Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos de marketing - estratégia e marketing mix.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de perceber o âmbito do marketing digital e de social media e sejam capazes de articular a estratégia de marketing digital com a estratégia da empresa. Os fundamentos teóricos são apresentados recorrendo a múltiplos case-studies vindos de diversos sectores e geografias para que a vertente prática esteja sempre presente ao longo do curso.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o estudante deverá: OA1 - Compreender o âmbito do Marketing digital e de social media OA2 - Compreender como coordenar estratégia empresarial com marketing digital OA3 - Compreender a diversidade de ferramentas de Marketing Digital e de Social Media e saber usá-las com criatividade OA4 - Incentivar a discussão e aprendizagem de temas relacionados a negócios sustentáveis.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Introdução ao Marketing Digital CP2 - Estratégias de Marketing Digital CP3 - Ferramentas de Marketing Digital CP4 - Engagement do Consumidor Online CP5 - E-Commerce e a Presença Digital Online CP6 ? Comunicação e Canais Digitais CP7 ? Social Media Marketing CP8 ? Novas Tendências do Marketing Digital e Social Media
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA2 - CP1, CP2 OA3 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA4 - CP8
Avaliação / Assessment
O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. 5. Será introduzido uma colaboração com escola internacional em COIL | Avaliação periódica: Participação e presenca nas aulas (10%);Trabalhos (50%);Teste final (40%).Nota mínima em cada componente é de 9,5 val. Assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80% (com menos será excluído da avaliação contínua). Os alunos que não tiverem assiduidade mínima na avaliação contínua terão um exame com uma ponderação de 100% da nota. A reprovação na avaliação de época regular ou pretendam uma melhoria de nota possuem época de exame (de recurso), tendo o exame uma ponderação de 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos Todos. 3. Activas, com realização de projecto de empresa Todos. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F, Digital Marketing, 8th Edition, Pearson, 2022.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Rogers, D. L. (2014). The network is your customer: five strategies to thrive in a digital age. Yale University Press. Clarke C., and Preace, A. (2022). Digital Marketing for Business 2022. eBook Kindle.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30