Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Aproveitamento de disciplinas do 1º ano curricular do mestrado perfazendo um mínimo de 42 ECTS.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e capacitá-los para desenvolver investigação própria. Para tal serão expostos a diferentes temas cuja análise crítica será desenvolvida.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o aluno deverá: OA1 - Conhecer as etapas do processo de investigação OA2. Compreender as metodologias de trabalho OA3. Ser capaz de identificar e apresentar temas de investigação própria
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Apresentação. 2. As etapas do processo de investigação a. O que é a investigação científica? b. Condições para uma dissertação bem sucedida no Iscte-IUL c. Identificação das questões de investigação d. Iniciar uma revisão da literatura e. Citações e referências f. O plágio no trabalho científico g. Planeamento das fases do trabalho 3. Temas de investigação em Economia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 e CP2 OA2 - CP2 e CP3 OA3 - CP2 e CP3
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada através dos seguintes elementos: - 1 Relatório crítico sobre artigo científico (30%); - Elaboração de um trabalho de programação em R (20%) - Projeto de tese - apresentação oral, incluindo discussão (50%); A não entrega de um dos momentos de avaliação implica a desistência da UC. Nesta UC não existe segunda época. Esta UC não tem exame dada a sua natureza.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência. 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais. 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos os OAs 2. Ativas, com realização de trabalhos: Todos os OAs 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OAs
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Venables, W., Smith, D. (2022), An Introduction to R: https://cran.r-project.org/doc/manuals/r-release/R-intro.pdf - Thomson, W (2011). A Guide for the Young Economist, 2nd ed., MIT Press. - Saunders, Mark N. K., Lewis, P., Thornhill, A. (2015), Research Methods for Business Students, 7th edition, Harlow, UK, Pearson Education Ltd. - Ethridge, D. (2004), Research methodology in applied economics, 2nd ed., Blackwell Publishing.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Chang (2019), R Graphics Cookbook, 2nd edition. O'Reilly: https://r-graphics.org/ - Cookbook for R: http://www.cookbook-r.com/ - Quick-R: https://www.statmethods.net/ - Medema, S. and Samuels, W., Ed. (1996). Foundations of Research in Economics: How do Economists do Economics?, Edward Elgar - Hancké, B. (2009), Intelligent Research Design. A guide for beginning researchers in the social sciences, Oxford University Press. - Chalmers, F. (2013), What Is This Thing Called Science?, 4th edition, Hackett Publishing Company, Indianapolis, USA.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16