Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03426
Acrónimo :
03426
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


O estudo da Opinião Pública estabelece uma parceria natural entre as áreas científicas da comunicação e da política, e constitui uma preocupação central no estudo dos processos democráticos. Esta Unidade Curricular (UC) visa preparar profissionais de áreas diversas, teórica e empiricamente, para lidar com os principais temas desta disciplina. De entre estes, a UC tem como objectivos: a identificação dos fatores que influenciam a formação da opinião pública; capacitar para a análise crítica da realização e da interpretação de sondagens; esclarecer a importância/validade da opinião pública na tomada de decisões políticas, e o impacto da opinião pública em democracia, nomeadamente em termos de representação e responsividade políticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá ser capaz de: OA1 | Discutir os principais contributos teóricos no domínio da opinião pública OA2 | Identificar os principais fatores da formação da opinião pública OA3 | Compreender o papel dos media na formação e mudança da opinião pública OA4 | Analisar criticamente os parâmetros técnicos de uma sondagem OA5 | Analisar criticamente a interpretação de sondagens divulgadas pelos media ou outros meios OA6 | Identificar as principais tendências da opinião pública em relação a questões políticas de relevo nas sociedades ocidentais em geral, e em Portugal em particular OA7 | Ter uma perspetiva crítica sobre a validade da opinião pública para tomar decisões em política OA8 | Compreender as consequências da opinião pública em democracia, em especial em termos de representação e responsividade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa estrutura-se nos seguintes conteúdos programáticos: CP1 | Conceito e teorias da opinião pública CP2 | Bases cognitivas da opinião pública: formação de impressões, formação e mudança de atitudes, atribuição de causalidade CP3 | Fatores psicossociológicos da opinião pública: representações sociais; influência social, efeitos de grupo, desejabilidade social, espiral do silêncio CP4 | Media e opinião pública: informação, persuasão, efeitos cognitivos CP5 | Sondagens de opinião: amostragem, representatividade e interpretação de resultados CP6| Dados e tendências sobre a opinião pública atual CP7 | Importância e consequências da opinião pública na representação e na responsividade política

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os CP encontram-se articulados com os OA da seguinte forma: OA1 | CP1 OA2 | CP2 e CP3 OA3 | CP4 As correspondências acima assentam no facto de esta UC requer a familialização com conceitos e abordagens teóricos fundamentais para a compreensão dos conteúdos correspondentes aos OA1 a OA3, pelo que as aulas teóricas discutem estes conteúdos teórico-conceptuais. OA4 | CP5 OA5 | CP5 Estas duas correspondências entre OA e CP justificam-se pela necessidade de focar as matérias em aspectos técnicos e pragmáticos da condução de sondagens com vista a munir os estudantes das competências para analisar criticamente sondagens e a respectiva interpretação nos media. OA6 | CP6 OA7 | CP7 OA8 | CP7 Por fim, estas três correspondências finais reportam à necessidade de a UC fornecer aos estudantes perspectivas actuais sobre as tendências da opinião pública e suas consequências em termos de representação, focando por isso o ponto de situação da pesquisa a respeito das mesmas.

Avaliação / Assessment


1) Assiduidade igual ou superior a 70% e participação nas discussões e exercícios práticos a realizar nas sessões (20%) 2) Apresentação e discussão de um artigo científico sobre um tópico relevante do programa (30%) 3) Trabalho escrito individual, de aproximadamente 10 páginas (Times New Roman 12, espaço 1,5 entre linhas) sobre qualquer dos temas abordados na UC, nos termos a determinar em sala (50%). Avaliação por exame final: prova escrita (100%). Ficam aprovados os alunos que tenham notas finais superiores a 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC existem dois tipos de aulas: Teórico-práticas - consistem na apresentação dos conceitos, perspectivas teóricas e empíricas, e dados técnicas de forma expositiva alternada com breves exercícios e debates. Práticas - centradas nos discentes e na apresentação e discussão de artigos científicos em sala, sobre temas relevantes da UC. As aulas privilegiam a componente prática e a análise crítica, cruzada com uma indispensável introdução teórica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só contribuirá para o desenvolvimento da capacidade de análise crítica como também permitirá um enriquecimento geral do conhecimento mediante os contributos específicos de cada participante. As três componentes da aula - exposição teórica, participação e apresentação oral e trabalho escrito - proporcionam as condições necessárias para uma participação ativa dos alunos, para a apreensão de novos conhecimentos, assim como para o desenvolvimento da sua capacidade analítica e visão crítica (especialmente mediante a participação ativa em sala e a redação do trabalho escrito).

Observações / Observations


Ao tratar temas como as desigualdades económicas e sua relação com as desigualdades políticas, esta UC visa contribuir para o ODS 10, visando a familiarização com o estado da arte da pesquisa e sensibilizando para alguns dos desafios colocados pelo tópico nos sistemas políticos contemporâneos. De modo global, visa contribuir para o ODS 4.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24