Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03423
Acrónimo :
03423
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
21.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e capacitá-los para desenvolver investigação própria.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o aluno deverá: OA1 - Conhecer as etapas do processo de investigação OA2. Compreender as metodologias de trabalho OA3. Ser capaz de identificar e apresentar temas de investigação própria

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução 2. As etapas da investigação 2.1. Condições para uma dissertação bem sucedida no ISCTE-IUL 2.2. O que é a investigação académica? 2.3. Questões de investigação 2.4. Iniciar uma revisão da literatura 2.5. Citações e referências 2.6. Plágio no trabalho científico 2.7. Planeamento das etapas de investigação 2.8 Apresentação oral de trabalho científico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 e CP2 OA2 - CP2 OA3 - CP2

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada através dos seguintes elementos: - Projeto de tese - relatório escrito e apresentação oral (50%); - Revisão de literatura - relatório escrito e apresentação oral (50%); Nesta UC não existe segunda época. Esta UC não tem exame dada a sua natureza.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência. 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais. 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos os OAs 2. Ativas, com realização de trabalhos: Todos os OAs 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OAs

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Thomson, W (2011). A Guide for the Young Economist, 2nd ed., MIT Press. - Saunders, Mark N. K., Lewis, P., Thornhill, A. (2015), Research Methods for Business Students, 7th edition, Harlow, UK, Pearson Education Ltd. - Ethridge, D. (2004), Research methodology in applied economics, 2nd ed., Blackwell Publishing.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Hancké, B. (2009), Intelligent Research Design. A guide for beginning researchers in the social sciences, Oxford University Press. - Chalmers, F. (2013), What Is This Thing Called Science?, 4th edition, Hackett Publishing Company, Indianapolis, USA.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-24