Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass, uma vez que as aulas são lecionadas integralmente em inglês. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo desta UC é permitir aos/às alunos/as o desenvolvimento de investigação empírica no quadro das questões e problemáticas da Psicologia das Relações Interculturais. A condução de investigação empírica é crucial tanto para o desenvolvimento do conhecimento científico como para a análise de problemas contextuais mais específicos, como os resultados de uma intervenção. Por fim, esta UC, permitirá aos/às alunos/as o desenvolvimento de uma capacidade crítica relativamente à investigação teórica e empírica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A aluno/a que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar, independentemente, mas sob supervisão, uma questão de investigação cientificamente relevante da literatura existente OA2. Realizar uma revisão literária, e utilizar teorias e evidências para formular hipóteses testáveis OA3. Conceber métodos e materiais de forma sensível à cultura para testar hipóteses empiricamente OA4. Realizar uma estudo empírico e analisar os dados adequadamente OA5. Interpretar os resultados no contexto teórico OA6. Descrever os resultados cientificamente e apresentar os resultados oralmente de forma coerente
Conteúdos Programáticos / Syllabus
No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o atual estado da arte, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação Em pontos chave neste processo, os/as alunos/as receberão feedback relevante para a área de conteúdo da sua dissertação e do próprio processo de investigação. Em particular, os/as alunos/as receberão feedback sobre o desenho de um estudo empírico e sobre o processo de escrita. Em ambos os casos serão disponibilizadas orientações gerais e literatura relevante.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A orientação de uma dissertação deve providenciar aos/às alunos/as acesso a investigação relevante para o tópico da dissertação, ajudando-os/as a identificarem os métodos de recolha e análise de dados mais adequados. Por outro lado, a orientação deve também englobar um aconselhamento mais global acerca da organização do processo de investigação, desenho de estudos exequíveis, organização da dissertação, estruturação da escrita, etc. Os tópicos descritos no programa garantem uma condução eficaz e bem-sucedida do projeto. As competências adquiridas na condução autónoma da dissertação são consonantes com os objetivos da unidade curricular. A orientação permitirá solidificar estas competências, através de uma reflexão crítica dos problemas e sucessos encontrados durante o processo.
Avaliação / Assessment
A dissertação será defendida em provas públicas onde se avalia as componentes técnica, o trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A Dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pela universidade parceira. A presença nos seminários é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Será facultada ao júri a informação sobre o envolvimento do/a aluno/a, como elemento adicional na avaliação. Esta UC é prática; portanto, não tem exame final nem é possível a melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. A maior parte da supervisão da tese será feita em contato direto com o orientador em sessões individuais ou, excecionalmente, e no caso de tópicos fortemente sobrepostos, em pequenos grupos de estudantes. 2. Todos os estudantes assistirão a seminários regulares nos quais cada estudante poderá apresentar o estado atual das atividades da tese, os planos para o próximo mês, os problemas encontrados e os insights obtidos. Estes seminários focarão tanto o conteúdo da tese como o processo de investigação e redação. 3. Supervisão internacional: os estudantes serão supervisionados por um orientador principal da universidade onde estão atualmente matriculados e um segundo orientador de uma instituição parceira. Os orientadores guiarão o estudante em todas as etapas do projeto da tese. O orientador principal se reunirá regularmente com o estudante presencialmente, enquanto o segundo orientador se reunirá virtualmente para discutir passos cruciais do processo. A comunicação por email será utilizada para acompanhar o processo e fornecer feedback.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino visa apoiar o trabalho autónomo na tese, proporcionando feedback do orientador, dos colegas e dos professores, e promovendo a autonomia sempre que possível. A supervisão individualizada permite essa autonomia na execução da tese. Além disso, os seminários mensais garantirão que os estudantes possam obter feedback e motivação para o seu projeto de um grupo mais amplo. Os temas da tese de mestrado devem ser de interesse intrínseco para o estudante, dentro da área de especialização dos orientadores e relevantes dado o estado atual do conhecimento. Os estudantes serão acompanhados ao longo de todo o processo do projeto da tese de mestrado através de diferentes, mas complementares, metodologias de ensino que visam estimular o processo de aprendizagem dos estudantes, proporcionando feedback onde necessário, mas promovendo a autonomia sempre que possível. A supervisão individualizada permite essa dualidade de autonomia e orientação na execução da tese. Além disso, os seminários mensais garantirão que os estudantes possam obter feedback externo e motivação para o seu projeto de investigação de um grupo mais amplo. A metodologia de ensino desta unidade curricular relaciona-se da seguinte forma com os objetivos de aprendizagem: Supervisão internacional: a equipa de supervisores internacionais fornecerá ao estudante contributos sobre o conteúdo real da investigação. A equipa ajudará a identificar a literatura relevante, aconselhará o estudante sobre a organização do processo de investigação, fornecerá contributos sobre como desenhar um estudo que possa ser realmente conduzido, e orientará os estudantes na análise e redação da tese (OA1, 2, 3, 4, 5). O orientador principal estará mais envolvido com assistência prática, como as análises estatísticas, enquanto o orientador secundário poderá fornecer perspetivas alternativas sobre o projeto de investigação, o que ampliará a mente investigativa dos estudantes (OA6). O seminário de dissertação: proporcionará aos estudantes a oportunidade de obter feedback externo num ambiente seguro e estimulará o seu pensamento crítico. Ao apresentar e defender os seus projetos de investigação (todos os OA), bem como ao ouvir outros projetos de investigação, os estudantes tornar-se-ão mais autónomos e confiantes nas suas habilidades de investigação (OA7).
Observações / Observations
O seminário inclui feedback formal sobre o projeto de investigação, tanto por parte do docente quanto dos colegas.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association, 7th ed. Washington, DC: American Psychology Association. ISCTE (2020). Normas para a formatação e apresentação gráfica da Dissertação ou Trabalho de Projeto dos Mestrados da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Sternberg, R. J. (2000). Guide to publishing in psychology journals. Cambridge: Cambridge University Press. Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. New York: Cambridge University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Braun, V. and Clarke, V. (2021) Thematic Analysis: A Practical Guide. Sage. Breakwell, G., Wright, D. M., & Barnett, J. (2020). Research Methods in Psychology. (5th ed.) Sage. https://uk.sagepub.com/en-gb/eur/research-methods-in-psychology/book257083 Field, A. P., (2024). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (6th edition). Sage. Hart, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. Sage. Krueger, R. and Casey, M. (2014) Focus Groups: A Practical Guide for Applied Research. Sage. McBride, D. M. (2023). The process of research in psychology (5th ed.). Sage. Punch, K.F. (2016). Developing effective research proposals (3rd Ed.). Sage. Sullivan, C., Gibson, S., & Riley, S. (Eds.) (2023). Doing Your Qualitative Psychology Project. (2nd ed.) Sage.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30