Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular tem dois objetivos principais: 1) Fornecer e/ou coordenar o apoio tutorial por parte de um docente especializado no tema da dissertação. 2) Facultar aos doutorandos a possibilidade de discutir coletivamente o trabalho que estão a realizar. A UC procura essencialmente consolidar e aprofundar conhecimentos e competências de investigação adquiridos em UCs anteriores.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A unidade curricular apresenta os seguintes objetivos de aprendizagem: 1.Desenvolver conhecimentos e competências para a elaboração de uma tese na área de Economia Política; 2.Desenvolver a capacidade de debater os quadros teóricos e as opções metodológicas envolvidos na Tese de Doutoramento; 3.Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação; 4.Desenvolver a capacidade de apresentação oral e argumentativa do trabalho de investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas dado que assenta no trabalho desenvolvido a nível individual pelos doutorandos. Todavia, prevê-se a apresentação/discussão dos seguintes tópicos, quer nas sessões tutoriais, quer nas sessões coletivas: 1. Sessões de discussão dos artigos teóricos de referência no domínio da tese. 2. Sessões de discussão de métodos de pesquisa que estejam a ser utilizados pelos doutorandos. 3. Sessões de apresentação do trabalho entretanto desenvolvido pelos doutorandos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos 1. e 2. visam desenvolver os objetivos de aprendizagem 1), 2) e 3). As referências teóricas que o estudante explora, assim como os métodos de investigação que usa no estudo empírico, são decididos pelo próprio estudante, com o apoio do seu orientador/a. O conteúdo programático 3. visa desenvolver o objetivo 4).
Avaliação / Assessment
Dada a natureza da UC, o processo de avaliação assume um carácter mais formal do que substancial. É composto por uma única componente: - Apresentação em aula por cada estudante do trabalho teórico entretanto realizado e das opções metodológicas realizadas (100%). A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem contempla: a) Sessões tutoriais com um ou mais docentes ou investigadores especializados na área de doutoramento de cada doutorando. b) Sessões de apresentação e discussão de métodos de pesquisa em economia política que estejam a ser utilizados pelos doutorandos. c) Sessões de apresentação e discussão do trabalho progressivamente desenvolvido pelos doutorandos, incluindo quadros teóricos e opções metodológicas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O método de ensino a) destina-se a desenvolver os objetivos 1) e 2). O método b) destina-se a desenvolver os objetivos 1), 2) e 3). O método c) destina-se a desenvolver o objetivo 1) e 4). As metodologias de ensino-aprendizagem visam fornecer um apoio e um acompanhamento sistemático da primeira fase do trabalho de elaboração da tese de doutoramento. O processo iterativo em que esta UC assenta obriga o aluno a questionar o seu trabalho e a identificar eventuais pontos fracos que devem ser corrigidos.
Observações / Observations
N.a.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
4. Swales, John, Feak, Christine B. (2004) Academic Writing for Graduate Students: Essential Tasks and Skills, Michigan, University of Michigan Press. 3. Creswell, John W. (2014) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, Fourth Edition, Los Angeles, SAGE Publications. 2. Bryman, Alan (2012) Social Research Methods, Londres, Oxford University Press. 1. Booth, Wayne C., Colomb, Gregory G., Williams, Joseph M., Bizup, Joseph (2016) The Craft of Research, Fourth Edition, Chicago e Londres, University of Chicago Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
N.a
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-10