Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01690
Acrónimo :
01690
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
300.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
325.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular (UC) tem por objetivo preparar e acompanhar os alunos no contato directo com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso. Deste modo, nesta UC pretende-se transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a prática profissional ou com a investigação nas áreas científicas do mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 | Utilizar instrumentos teóricos e metodológicos da psicologia social e intercultural adequados à abordagem de problemas concretos no contexto de estágio; OA2 | Participar ativamente na definição dos objetivos e do programa de estágio; OA3 | Demonstrar maturidade e competências interpessoais adequadas à integração profissional; OA4 | Respeitar as normas de conduta ética da profissão, guardando sigilo de todas as matérias que venham ao seu conhecimento e relativas a assuntos da entidade de estágio; OA5 | Demonstrar sensibilidade e capacidade de aprendizagem e de resposta face às diversas situações suscitadas no estágio; OA6| Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante o estágio, assim como relativamente aos conhecimentos e competências desenvolvidos. OA7|Contactar com instituições que concedam estágios profissionalizantes, colocando em prática competências de empregabilidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O seminário de estágio implica a participação ativa dos/as alunos/as, concretamente a apresentação e discussão do trabalho desenvolvido em contexto de estágio. Estão previstas 4 apresentações individuais (1.ª - instituição e plano de estágio; 2.ª e 3.ª tarefas realizadas e conhecimentos e competências mobilizados; 4.ª balanço crítico do estágio com recurso à análise SWOT). A metodologia de seminário da UC não permite definir um programa no sentido clássico, com matérias concretas. Não obstante, e no contexto das apresentações realizadas pelos/as alunos/as, serão introduzidos e discutidos conteúdos nos seguintes domínios: CP1 | Áreas de aplicação da Psicologia Social e Intercultural; CP2 | Comunicação e relações interpessoais em contexto organizacional/institucional; CP3 | Trabalho em equipa; CP4 | Gestão de conflitos e negociação em ambiente de trabalho; CP5 | Comportamento ético e ética profissional; CP6 | Participação em projetos e elaboração de relatórios.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP1 OA2 - CP1, CP6 OA3 - CP2, CP3, CP4, CP5 OA4 - CP5 OA5 - todos os CP OA6 - todos os CP OA7 - CP1, CP2

Avaliação / Assessment


A verificação do cumprimento dos objetivos de aprendizagem é realizada, exclusivamente, na modalidade de avaliação periódica, segundo os seguintes critérios: 1. Avaliação pelo orientador externo (20%; baseia-se na grelha fornecida pelo DEPSO) 2. Avaliação pelo orientador interno (75%; com base no relatório final de estágio). 3. Apresentação individual no seminário de estágio (5%). Datas de entrega de relatório ao orientador interno: 1ª Época - até 31/5/2022 2ª Época - até 15/6/2022.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de seminário implica que a prossecução dos objetivos de aprendizagem seja realizada no contexto das apresentações individuais dos alunos. Estes são acompanhados de modo a realizarem pesquisa bibliográfica autónoma para o seu tema de estágio integrando as referências gerais da UC. No decurso do estágio de 300h o/a aluno/a é supervisionado/a pelo 1) orientador interno de estágio e 2) orientador na entidade de estágio, e acompanhado pelo docente da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todas as metodologias de ensino previstas, designadamente os seminários, a supervisão interna e externa, e a redação do relatório de estágio servem todos os objetivos de aprendizagem previstos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sweitzer, H., & King, M. (2013). The successful internship. Belmont: Cengage Learning. Robson C. (1993). Real world research: A resource for social scientists and practitioners-researchers. Oxford: Blackwell. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936. Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (2010). Handbook of social psychology (Vol. 2). John Wiley & Sons. Berry, J. W. (2002). Cross-cultural psychology: Research and applications. Cambridge University Press. A.P.A. (2017). Ethical principles of psychologists and code of conduct. Washington: American Psychological Association. American Psychological Association (2003). Guidelines of multicultural education, training, research, practice, and organizational change for psychologists. American Psychologist, 58(5), 377-402.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Regulamento de estágio disponível na plataforma de E-learning. Frederick, S.H., & king, M. (2014). The successful internship: personal, professional and civic development in experiential learning (4ª Ed.). Belmont: Brooks/Cole. Buunk, A., & Van Vugt, M. (2007). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd. APA (2010). Publication manual of the American Psychological Association, 6th ed. Washington, DC: American Psychology Association.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16