Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
É relevante conhecimento do inglês
Objetivos Gerais / Objectives
No seu conjunto, a UC tem como objetivo elucidar os principais debates integrados pela Antropologia nos últimos anos e expandir o respetivo escopo para questões mais vastas, relativas ao posicionamento do antropólogo no interior da disciplina, sobretudo com base na recusa da supremacia ideológica e intelectual europeia.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Conhecimento de diferentes dossiês de pesquisa e seus investigadores OA2 - Perceção da diversidade da produção antropológica segundo contextos, teorizações, metodologias e interdisciplinaridades OA3 - Exercitar a capacidade de formular juízos críticos sobre resultados de pesquisa de outros investigadores OA4 - Formular novas questões de pesquisa a partir de resultados de pesquisa de outros investigadores OA5 - Capacidade de produzir sínteses e leituras críticas de materiais e/ou resultados de pesquisa. OA6 - Capacidade de operacionalizar conceitos e quadros teóricos a partir de materias e/ou resultados de pesquisa
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A UC está dividida em 2 módulos: CP1 - Debates contemporâneos, antropologia crítica e usos do tempo – Temporalidades a. Crítica indígena, contaminações, coetaneidade, presentismo, retrotopia b. Regimes patrimoniais: fetichismo, mercadorização, iconoclastia e antipatrimónio c. O futuro com facto cultural d. Lutas pela memória e inscrição: antirracismo, de(s)colonialidades, anti-museu e pós-museu e. Colonialismo, colonialidades, de(s)colonialidades, necropolítica. CP2 - Debates e tensões epistemológicas: descolonizando produção de conhecimento antropológico. a. Pesquisas colaborativas e métodos participativos b. Ontologias e partilha de saberes c. Diálogos transdisciplinares d. Teorias feministas, queer, intersecionais e. Ecologias decoloniais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A organização e conteúdo das sessões de apresentação de resultados da pesquisa permitem concretizar os objetivos de aprendizagem através das atividades que estruturam a UC (OA1;OA2;OA3) e, simultaneamente, fornecem os estímulos necessários ao desenvolvimento das competências subjacentes aos restantes objetivos de aprendizagem (OA4; OA5; OA6).
Avaliação / Assessment
Serão usados os seguintes instrumentos de avaliação: Cada estudante submeterá um ensaio escrito sobre um dos temas abordados em articulação com o seu projeto de pesquisa - 70.0% Assistência às aulas, participação informada e elaboração de uma questão a colocar a um dos convidados: 30.0% Não existe exame
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
M1 - A UC está dividida em 2 módulos temáticos com vários sub-tópicos. M2 - Cada módulo é leccionado/coordenado por um docente/investigador diferente e um conjunto de investigadores convidados M3 - O estudante submete ensaio sobre pelo menos um dos temas abordados e articulados com a sua pesquisa. A assiduidade às aulas é relevante para os estudantes acompanharem a evolução da UC e adquirirem uma perspectiva de conjunto analítica e crítica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC procura fornecer aos estudantes uma perspetiva alargada de campos, quadros teóricos, conceptuais e metodológicos da pesquisa em Antropologia, recorrendo,em cada edição, a um conjunto de investigadores e especialistas selecionados de acordo com a diversidade dos seus interesses e tópicos de pesquisa, bem como com os interesses específicos dos estudantes e seus projetos de tese. As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem tal como se demonstra através das seguintes equivalências: M1 - OA1; OA2 M2 - OA1; OA2; OA3; OA5 M3 - OA4; OA5; OA6
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24