Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
É relevante conhecimento do inglês
Objetivos Gerais / Objectives
No seu conjunto, a UC tem como objetivo elucidar os principais debates integrados pela Antropologia nos últimos anos e expandir o respetivo escopo para questões mais vastas, relativas ao posicionamento do antropólogo no interior da disciplina, sobretudo com base na recusa da supremacia ideológica e intelectual europeia.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Conhecimento de diferentes dossiês de pesquisa e seus investigadores OA2 - Perceção da diversidade da produção antropológica segundo contextos, teorizações, metodologias e interdisciplinaridades OA3 - Exercitar a capacidade de formular juízos críticos sobre resultados de pesquisa de outros investigadores OA4 - Formular novas questões de pesquisa a partir de resultados de pesquisa de outros investigadores OA5 - Capacidade de produzir sínteses e leituras críticas de materiais e/ou resultados de pesquisa. OA6 - Capacidade de operacionalizar conceitos e quadros teóricos a partir de materias e/ou resultados de pesquisa
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A UC está dividida em 2 módulos: Módulo 1: Antropologia crítica, usos do tempo, futuridade (Paula Godinho, 6 sessões) 1. Crítica indígena, contaminações, coetaneidade, presentismo, retrotopia 2. Regimes patrimoniais: fetichismo, mercadorização, iconoclastia, antipatrimónio, comum 3. O futuro com facto cultural 4. Colonialismo, colonialidades, de(s)colonialidades, necropolítica. 5. Lutas pela memória e inscrição: antirracismo, de(s)colonialidades, anti-museu e pós-museu Módulo 2: Antropologia, crise, ecologia (Antonio Maria Pusceddu, 6 sessões) a. A crise como espaço e tempo da reflexão antropológica b. Crise climática e Antropoceno: regresso das grandes narrações? c. Fim do mundo, “apocalipses culturais” e catástrofe ecológica: velhos debates, novos horizontes d. Sobreviver, conviver, transformar: o papel da antropologia?
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A organização e conteúdo das sessões de apresentação de resultados da pesquisa permitem concretizar os objetivos de aprendizagem através das atividades que estruturam a UC (OA1;OA2;OA3) e, simultaneamente, fornecem os estímulos necessários ao desenvolvimento das competências subjacentes aos restantes objetivos de aprendizagem (OA4; OA5; OA6).
Avaliação / Assessment
Participação informada nas sessões (30%) e ensaio final (70%), cruzando 5 dos textos propostos, com um máximo de 35000 caracteres.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
M1 - A UC está dividida em 2 módulos temáticos com vários sub-tópicos. M2 - Cada módulo é leccionado/coordenado por um docente/investigador diferente e um conjunto de investigadores convidados M3 - O estudante submete ensaio sobre pelo menos um dos temas abordados e articulados com a sua pesquisa. A assiduidade às aulas é relevante para os estudantes acompanharem a evolução da UC e adquirirem uma perspectiva de conjunto analítica e crítica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC procura fornecer aos estudantes uma perspetiva alargada de campos, quadros teóricos, conceptuais e metodológicos da pesquisa em Antropologia, recorrendo,em cada edição, a um conjunto de investigadores e especialistas selecionados de acordo com a diversidade dos seus interesses e tópicos de pesquisa, bem como com os interesses específicos dos estudantes e seus projetos de tese. As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem tal como se demonstra através das seguintes equivalências: M1 - OA1; OA2 M2 - OA1; OA2; OA3; OA5 M3 - OA4; OA5; OA6
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
DE MARTINO, Ernesto (2023) The End of the World: Cultural Apocalypse and Transcendence (tradução: Dorothy L. Zinn). Chicago: Chicago University Press. GRAEBER, David; WENGROW, David (2021) The Dawn of Everything: A New History of Humanity, London, Penguin Books. MOORE, Jason W. ed. (2016). Anthropocene or Capitalocene? Nature, History, and the Crisis of Capitalism. Detroit: PM Press. NAROTZKY, Susana and Niko BESNIER (2014) Crisis, value, and hope: Rethinking the economy. Current Anthropology 55 (S9): S4–S16. VALENCIA, Guadalupe; GUITIÁN, Monica; CONTRERAS, Raúl, ed. (2023) Futuros en disputa. Las narrativas sobre el porvenir, Ciudad de Mexico, UNAM.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-16