Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Seminário de Investigação em Economia I
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e capacitá-los para desenvolver investigação própria. Para tal serão expostos a diferentes temas cuja análise crítica será desenvolvida.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o aluno deverá: OA1. Compreender as metodologias de trabalho OA2. Ser capaz de desenvolver temas de investigação própria OA3. Comunicar adequadamente os resultados, de forma oral e escrita.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia 2. Tipos e fases do trabalho empírico em economia 3. Temas de investigação em Economia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP2 e CP3 OA2 - CP1 e CP2 OA3 - todos os CP
Avaliação / Assessment
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência. 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais. 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. | A avaliação é realizada através dos seguintes elementos: - Elaboração de uma revisão de literatura (40%); - Elaboração de um trabalho de programação em Julia (20%); - Desenvolvimento de abordagem metodológica ao problema de investigação escolhido - apresentação oral (40%). A não entrega de um dos momentos de avaliação implica a desistência da UC. Nesta disciplina não existe segunda época. Esta UC não tem exame dada a sua natureza.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência. 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais. 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos os OAs 2. Ativas, com realização de trabalhos: Todos os OAs 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OAs
Observações / Observations
Due to the current situation caused by COVID-19, the evaluation process may undergo some adaptations, which will be communicated in due course, should this be necessary.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Boumans, M., Davis, J. B. (2015). Economic Methodology: Understanding Economics as a Science, 2nd edition, London, Palgrave.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Artigos científicos que serão distribuídos ao longo das aulas.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16