Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03435
Acrónimo :
03435
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
26.0h/sem
Trabalho Autónomo :
124.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimento do inglês falado e escrito

Objetivos Gerais / Objectives


No seu conjunto, a UC tem como objetivo elucidar os principais debates integrados pela Antropologia nos últimos anos e expandir o respetivo escopo para questões mais vastas, relativas ao posicionamento do antropólogo no interior da disciplina, sobretudo com base na recusa da supremacia ideológica e intelectual europeia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Conhecimento de diferentes dossiês de pesquisa e seus investigadores OA2 - Perceção da diversidade da produção antropológica segundo contextos, teorizações, metodologias e interdisciplinaridades OA3 - Exercitar a capacidade de formular juízos críticos sobre resultados de pesquisa de outros investigadores OA4 - Formular novas questões de pesquisa a partir de resultados de pesquisa de outros investigadores OA5 - Capacidade de produzir sínteses e leituras críticas de materiais e/ou resultados de pesquisa. OA6 - Capacidade de operacionalizar conceitos e quadros teóricos a partir de materias e/ou resultados de pesquisa

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - O primeiro módulo introduzirá o debate em torno das organizações e a antropologia pública. Filipe Reis e Margarida Fernandes. CP2 - O segundo módulo analisa as alterações climáticas e as suas implicações e a importância da primatologia para a compreensão da evolução e adaptação humana. Paulo Mendes e Tânia Minhós. CP3 - O terceiro módulo versará as problemáticas da subalternidade e das periferias. Rosa Maria Perez e Otávio Raposo. CP4 - O quarto módulo analisará formas e expressões de protesto e resistência - Paulo Raposo e Margarida Fernandes. CP5 - O quinto módulo apresenta uma perspectiva crítica das fontes, registos e interacções: arquivos, media e antropologia digital. Filipe Reis e Frederico Delgado Rosa

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A organização e conteúdo das sessões de apresentação de resultados da pesquisa permitem concretizar os objetivos de aprendizagem através das atividades que estruturam a UC (OA1;OA2;OA3) e, simultaneamente, fornecem os estímulos necessários ao desenvolvimento das competências subjacentes aos restantes objetivos de aprendizagem (OA4; OA5; OA6).

Avaliação / Assessment


Serão usados os seguintes instrumentos de avaliação: O estudante escolherá um dos módulos e submeterá um ensaio escrito, com o máximo de 3000 palavras, sobre o tema - 60.0% Um relatório crítico com o máximo de 200 palavras - 30.0% Assistência às aulas e participação informada: 10.0%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


M1 - A UC está dividida em módulos temáticos. M2 - Cada módulo é leccionado por um docente/investigador diferente; o conjunto de docentes é decidido anualmente. M3 - Cada docente fornece 1 texto fundamental que será discutido em Seminário. M4 - O estudante escolhe um dos módulos e submete ensaio sobre o tema. A assiduidade às aulas é muito importante para os estudantes acompanharem a evolução da UC e adquirirem uma perspectiva de conjunto analítica e crítica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC procura fornecer aos estudantes uma perspetiva alargada de campos, quadros teóricos, conceptuais e metodológicos da pesquisa em Antropologia, recorrendo,em cada edição, a um conjunto de investigadores e especialistas selecionados de acordo com a diversidade dos seus interesses e tópicos de pesquisa, bem como com os interesses específicos dos estudantes e seus projetos de tese. As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem tal como se demonstra através das seguintes equivalências: M1 - OA1; OA2 M2 - OA1; OA2; OA3; OA5 M3 - OA3; OA4; OA5 M4 - OA4; OA5; OA6

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Trouillot, Michel-Rolph, 2003, Global Transformations: Anthropology and the Modern World. Nova Iorque: Palgrave. cap. 5. Mignolo, Walter D. 2000. Coloniality, Subaltern Knowledges, and Border Thinking. Princeton:Princeton University Press. cap. 4. Crate, Susan A. 2011. ?Climate and Culture: Anthropology in the Era of Contemporary Climate Change?. Annual Review of Anthropology, 40. pp. 175?94 Castro, Laureano & Miguel A. Toro. 2004. ?The evolution of culture: From primate social learning to human culture?. Proceedings of the National Academy of Sciences. July. 101(27). pp. 10235-10240. Borofsky, Rob. 2019. ?Shifting the Paradigms Towards a Public Anthropology? In Rob Borofsky, An Anthropology of Anthropology. It is time to shift paradigms? Kailua: Center for a Public Anthropology. pp. 123-172.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Shore, Chris. 2011. ?Introduction?, In Chris Shore, Susan Wright & Davide Però. 2011. Policy Worlds: Anthropology and the Analysis of Contemporary Power. London: Berghahn Books. pp. 1-25. Rosa, Frederico Delgado. 2019. ?Exhuming the Ancestors: A Reassessment of Fabian?s Critique of Allochronism?. Critique of Anthropology. Vol. 9 (4). pp. 458-477. Raposo, Paulo. 2015. ?Artivismo?: articulando dissidências, criando insurgências?. Cadernos de Arte e Antropologia. Vol. 4, nº 2. pp. 3-12. Raposo, Otávio. 2018. ?Guias da Periferia: usos da arte urbana num bairro precarizado de Lisboa?. In Renata Gonçalves & Lígia Ferro (Org.). Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Mauad. pp. 127-144. Raposo, Otávio 2010, ??Tu és rapper, representa arrentela, és red eyes gang?: Sociabilidades e estilos de vida de jovens do subúrbio de Lisboa?. Revista Sociologia, Problemas e Práticas. vol. 64. pp.127-147. Miller, Daniel et alli. 2016. How the World Changed Social Media. London: UCL Press. pp. 1-24. Miller, Daniel & Heather A. Horst. 2012. ?The Digital and the Human: A Prospectus for Digital Anthropology?. in Heather A. Horst & Daniel Miller. Digital Anthropology. London/New York: Berg Publishers. pp. 3-35. Mcgranahan, Carole. 2006. ?Introduction: Public Anthropology? in: India Review, vol. 5, nos. 3?4, July/October, pp. 255?267. Marcon, Frank, Livia Sedano & Otávio Raposo. 2018. ?Introdução ao Dossiê ?Juventudes e Músicas Digitais Periféricas??. Cadernos de Arte e Antropologia. 7(1). pp. 5-14. Larsen, Peter Billie. 2017. ?The Good, the Ugly and the ?Dirty Harry?s of Conservation: Rethinking the Anthropology of Conservation NGOs?. In Peter Billie Larsen & Dan Brockington. 2017. The Anthropology of Conservation NGOs: Rethinking the Boundaries. Springer International Publishing. pp. 17-46. Juris, Jeffrey S. & Alex Khasnabish. 2016. ?Introduction: Ethnography and Activism within Networked Spaces of Transnational Encounter?. In Martin Holbraad, & Morten Axel Pedersen, Times of security: Ethnographies of fear, protest and the future., Abingdon & New York: Routledge. pp.1-36. Jordan, Ann T. & D. Douglas Caulkins. 2013. ?Expanding the Field of Organizational Anthropology for the Twenty-?rst Century?. In D. Douglas Caulkins & Ann T. Jordan (Eds.) A Companion to Organizational Anthropology. Malden(MA)/Oxford: Wiley-Blackwell. pp.1-24. Janson Charles H., 2000, ?Primate socio-ecology: The end of a golden age?. Evolutionary Anthropology. 9. pp. 73-86. Hockings, Kimberley J.; Matthew R. McLennan, Susana Carvalho, Marc Ancrenaz, Rene Bobe, Richard W. Byrne, Robin I. M. Dunbar, Tetsuro Matsuzawa, William C. Mcgrew, Elizabeth A. Williamson, Michael L.Wilson, Bernard Wood, Richard W. Wrangham & Catherine M. Hill. 2015. ?Apes in the Anthropocene: Flexibility and survival?. Trends in Ecology & Evolution. 30 (4). pp. 215?222. Ginsburg, Faye D.; Lila Abu-Lughood & Brian Larkin. 2002. ?Introduction? In Media Worlds. Anthropology on New Terrain. Berkeley: University of California Press. pp. 1-36. Gardner, Helen and Robert Kenny. 2016. ?Before the Field: Colonial Anthropology Reassessed?; Oceania. Special Issue: Before the Field: Colonial Ethnography 39;s Challenge to British Anthropology. 86. (3): 218-224. Fiske, S.J., Crate, S.A., Crumley, C.L., Galvin, K., Lazrus, H., Lucero, L. OliverSmith, A., Orlove, B., Strauss, S., Wilk, R. 2014. Changing the Atmosphere. Anthropology and Climate Change. Final report of the AAA Global Climate Change Task Force. Arlington, VA: American Anthropological Association. pp.41-56 Feixa, Carlos, Jeffrey Juris & Inês Pereira, 2009 "Global citizenship and the 'new, new' social movements: Iberian connections". Young, Vol. 17. nº4. pp. 421-442. Eriksen, Thomas Hylland. 2018. ?Cooling down the overheated Anthropocene. Lessons from anthropology and cultural history?. Gutorm Gjessing Lecture. Museum of Cultural History, University of Oslo Museum of Cultural History Working Paper 1 Edelman, Marc. 2001. ?Social Movements: Changing Paradigms and Forms of Politics?. Annual Review of Anthropology. 30. pp. 285?317. Di Giovanni, Julia Ruiz. 2015. ?Artes de abrir espaço. Apontamentos para a análise de práticas em trânsito entre arte e ativismo?. Cadernos de Arte e Antropologia. Vol. 4. nº 2. pp. 13-27. Desai, Manisha. 2013. ?The Possibilities and Perils for Scholar-Activists and Activist-Scholars Reflections on the Feminist Dialogues?. In Jeffrey Juris & Alex Khasnabish (Eds.). Insurgent Encounters: Transnational Activism, Ethnography, and the Political. Durham/London: Duke University Press Books Chakrabarty, Dipesh. 1992. ?Postcoloniality and the artifices of History. Who speaks for the IndianPast??. Representations. nº.37. pp.1-26. Bashkow, Ira. 2019. ?Fieldwork Predecessors and Indigenous Communities in Native North?. In R. Darnell and F. W. Gleach (eds.). Disruptive Voices and the Singularity of Histories (Histories of Anthropology Annual, Vol. 13). Lincoln: University of Nebraska Press. pp. 211- 229.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16