Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03427
Acrónimo :
03427
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
4.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
16.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC oferece uma introdução ao estudo das instituições políticas comparadas em regimes democráticos e não democráticos. Se o estudo das instituições políticas tem estado tradicionalmente centrado nos regimes democráticos, hoje há um corpo crescente de literatura dedicada às características, funções e consequências das instituições políticas em regimes não democráticos e em processos de democratização. O objetivo desta UC é explorar e discutir os conceitos, teorias e resultados dos estudos centrados nas instituições políticas em diversos contextos, partindo dos autores clássicos e passando pelos estudos mais recentes sobre autoritarismo e democratização na Europa, África, América Latina e Ásia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Compreender o que são instituições políticas e porque é que elas importam; - Identificar as principais teorias sobre o papel, as características, e o impacto das instituições políticas em contextos não democráticos, nomeadamente os parlamentos, as eleições, e os partidos únicos/dominantes; - Identificar as principais teorias sobre instituições em regimes democráticos, nomeadamente sobre sistemas de governo, relações executivo-legislativo, governos e instituições informais - Desenvolver uma visão comparada das instituições políticas em diferentes contextos e tipos de regimes

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Instituições Políticas Comparadas: uma introdução 2. Autocracias e Instituições Políticas: modo de funcionamento, benefícios e riscos 3. Instituições Políticas e Democratização: evidências sobre o seu impacto 4. Instituições Políticas em Democracia: tipos de democracia, impacto das instituições

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão relacionados com os objetivos da UC. Pretende-se explorar três aspetos fundamentais do estudo das instituições políticas comparadas: 1) Democracia e Autoritarismo: As instituições políticas existem em contextos democráticos e não democráticos, com funções e características que não são de mera fachada. A abordagem comparativa proporciona uma melhor compreensão das suas características e impacto; 2) História e Contexto: O estudo das instituições políticas comparadas confronta-se com o desafio da criação de teorias que sejam generalizáveis mas que simultaneamente tenham em conta os diferentes percursos históricos e contextos. Estudá-los conjuntamente proporcionará uma melhor visão sobre esse desafio da política comparada 3) Difusão: O enfoque em regiões anteriormente negligenciadas pelos teóricos das instituições políticas permite compreender melhor de que forma é que as instituições e as práticas são incorporadas e importadas pelos sistemas políticos.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre (requer assiduidade mínima de 2/3 aulas): Discussão de um texto: 20% - exercício individual, será avaliada a capacidade de análise e compreensão de um texto indicado pela professora a discutir na segunda parte de uma aula teórico-prática (exclusivamente oral) Apresentação oral: 20% - exercício em grupo (2), será avaliada a capacidade de análise e exposição de um texto indicado pela professora a apresentar na segunda parte de uma aula teórico-prática (oral e escrito - formato PPT) Comentário: 10% - exercício individual, será avaliada a capacidade de produzir uma apreciação crítica sobre a apresentação oral de colegas (exclusivamente oral) Ensaio escrito: 50% - exercício individual, será avaliada a capacidade de recolher bibliografia autonomamente, estruturar um texto com princípio, meio e fim, articular ideias e sintetizar os principais contributos dos trabalhos analisados (20% da nota será para a proposta escrita do ensaio + a sua exposição oral no último dia de aulas, os restantes 30% para o trabalho em si, a entregar em data a definir em reunião de conselho de turma) Em alternativa, avaliação por exame: prova escrita (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As sessões terão o formato de seminário, isto é, serão divididas entre uma parte inicial de exposição teórica por parte do docente, seguida de apresentação oral por parte de um ou mais alunos, seguida de discussão entre todos os participantes. Espera-se do aluno que efetue as leituras indicadas e participe ativamente nas discussões. A autonomia na pesquisa de leituras adicionais e na preparação e elaboração do trabalho será positivamente avaliada.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As três componentes da aula - exposição teórica, apresentação oral e debate - proporcionam as condições necessárias para uma participação ativa dos alunos e para a apreensão de novos conhecimentos. A exposição teórica oferecerá as ferramentas para uma boa compreensão e interpretação das leituras recomendadas. A apresentação oral por parte dos alunos estimulará a sua capacidade analítica e visão crítica. O debate estimulará a troca intelectual de diferentes visões e interpretações sobre os temas em discussão. As três componentes irão proporcionar as ferramentas necessárias para a compreensão dos temas e dos recursos necessárias para a preparação do trabalho final.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29