Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Estudantes admitidos ao doutoramento com apresentação de pré-projeto
Objetivos Gerais / Objectives
Ajudar os alunos na construção de uma primeira versão do projeto de doutoramento, a ser desenvolvida no segundo semestre e avaliada no final do ano letivo
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Definição de objeto de pesquisa OA2 - Definição do problema de pesquisa OA3 - Definição do enquadramento teórico da pesquisa
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Discussão dos projetos apresentados na candidatura ao programa de doutoramento CP2 - Formulação de nova versão dos projetos após críticas do docente CP3 - Exercícios de desconstrução, contrafactualidade e hipóteses alternativas CP4 - Elaboração de nova versão dos projetos após os exercícios CP5 - Exposição a doutorandos do 2º ano partilhando experiência entre projeto e prossecuçãoo da pesquisa CP6 - Apresentações individuais do estado dos projetos e seu debate em coletivo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os OA - Todos os CP.
Avaliação / Assessment
- Progresso ao longo do semestre contribui para 40% da avaliação - Apresentação final do estado do projeto contribui para 60% da avaliação
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
M1 - A UC funciona como um workshop contínuo M2 - Os estudantes escrevem e apresentam várias versões do projeto consoante o avanço na discussão M3 - A discussão é coletiva e envolve também alunos do 2º ano M4 - O progresso ao longo do semestre contribui para a avaliação M5 - A apresentação final do estado do projeto contribui para a avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Todas as M - todos os OA.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Monografia: BOURGOIS, Philippe, 1995, In Search of Respect : Selling Crack in El Barrio. Cambridge: Cambridge University Press. Howard S. Becker, 2007, Writing for Social Scientists: How to Start and Finish Your Thesis, Book, or Article, Second Edition. University of Chicago Press. James D. Faubion and George E. Marcus, eds. 2009, Fieldwork Is Not What It Used to Be: Learning Anthropology?s Method in a Time of Transition. Ithaca and London: Cornell University Press. Allaine Cerwonka and Liisa H. Malkki, 2007, Improvising Theory: Process and Temporality in Ethnographic Fieldwork. Chicago and London: University of Chicago Press. Rivoal, Isabelle and Salazar, Noel B. 2013, ?Contemporary ethnographic practice and the value of serendipity?. Social Anthropology 21(2):178-185 Strathern, Marilyn (ed.), 2000. Audit Cultures: Anthropological Studies in Accountability, Ethics, and the Academy. London, Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16