Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03402
Acrónimo :
03402
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
36.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
39.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1011.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


nada a referir

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular permitirá aos alunos realizarem pesquisa em questões na área de Psicologia Social e Cultural. A unidade curricular também permitirá aos alunos desenvolverem uma compreensão crítica da literatura teórica e empírica que informa o seu projeto dissertação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Depois de realizar esta unidade curricular, os alunos serão capazes de: OA1. Formular uma pergunta de investigação OA 2. Conduzir uma revisão da literatura e apoiar-se em teorias e evidências na literatura para formular hipóteses testáveis OA 3. Desenvolver métodos e materiais adequados ao teste empírico de hipóteses OA 4. Analisar e interpretar resultados OA 5. Apresentar projetos de investigação de forma científica sob a forma de artigo científico ou poster OA 6. Identificar diferentes perspetivas sobre o processo de investigação LG7. Comunicar, com confiança, uma perspetiva crítica sobre a investigação científica e sobre a pesquisa própria desenvolvida

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os alunos serão informados sobre possíveis tópicos de pesquisa e respetivos orientadores no 1.º semestre do 1.º ano, e deverão submeter a sua escolha de tema (juntamente com os nomes dos supervisores) no início do 2.º semestre do 1.º ano. Deste modo, no início da UC os alunos já terão selecionado o tema de dissertação e identificado os respetivos orientadores. Durante esta unidade curricular, os estudantes irão: CP1. Formular uma pergunta de investigação CP2. Realizar uma pesquisa sistemática da literatura sobre a teoria relevante e evidências empíricas, documentando-a em forma escrita CP3. Formular hipóteses testáveis CP4. Desenhar um estudo para testar a hipótese CP5. Definir o desenho e os materiais do estudo CP6. Implementar o estudo CP7. Analisar e interpretar os resultados CP8. Estruturar o conteúdo da dissertação CP9. Escrever a dissertação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem específicos relacionam-se do seguinte modo com os conteúdos programáticos: OA1: CP1 OA 2: CP2, 3 OA 3: CP3, 4, 6 OA 4: CP7 OA 5: CP8, 9 OA 6: Todos OA7: Todos

Avaliação / Assessment


Avaliação: A dissertação escrita será avaliada por um Júri que verifica se esta reflete uma investigação empírica teoricamente sustentada e metodologicamente sólida com mérito científico Seminário de dissertação:nestes seminários os alunos apresentam o estado do projeto de dissertação ao longo das várias etapas do seu desenvolvimento e implementação, que incluem a discussão do plano de pesquisa, atividades realizadas e previstas, os problemas e soluções encontrados, e conhecimentos adquiridos

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Supervisão internacional: os alunos serão supervisionados por um orientador principal da universidade onde realizam o 2.º ano curricular, e por um segundo orientador (coorientador) de uma das instituições parceiras. Os orientadores acompanharão o aluno em todas as etapas do projeto de dissertação de mestrado. O orientador principal reunirá com o aluno presencialmente e regularmente, e o coorientador reunirá com o aluno através de videoconferência.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os temas da dissertação de mestrado devem ser do interesse intrínseco do aluno, dentro da área de especialização dos orientadores, e tendo em vista o estado-da-arte. Os alunos serão acompanhados durante todo o processo de dissertação através de metodologias de ensino diferentes, mas complementares, que visam estimular o processo de aprendizagem dos alunos, fornecendo feedback quando necessário, mas apoiando a sua autonomia sempre que possível. A supervisão individualizada permite essa dualidade de autonomia e orientação na execução da dissertação. Além disso, o seminário de dissertação garantirá que os alunos obtêm feedback externo e apoio para o projeto de pesquisa de um grupo mais alargado. A metodologia de ensino desta unidade curricular relaciona-se da seguinte maneira com os objetivos de aprendizagem: 1) Supervisão internacional: a equipa de orientação internacional apoiará o aluno ao nível do conteúdo da pesquisa. A equipa apoiará na identificação de literatura relevante, aconselhará o aluno sobre a organização do processo de pesquisa, dará um contributo para o desenho de um estudo exequível atendendo aos recursos disponíveis, e orientará ao nível da análise dos dados e da redação da tese (OA1 , 2, 3, 4 e 5). O orientador principal estará mais envolvido na implementação do projeto de dissertação; o coorientador poderá fornecer perspetivas alternativas sobre o projeto de pesquisa enriquecendo a perspetiva de investigação dos alunos (LG6). 2) Seminário de dissertação: proporcionará aos alunos a oportunidade de obter feedback externo num ambiente seguro e de estímulo ao pensamento crítico. Ao apresentar e defender o seu projeto de investigação (todos os OA), além de acompanhar os outros projetos de investigação, os alunos tornar-se-ão mais autónomos e confiantes nas suas competências de pesquisa (LG7).

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sternberg, R. J. (2000). Guide to publishing in psychology journals. Cambridge: Cambridge University Press. Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. New York: Cambridge University Press. American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association, 6th ed. Washington, DC: American Psychology Association.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16