Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03424
Acrónimo :
03424
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
15.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
135.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Seminário de Investigação em Economia I

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e capacitá-los para desenvolver investigação própria.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o aluno deverá: OA1. Compreender as metodologias de trabalho OA2. Comunicar adequadamente os resultados, de forma oral e escrita OA3. Ser capaz de desenvolver temas de investigação própria

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Metodologias de investigação empírica em economia 2. Estratégias de apresentação de resultados 3. Elaboração de conclusões e outros elementos de uma dissertação científica

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 OA2 - CP2 e CP3 OA3 - todos os CP

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada através dos seguintes elementos: - Desenvolvimento de abordagem metodológica ao problema de investigação escolhido - relatório escrito e apresentação oral (50%). - Apresentação de resultados preliminares relativos ao problema de investigação escolhido - relatório escrito e apresentação oral (50%). Nesta disciplina não existe segunda época. Esta UC não tem exame dada a sua natureza.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência. 2. Ativas, com realização de trabalhos individuais. 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos os OAs 2. Ativas, com realização de trabalhos: Todos os OAs 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OAs

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Boumans, M., Davis, J. B. (2015). Economic Methodology: Understanding Economics as a Science, 2nd edition, London, Palgrave. - Saunders, Mark N. K., Lewis, P., Thornhill, A. (2015), Research Methods for Business Students, 7th edition, Harlow, UK, Pearson Education Ltd. - Thomson, W (2011). A Guide for the Young Economist, 2nd ed., MIT Press. - Ethridge, D. (2004), Research methodology in applied economics, 2nd ed., Blackwell Publishing.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-25