Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03423
Acrónimo :
03423
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
21.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aproveitamento de disciplinas do 1º ano curricular do mestrado perfazendo um mínimo de 42 ECTS.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e capacitá-los para desenvolver investigação própria. Para tal serão expostos a diferentes temas cuja análise crítica será desenvolvida.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o aluno deverá: OA1 - Conhecer as etapas do processo de investigação OA2. Compreender as metodologias de trabalho OA3. Ser capaz de identificar e apresentar temas de investigação própria

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação. 2. As etapas do processo de investigação a. O que é a investigação científica? b. Condições para uma dissertação bem sucedida no Iscte-IUL c. Identificação das questões de investigação d. Iniciar uma revisão da literatura e. Citações e referências f. O plágio no trabalho científico g. Planeamento das fases do trabalho 3. Temas de investigação em Economia

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 e CP2 OA2 - CP2 e CP3 OA3 - CP2 e CP3

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada através dos seguintes elementos: - 1 Relatório crítico sobre artigo científico (30%); - Elaboração de um trabalho de programação em R (20%) - Projeto de tese - apresentação oral, incluindo discussão (50%); A não entrega de um dos momentos de avaliação implica a desistência da UC. Nesta UC não existe segunda época. Esta UC não tem exame dada a sua natureza.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência. 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais. 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos os OAs 2. Ativas, com realização de trabalhos: Todos os OAs 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OAs

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Venables, W., Smith, D. (2022), An Introduction to R: https://cran.r-project.org/doc/manuals/r-release/R-intro.pdf - Thomson, W (2011). A Guide for the Young Economist, 2nd ed., MIT Press. - Saunders, Mark N. K., Lewis, P., Thornhill, A. (2015), Research Methods for Business Students, 7th edition, Harlow, UK, Pearson Education Ltd. - Ethridge, D. (2004), Research methodology in applied economics, 2nd ed., Blackwell Publishing.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Chang (2019), R Graphics Cookbook, 2nd edition. O'Reilly: https://r-graphics.org/ - Cookbook for R: http://www.cookbook-r.com/ - Quick-R: https://www.statmethods.net/ - Medema, S. and Samuels, W., Ed. (1996). Foundations of Research in Economics: How do Economists do Economics?, Edward Elgar - Hancké, B. (2009), Intelligent Research Design. A guide for beginning researchers in the social sciences, Oxford University Press. - Chalmers, F. (2013), What Is This Thing Called Science?, 4th edition, Hackett Publishing Company, Indianapolis, USA.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16