Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03436
Acrónimo :
03436
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
26.0h/sem
Trabalho Autónomo :
274.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Estudantes admitidos ao doutoramento com apresentação de pré-projeto

Objetivos Gerais / Objectives


Ajudar os alunos na construção de uma primeira versão do projeto de doutoramento, a ser desenvolvida no segundo semestre e avaliada no final do ano letivo

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Definição de objeto de pesquisa OA2 - Definição do problema de pesquisa OA3 - Definição do enquadramento teórico da pesquisa

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Discussão dos projetos apresentados na candidatura ao programa de doutoramento CP2 - Formulação de nova versão dos projetos após críticas do docente CP3 - Exercícios de desconstrução, contrafactualidade e hipóteses alternativas CP4 - Elaboração de nova versão dos projetos após os exercícios CP5 - Exposição a doutorandos do 2º ano partilhando experiência entre projeto e prossecuçãoo da pesquisa CP6 - Apresentações individuais do estado dos projetos e seu debate em coletivo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os OA - Todos os CP.

Avaliação / Assessment


- Progresso ao longo do semestre contribui para 40% da avaliação - Apresentação final do estado do projeto contribui para 60% da avaliação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


M1 - A UC funciona como um workshop contínuo M2 - Os estudantes escrevem e apresentam várias versões do projeto consoante o avanço na discussão M3 - A discussão é coletiva e envolve também alunos do 2º ano M4 - O progresso ao longo do semestre contribui para a avaliação M5 - A apresentação final do estado do projeto contribui para a avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todas as M - todos os OA.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Monografia: BOURGOIS, Philippe, 1995, In Search of Respect : Selling Crack in El Barrio. Cambridge: Cambridge University Press. Howard S. Becker, 2007, Writing for Social Scientists: How to Start and Finish Your Thesis, Book, or Article, Second Edition. University of Chicago Press. James D. Faubion and George E. Marcus, eds. 2009, Fieldwork Is Not What It Used to Be: Learning Anthropology?s Method in a Time of Transition. Ithaca and London: Cornell University Press. Allaine Cerwonka and Liisa H. Malkki, 2007, Improvising Theory: Process and Temporality in Ethnographic Fieldwork. Chicago and London: University of Chicago Press. Rivoal, Isabelle and Salazar, Noel B. 2013, ?Contemporary ethnographic practice and the value of serendipity?. Social Anthropology 21(2):178-185 Strathern, Marilyn (ed.), 2000. Audit Cultures: Anthropological Studies in Accountability, Ethics, and the Academy. London, Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16