e aprofundar o conhecimento das técnicas de registo e documentação em contextos específicos na pesquisa empírica. ?Aprofundar capacidades de transformar os dados e informações recolhidos em conhecimentos heuristicamente validados. ?Desenhar, organizar e realizar pesquisas empíricas em contextos muitas vezes fluídos e adversos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


M 1 Pesquisa empírica como processo de comunicação A produção de dados em África Tipos de conhecimento em sociedades africanas Identificação de informantes e amostragem M 2 Análise de contextos Contextos fluídos e adversos Sociedades traumatizadas Sistemas autoritários e controlo Características culturais Tabus, medos, desconfiança, dissimulações M 3 Caixas de ferramentas Entrevistas individuais Entrevistas em grupo Tipos de observação M 4 Métodos participativos Métodos rápidos Oficinas e semelhantes Grupos focados M 5 Inquéritos Novas tecnologias M 6 Análises de paisagens organizacionais Análises de organizações Análise de fotos, vídeos,mapas e outros documentos M 7 Do plano de análise ao plano de pesquisa Limitações e riscos de planeamento Registo e documentação Triangulação/Validação de dados M 8 Organização da pesquisa Estabelecimento de base Recrutamento de pessoal auxiliar Questões logísticas Riscos e causas potenciais de fracasso Reificação de resultados Ficção científica

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos do programa estão em sintonia com os objectivos gerais e com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. O domínio da matéria dada, no seu conjunto, permite aos doutorandos antecipar e minimizar os riscos inerentes da sua pesquisa empírica. Permite-lhes desenhar os seus projectos de investigação e adaptá-los aos contextos específicos em que serão realizados

Avaliação / Assessment


Elaboração de um ensaio sobre a dimensão de pesquisa empírica específica para o projecto de investigação com a justificação da escolha de métodos e técnicas que inclui um plano de pesquisa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas seriam ministradas de forma participativa, com uma componente expositiva do docente, e um debate contínuo que estimula a troca de ideias entre os estudantes e que, deste modo, permite a aprendizagem em grupo entre os participantes com biografias e experiências muito diversificadas. Desta forma visa apoiar a formulação da metodologia e o seu teste nos projectos individuais de investigação na sua componente de pesquisa empírica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A combinação entre uma componente expositiva do docente e o debate participativo permite, por um lado, a aquisição de novos conhecimentos pelos estudantes, bem como a sistematização dos seus conhecimentos já existentes. Permite aos estudantes conhecer os diferentes métodos e técnicas e adoptar a abordagem mais adequada. O debate contínuo facilita a discussão dos projectos individuais de investigação e a sua reflexão crítica. Deste modo providencia os estudantes com a oportunidade de desenvolver, questionar, adaptar e refinar os seus projectos de investigação na dimensão metodológica e pesquisa empírica. Este processo, certos casos, pode levar a um ?reframing? do projecto de investigação original proposto, especialmente quando a projectada realização da pesquisa empírica potencialmente encontra dificuldades inultrapassáveis. O modo participativo permite, igualmente, uma aprendizagem horizontal. Este processo é de grande importância, dado os conhecimentos científicos e empíricos dos doutorandos que, como grupo, já dispõem de bastante experiencia de diferentes sociedades africanas. Muitos, também, já dispõem de experiencia de trabalho de campo, seja académica ou aplicada. Esta abordagem participativa estimula, igualmente, a auto-organização em grupo das turmas que se manifesta de formas variadas, e que é considerada uma mais-valia notável por todos, dado que permite um contacto continuo e duradoiro entre pares no decorrer e depois do curso.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dubois, J.-L., & Blaizeau, D. (1989). Connaître les conditions de vie des ménages dans les pays en développement. Paris: Ministère de la coopér Devereux, S. and J. Hoddinott (eds). 1992. Fieldwork in Developing Countries. Hemel Hempstead: Harvester Wheatsheaf. Davidson, J. (2010). Cultivating Knowledge: Development, Dissemblance, and Discursive Contradictions among the Diola of Guinea-Bissau. American Ethnologist, 37 (2), 212?226. Creswell, J. W., & Plano Clark, V. L. (2017). Designing and conducting mixed methods research. Retrieved from https://nls.ldls.org.uk/welcome.html?ark:/81055/vdc_100048438921.0x000001 Burgess, R. G. (2015). Field research: a sourcebook and field manual. Abingdon: Routledge. Bryceson, Deborah Fahy, 2012, "Discovery and denial: social science theory and interdisciplinarity in African Studies", African Affairs, 111(443): 281-302 Bryant, A., & Charmaz, K. (2010). The Sage Handbook of Grounded Theory: Paperback Edition. Los Angeles, Calif.: Sage Publications Ltd.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16