Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Seminário de Investigação em Economia I
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e capacitá-los para desenvolver investigação própria.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o aluno deverá: OA1. Compreender as metodologias de trabalho OA2. Comunicar adequadamente os resultados, de forma oral e escrita OA3. Ser capaz de desenvolver temas de investigação própria
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Metodologias de investigação empírica em economia 2. Estratégias de apresentação de resultados 3. Elaboração de conclusões e outros elementos de uma dissertação científica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 OA2 - CP2 e CP3 OA3 - todos os CP
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada através dos seguintes elementos: - Desenvolvimento de abordagem metodológica ao problema de investigação escolhido - relatório escrito e apresentação oral (50%). - Apresentação de resultados preliminares relativos ao problema de investigação escolhido - relatório escrito e apresentação oral (50%). Nesta disciplina não existe segunda época. Esta UC não tem exame dada a sua natureza.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência. 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais. 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos os OAs 2. Ativas, com realização de trabalhos: Todos os OAs 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OAs
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Boumans, M., Davis, J. B. (2015). Economic Methodology: Understanding Economics as a Science, 2nd edition, London, Palgrave. - Saunders, Mark N. K., Lewis, P., Thornhill, A. (2015), Research Methods for Business Students, 7th edition, Harlow, UK, Pearson Education Ltd. - Thomson, W (2011). A Guide for the Young Economist, 2nd ed., MIT Press. - Ethridge, D. (2004), Research methodology in applied economics, 2nd ed., Blackwell Publishing.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-25