Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo fundamental do seminário Teoria Antropológica é a criação de um espaço de caracterização e discussão de algumas das principais tendâncias e debates que caracterizam a antropologia contemporânea. O programa estrutura-se de acordo com seis módulos que propõem abordagens interligadas e complementares a alguns grandes tópicos da agenda da antropologia contemporânea. Num primeiro momento, serão apresentadas algumas das questões centrais da antropologia moderna. Num segundo é proposta uma abordagem a discussoões contemporâneas sobre cosmologias, agencialidade e modos de produção do social. Segue-se um bloco focado nas relações entre etnografia e antropologia, entre abordagem teórica e abordagem analítica e nos usos da comparação. No final do seminaário serão abordadas questões de natureza epistemológica relacionadas com processos de categorizção, a noção de evidência e produção de conhecimento em antropologia.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Formação avançada nos principais debates teóricos contemporâneos. OA2 - Desenvolvimento de competências teóricas e analíticas. OA3 - Capacitar para a elaboração de estados da arte. OA4 - Desenvolver espirito critico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A ANTROPOLOGIA HOJE. UM BALANÇO 2. COSMOLOGIAS, SUJEITOS, RELACIONAMENTOS. Modos de produção do social, Agencialidades, Alteridade e Ontologias. Etnografias do futuro. 3. EXPERIÊNCIA, TEORIA, ETNOGRAFIA, MÉTODO . Teoria, etnografia e metodologia. Abordagem teórica e abordagem analítica. 4. DOS TEMAS AOS PROBLEMAS Exploração da relação entre objetos e campos de estudo, e construções teóricas. Futuro, antropoceno, afetos. 5. TEORIA, ETNOGRAFIA, MÉTODO Método e teoria, ou a relação entre antropologia e etnografia. 6. ANÁLISE, COMPARAÇÃO, EVIDÊNCIA Categorias, classificações e suas implicações nas pessoas. A noção de evidência.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - Através da leitura e debate de textos recentes e o foco temático em abordagens e debates dos últimos 10 anos. OA2 - Através dos debates em contexto de aula (blocos 1 a 6 dos conteúdos programáticos) e dos exercícios de avaliação propostos. OA3 - Através dos debates em contexto de aula (blocos 1 a 6 dos conteúdos programáticos) e dos exercícios de avaliação propostos. OA4 - Através da leitura crítica e debate dos textos seleccionados (blocos 1 a 6 dos conteúdos programáticos), com o debate em contexto de aula e o estímulo da leitura, argumentação e contra-argumentação.
Avaliação / Assessment
O(a)s estudantes deverão ler os textos de referência indicados para as sessões. O (a)s estudantes deverão escolher um dos textos constantes na bibliografia a apresentar na aula respetiva e fazer uma apresentação oral e ensaio escrito em torno do texto, incluindo um resumo e problematização (pontos interessantes e pontos críticos). A apresentação individual no seminário (15 minutos) deverá ser acompanhada de um resumo do texto que não deverá exceder as três páginas (TNR, corpo 12, 1,5 linhas de intervalo, bibliografia incluída). A apresentação e resumo (30%) e a participação nas discussões (10%) constituem elementos avaliativos do seminário. No final do semestre deverá ser apresentado um ensaio final individual (10 páginas TNR, corpo 12, 1,5 linhas de intervalo, bibliografia incluída) que deverá proceder à discussão e aprofundamento dos temas mais englobantes tratados em seminário e poderá ser realizado em função dos interesses de pesquisa particulares do(a) aluno(a). Deverá recorrer a pelo menos seis referências bibliográficas constantes da bibliografia do seminário (60% da nota final). O prazo de entrega do ensaio final é 10 de janeiro 2025.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
M1- Cada sessão é baseada na leitura prévia de um ou mais textos. M2- Em cada sessão um a dois alunos devem fazer apresentação crítica do texto indicado. M3- À discussão do texto pelos alunos segue-se sistematização crítica pelo docente. M4- O ensaio final consiste num estado da arte sobre os temas englobantes do programa.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os OA propostos respondem geralmente à necessidade de (1) desenvolver um conhecimento aprofundado tanto da história da disciplina do ponto de vista teórico, como dos debates contemporâneos; e (2) desenvolver capacidade analítica crítica em relação às propostas teóricas e conceptuais. As metodologias de exposição e avaliação (M1 a M4) fomentam essas duas valências e servirão de critério para a elaboração da nota final.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia de referência e consulta/Reference and consultation references: CANDEA, M. 2017. Schools and Styles of Anthropological Theory. London & New York: Routledge. ERIKSEN, T.H. 2004. What is Anthropology?. London: Pluto Press. MOORE, H. L., & T. SANDERS (eds). 2014. Anthropology in Theory: Issues in Epistemology. Oxford: John Wiley & Sons. ZEITLYN, D., 2022. An Anthropological Toolkit: Sixty Useful Concepts. Oxford & New York: Berghahn Books VV.AA. The Sage handbook of Social Anthropology.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bibliografia de leitura obrigatória para as aulas/Compulsory reading for the lectures: ABU-LUGHOD, L., 1991, “Writing Against Culture” in Fox, R. (ed.), Recapturing Anthropology. Working in the Present, Santa Fe, School of American Research Press, pp. 137-162. AHMED, Sara. 2004. “Affective Economies.” Social Text 22 (2): 117–39. APPADURAI, A, 2013, The Future as Cultural Fact. Essays on the Global Condition, London, Verso, pp. 285-300. BLOCH, M., 2008, “Truth and Sight: Generalizing without Universalizing”, Journal of the Royal Anthropological Institute, (N.S.): S22-S32. BLOCH, M., 2017, “Anthropology is an odd subject”, HAU: Journal of Ethnographic Theory 7(1): 33-43. BRYANT, R. and KNIGHT, D., 2019, The Anthropology of the Future, Cambridge, Cambridge University Press, pp.1-20. COL, G da and GRAEBER D., 2011, “Foreword. The Return of Ethnographic Theory”, HAU: Journal of Ethnographic Theory, 1(1): vi-xxxv. 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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-17