Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03364
Acrónimo :
03364
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de perceber o âmbito do marketing digital e de social media e sejam capazes de articular a estratégia de marketing digital com a estratégia da empresa. Os fundamentos teóricos são apresentados recorrendo a múltiplos case-studies vindos de diversos sectores e geografias para que a vertente prática esteja sempre presente ao longo do curso.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o estudante deverá: OA1 - Compreender o âmbito do Marketing digital e de social media OA2 - Compreender como coordenar estratégia empresarial com marketing digital OA3 - Compreender a diversidade de ferramentas de Marketing Digital e de Social Media e saber usá-las com criatividade OA4 - Incentivar a discussão e aprendizagem de temas relacionados a negócios sustentáveis.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Introdução ao Marketing Digital CP2 - Estratégias de Marketing Digital CP3 - Ferramentas de Marketing Digital CP4 - Engagement do Consumidor Online CP5 - E-Commerce e a Presença Digital Online CP6 ? Comunicação e Canais Digitais CP7 ? Social Media Marketing CP8 ? Novas Tendências do Marketing Digital e Social Media

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA2 - CP1, CP2 OA3 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA4 - CP8

Avaliação / Assessment


O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. 5. Será introduzido uma colaboração com escola internacional em COIL | Avaliação periódica: Participação nas aulas (10%);Trabalhos (40%);Teste final (50%).Nota mínima em cada componente é de 9,5 val. Assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80% (com menos será excluído da avaliação contínua). Os alunos que não tiverem assiduidade mínima na avaliação contínua terão um exame com uma ponderação de 100% da nota. A reprovação na avaliação de época regular ou pretendam uma melhoria de nota possuem época de exame (de recurso), tendo o exame uma ponderação de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos Todos. 3. Activas, com realização de projecto de empresa Todos. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F, Digital Marketing, 8th Edition, Pearson, 2022.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Rogers, D. L. (2014). The network is your customer: five strategies to thrive in a digital age. Yale University Press. Clarke C., and Preace, A. (2022). Digital Marketing for Business 2022. eBook Kindle.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16