Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Econometria
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Estatística.
Objetivos Gerais / Objectives
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Saber como especificar, estimar, avaliar e interpretar o modelo de regressão linear OA2. Saber como especificar, estimar, avaliar e interpretar modelos com variável dependente limitada OA3. Saber avaliar e resolver problemas de endogeneidade OA4. Conhecer e saber aplicar modelos para dados de painel OA5. Ser capaz de trabalhar com packages econométricos
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de usar métodos econométricos adequados na análise de dados seccionais e de painel de natureza microeconómica.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Introdução P2. O Modelo de Regressão Linear com Dados Seccionais P3. Modelos com Variáveis Explicativas Endógenas P4. O Modelo de Regressão Linear em Painel P5. Modelos com Variável Dependente Limitada
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem (OA) estão contemplados no programa (P) da seguinte forma: OA1 – P1 e P2 OA2 - P1 e P5 OA3 - P3 e P4 OA4 - P4 OA5 – P1 a P5
Avaliação / Assessment
A avaliação é composta por: i) um trabalho de grupo (50%); ii) prova escrita no final do semestre (50%). Para ser aprovado, o aluno tem de cumprir os seguintes critérios: i) média ponderada igual ou superior a 9,5/20; ii) nota em ambos os elementos de avaliação igual ou superior a 7,5/20. Alternativamente, a avaliação pode consistir apenas num exame individual (100%) em época normal ou de recurso.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Expositivas, para apresentação dos modelos, métodos e testes de referência; MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos baseados em dados reais; MEA3. Activas, com realização de um trabalho de investigação individual; MEA4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos utilizando software econométrico; MEA5. Auto-estudo, com trabalho autónomo por parte do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem (OA) estão articulados com as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) da seguinte forma: OA1 - MEA1 a MEA5 OA2 - MEA1 a MEA5 OA3 - MEA1 a MEA5 OA4 - MEA1 a MEA5 OA5 - MEA2 e MEA4
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Verbeek, M. (2017), A Guide to Modern Econometrics, Wiley (5th Edition).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wooldridge, J.M. (2019), Introductory Econometrics: A Modern Approach, 7th Ed., Cengage Learning. Baltagi, B. (2021), Econometric Analysis of Panel Data, Wiley (6th Edition)
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16