Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Seminário de Investigação em Economia I
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e capacitá-los para desenvolver investigação própria. Para tal serão expostos a diferentes temas cuja análise crítica será desenvolvida.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o aluno deverá: OA1. Compreender as metodologias de trabalho OA2. Ser capaz de desenvolver temas de investigação própria OA3. Comunicar adequadamente os resultados, de forma oral e escrita.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia 2. Tipos e fases do trabalho empírico em economia 3. Temas de investigação em Economia
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP2 e CP3 OA2 - CP1 e CP2 OA3 - todos os CP
Avaliação / Assessment
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência. 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais. 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. | A avaliação é realizada através dos seguintes elementos: - Elaboração de uma revisão de literatura (40%); - Elaboração de um trabalho de programação em Julia (20%); - Desenvolvimento de abordagem metodológica ao problema de investigação escolhido - apresentação oral (40%). A não entrega de um dos momentos de avaliação implica a desistência da UC. Nesta disciplina não existe segunda época. Esta UC não tem exame dada a sua natureza.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência. 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais. 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos os OAs 2. Ativas, com realização de trabalhos: Todos os OAs 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OAs
Observações / Observations
Due to the current situation caused by COVID-19, the evaluation process may undergo some adaptations, which will be communicated in due course, should this be necessary.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Boumans, M., Davis, J. B. (2015). Economic Methodology: Understanding Economics as a Science, 2nd edition, London, Palgrave.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Artigos científicos que serão distribuídos ao longo das aulas.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16