Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03421
Acrónimo :
03421
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Econometria

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Estatística.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de usar de forma adequada métodos econométricos na análise de dados seccionais e de painel de natureza microeconómica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Saber como especificar, estimar, avaliar e interpretar o modelo de regressão linear OA2. Saber avaliar e resolver problemas de endogeneidade OA3. Conhecer e saber aplicar modelos para dados de painel OA4. Saber como especificar, estimar, avaliar e interpretar modelos com variável dependente limitada OA5. Ser capaz de trabalhar com packages econométricos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Introdução P2. O Modelo de Regressão Linear com Dados Seccionais P3. Modelos com Variáveis Explicativas Endógenas P4. O Modelo de Regressão Linear em Painel P5. Modelos com Variável Dependente Limitada

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O conteúdo programático P1 fornece uma introdução geral a toda a unidade curricular, sendo relevante para todos os objectivos de aprendizagem na medida em que é efectuada uma primeira descrição dos tipos de dados que existem em Economia (seccionais / temporais / em painel), do tipo de modelos econométricos que existem (lineares / não lineares), das variáveis que aparecem nesses modelos (dependentes / explicativas) e do software econométrico (Stata). Os conteúdos programáticos P2, P3, P4 e P5 estão, respectivamente, directamente associados aos objectivos programáticos OA1, OA2, OA3 e OA4. Todos os conteúdos programáticos envolvem a realização de exercícios práticos recorrendo a software econométrico e estão, por isso, também associados com o objectivo de aprendizagem OA5.

Avaliação / Assessment


A modalidade de avaliação preferencial será a 'Avaliação ao longo do semestre'. Este regime de avaliação é composto por por: i) um trabalho prático realizado por grupos de dois estudantes; ii) uma prova escrita individual, com consulta. Cada um destes elementos de avaliação terá um peso de 50% na nota final. Para ser aprovado, o aluno tem de cumprir os seguintes critérios: i) média ponderada igual ou superior a 9,5/20; ii) nota em ambos os elementos de avaliação igual ou superior a 7,5/20. Alternativamente, o aluno pode optar pela modalidade de 'Avaliação por exame', a qual consiste na realização de uma prova escrita individual.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Expositivas, para apresentação dos modelos, métodos e testes econométricos de referência; MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos baseados em dados reais; MEA3. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos utilizando software econométrico; MEA4. Auto-estudo, com trabalho autónomo por parte do aluno envolvendo o estudo da matéria teórica, a realização de exercícios práticos e o uso de software econométrico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A maioria das aulas tem um carácter teórico-prático. A primeira parte de cada aula será essencialmente expositiva (MEA1), tendo por objectivo a apresentação dos principais modelos, métodos e testes econométricos ligados aos objectivos de aprendizagem OA1-OA4. A segunda parte da aula tem por objectivo a aplicação dos conhecimentos teóricos acabados de discutir, o que requer uma participação activa dos alunos, os quais, de forma independente ou em conjunto, terão de resolver exercícios práticos (MEA2), nalguns casos recorrendo a software econométrico (MEA3) de forma a que também o objectivo de aprendizagem OA5 seja atingido. Em todos os momentos da aula pressupõe-se que o aluno estudou de forma autónoma a matéria leccionada nas aulas anteriores (MEA4). Todos os elementos de avaliação contêm questões relacionadas com os objectivos de aprendizagem OA1-OA5.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Verbeek, M. (2017), A Guide to Modern Econometrics, Wiley (5th Edition).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Baltagi, B. (2021), Econometric Analysis of Panel Data, Wiley (6th Edition) Wooldridge, J.M. (2019), Introductory Econometrics: A Modern Approach, 7th Ed., Cengage Learning.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-11