Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
O estudo da Opinião Pública estabelece uma parceria natural entre as áreas científicas da comunicação e da política, e constitui uma preocupação central no estudo dos processos democráticos. Esta Unidade Curricular (UC) visa preparar profissionais de áreas diversas, teórica e empiricamente, para lidar com os principais temas desta disciplina. De entre estes, a UC foca temas como: o que é e que fatores influenciam a formação da opinião pública; a realização e interpretação de sondagens; a importância/validade da opinião pública na tomada de decisões políticas; e o impacto da opinião pública em democracia, nomeadamente em termos de representação e responsividade políticas;
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o estudante deverá ser capaz de: OA1 | Discutir os principais contributos teóricos no domínio da opinião pública OA2 | Identificar os principais fatores da formação da opinião pública OA3 | Compreender o papel dos media na formação e mudança da opinião pública OA4 | Analisar criticamente os parâmetros técnicos de uma sondagem OA5 | Analisar criticamente a interpretação de sondagens divulgadas pelos media ou outros meios OA6 | Identificar as principais tendências da opinião pública em relação a questões políticas de relevo nas sociedades ocidentais em geral, e em Portugal em particular OA7 | Ter uma perspetiva crítica sobre a validade da opinião pública para tomar decisões em política OA8 | Compreender as consequências da opinião pública em democracia, em especial em termos de representação e responsividade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O programa estrutura-se nos seguintes conteúdos programáticos: CP1 | Conceito e teorias da opinião pública CP2 | Bases cognitivas da opinião pública: formação de impressões, formação e mudança de atitudes, atribuição de causalidade CP3 | Fatores psicossociológicos da opinião pública: representações sociais; influência social, efeitos de grupo, desejabilidade social, espiral do silêncio CP4 | Media e opinião pública: informação, persuasão, efeitos cognitivos CP5 | Sondagens de opinião: amostragem, representatividade e interpretação de resultados CP6| Dados e tendências sobre a opinião pública atual CP7 | Importância e consequências da opinião pública na representação e na responsividade política
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos encontram-se articulados com os objetivos da UC da seguinte forma: OA1 | CP1 OA2 | CP2 e CP3 OA3 | CP4 OA4 | CP5 OA5 | CP5 OA6 | CP6 OA7 | CP7 OA8 | CP7
Avaliação / Assessment
1) Assiduidade igual ou superior a 70% e participação nas discussões e exercícios práticos a realizar nas sessões (20%) 2) Apresentação e discussão de um artigo científico sobre um tópico relevante do programa (30%) 3) Trabalho escrito individual, de aproximadamente 10 páginas (Times New Roman 12, espaço 1,5 entre linhas) sobre qualquer dos temas abordados na UC, nos termos a determinar em sala (50%). Avaliação por exame final: prova escrita (100%). Ficam aprovados os alunos que tenham notas finais superiores a 9,5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na UC existem dois tipos de aulas: Teórico-práticas - consistem na apresentação dos conceitos, perspectivas teóricas e empíricas, e dados técnicas de forma expositiva alternada com breves exercícios e debates. Práticas - centradas nos discentes e na apresentação e discussão de artigos científicos em sala, sobre temas relevantes da UC. As aulas privilegiam a componente prática e a análise crítica, cruzada com uma indispensável introdução teórica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só contribuirá para o desenvolvimento da capacidade de análise crítica como também permitirá um enriquecimento geral do conhecimento mediante os contributos específicos de cada participante. As três componentes da aula - exposição teórica, participação e apresentação oral e trabalho escrito - proporcionam as condições necessárias para uma participação ativa dos alunos, para a apreensão de novos conhecimentos, assim como para o desenvolvimento da sua capacidade analítica e visão crítica (especialmente mediante a participação ativa em sala e a redação do trabalho escrito).
Observações / Observations
Nenhuma.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16