Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Telecomunicações
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Obrigatoriedade de cada estudante possuir aprovação prévia no mínimo de seis ECTS na UC de redes de computadores, bem como o mínimo de seis ECTS na UC de sistemas operativos. O conhecimento de programação numa linguagem de programação (e.g. Python) é aconselhado.
Objetivos Gerais / Objectives
Adquirir novos conhecimentos, teóricos e práticos, do paradigma SDN aplicado a diversos cenários relevantes com infraestruturas de rede para telecomunicações
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1- Compreender porquê e como é que o Software Defined Networking (SDN) (aka, Redes Definidas por Software (RDS)) apareceu OA2- Aprender quando e como integrar as tecnologias associadas ao SDN numa infraestrutura de rede para telecomunicações OA3- Distinguir as diversas partes de um sistema SDN, incluindo as várias tecnologias que podem ser usadas nesse sistema OA4- Identificar como implementar e avaliar soluções SDN em diversos cenários OA5- Saber como escolher a camada protocolar OSI mais conveniente (e.g. L2, L3, L4, Aplicação) para implementar cada tecnologia associada ao SDN.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Ministrar conhecimento base, detalhes essenciais sobre componentes técnicos, e as funcionalidades mais relevantes oferecidas pelas soluções SDN. CP2- Fornecer informação útil sobre os diversos melhoramentos efetuados em sucessivas versões do SDN e novos modelos tecnológicos que foram importantes no contexto do SDN ao longo dos últimos anos. CP3- Discutir diversos cenários de telecomunicações, onde a utilização do SDN pode melhorar o desempenho da infraestrutura de rede. CP4- Aprender como simular e testar sistemas SDN (incluindo aplicações que usam APIs especificas do SDN), controlando diversas topologias de rede. CP5- Visualizar alguns desenvolvimentos futuros, por exemplo Multi-Access Edge Computing (aka, Mobile Edge Computing), onde os diversos serviços SDN podem ser usados numa forma orquestrada e escalável para maximizar a utilização dos recursos disponíveis numa infraestrutura de rede para telecomunicações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC é realizada da seguinte forma: OA1: CP1+CP2 OA2: CP2+CP3+CP4 OA3: CP3+CP4 OA4: CP3+CP5 OA5: CP3+CP4 Todos os cinco objetivos de aprendizagem da UC são assim satisfeitos através de vários conteúdos programáticos oferecidos ao longo do semestre, conforme a seguir se justifica. Compreender a origem do SDN, sua evolução e vantagens do seu uso. Aprender como integrar as tecnologias do SDN numa infraestrutura de rede para telecomunicações. Distinguir as diversas partes de um sistema SDN, incluindo as várias tecnologias que podem ser usadas nesse sistema: são discutidos cenários onde o SDN é vantajoso; testar SDN. Identificar como implementar e avaliar soluções SDN em diversos cenários, e.g. Multi-Access Edge Computing. Escolher a camada OSI mais conveniente para implementar cada tecnologia associada ao SDN: cenários onde o SDN traz vantagens; avaliar os benefícios do SDN.
Avaliação / Assessment
Esta UC segue a modalidade de avaliação ao longo do semestre. Esta avaliação é formada por dois instrumentos. O primeiro instrumento são nove mini-testes online e individuais realizados no final de cada aula TP associada, com nota mínima de 7 valores (em 20) para a sua média, e com um peso de 20% na avaliação final. O segundo e último instrumento consiste na avaliação escrita individual por dois testes, um teste a meio do semestre e o outro no final do semestre. A avaliação associada aos dois testes tem uma nota mínima de 7 valores para a sua média e esta entra na avaliação final do aluno com um peso de 80%. Desta forma, cada teste tem um peso de 40% (20% na parte teórica e 20% na parte prática) na avaliação final. Devido ao tipo de avaliação ao longo do semestre, a presença nas aulas é fortemente recomendada. Para os alunos que não conseguirem aprovação na UC através da modalidade de avaliação ao longo do semestre, a UC oferece uma alternativa de avaliação por exame escrito individual com um peso de 100% na avaliação final: 1ª época, 2ª época e época especial.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas (TP); aulas práticas laboratoriais (PL)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem definidos para a UC é realizado da seguinte forma: OA1-OA5 - Aulas do tipo teórico-prática (TP); OA1-OA5 - Aulas de prática laboratorial (PL); OA1-OA5 – nove mini-testes individuais ao longo do semestre; dois testes escritos individuais: o primeiro teste a meio do semestre e o segundo no final do semestre; cada teste escrito tem duas partes: teórica e prática. Alternativamente, existe o exame individual escrito. Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas do tipo teórico-prática (TP) permitem abranger todos os objetivos de aprendizagem. Adicionalmente, as aulas de prática-laboratorial (PL) permitem a experimentação prática e a aplicação dos conhecimentos anteriormente ministrados em aulas TP, o que também implica trabalho autónomo por parte do estudante. Todos os objetivos de aprendizagem da UC serão avaliados ao longo do semestre.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23