Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03375
Acrónimo :
03375
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
133.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
78.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
78.0h/sem
Trabalho Autónomo :
3247.0
Horas de Trabalho Total :
3325.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Projeto de Investigação e Escrita Académica

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular (UC) pretende acompanhar os estudantes no desenvolvimento da sua tese em Economia Política

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Conceber e desenvolver uma investigação original que respeite exigências de qualidade e que atenda à responsabilidade social e ética do estudante enquanto cientista social, contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento em Economia Política e para a sua difusão; 2. Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação; 3. Desenvolver a capacidade de apresentação oral e argumentativa do trabalho de investigação designadamente, mas não exclusivamente, aos pares e à comunidade académica em geral através, por exemplo, da sua divulgação nacional ou internacional em conferências e publicações científicas.??

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A natureza da UC não permite definir um programa com conteúdos específicos dado que assenta no trabalho desenvolvido a nível individual pelos doutorandos e na coordenação do(s) orientadore(s). O desenvolvimento dos projetos de investigação apresentados pelos doutorandos será feito em articulação com outras unidades curriculares, designadamente o Projeto de Investigação e Escrita Académica, o Seminário de Investigação Transdisciplinar, o Seminário de Investigação e Leitura Acompanhada e os Seminários de Investigação. O curso tem por objetivo desenvolver as capacidades teóricas metodológicas e analíticas dos doutorandos no domínio da economia política internacional e nacional, que lhes permitam relacionar domínios geralmente analisados separadamente e criar conhecimento próprio relevante.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Apela-se a que cada estudante desenvolva com grande autonomia a sua tese. O processo de desenvolvimento da tese será orientado pelo docente(s) orientador(es). Os estudantes deverão apresentar os avanços realizados no âmbito dos seus projetos de investigação de doutoramento em modo de seminário na UC de seminário de investigação que decorre em simultâneo. Os estudantes são ainda incentivados a participar em encontros científicos (conferências, seminários, workshops, etc.) que permitam a apresentação e discussão dos avanços realizados no âmbito destes projetos e ao envolvimento e participação ativa no debate de ideias.

Avaliação / Assessment


O processo de ensino-aprendizagem contempla sessões tutoriais de acompanhamento da elaboração da tese com o(s) docente(s) orientador(es) e trabalho autónomo dos estudantes. Promove-se a participação dos estudantes em encontros científicos e outros fóruns de debate de ideias (conferências, seminários, workshops, escolas de verão, etc.) num ambiente académico crítico e plural.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem contempla sessões tutoriais de acompanhamento da elaboração da tese com o(s) docente(s) orientador(es) e trabalho autónomo dos estudantes. Promove-se a participação dos estudantes em encontros científicos e outros fóruns de debate de ideias (conferências, seminários, workshops, escolas de verão, etc.) num ambiente académico crítico e plural.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino propostas procuram responder às exigências de uma formação de 3º ciclo e procuram dotar os estudantes do adequado acompanhamento à realização da sua tese e à promoção de trabalhos de investigação próprios, com autonomia.

Observações / Observations


N.a

Bibliografia Principal / Main Bibliography


De acordo com o projecto de investigação de cada estudante / According to the research project of each student.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


De acordo com o projecto de investigação de cada estudante / According to the research project of each student.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16