Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03436
Acrónimo :
03436
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
26.0h/sem
Trabalho Autónomo :
274.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Estudantes admitidos ao doutoramento com apresentação de pré-projeto

Objetivos Gerais / Objectives


Ajudar os alunos na construção de uma primeira versão do projeto de doutoramento, a ser desenvolvida no segundo semestre e avaliada no final do ano letivo

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Definição de objeto de pesquisa OA2 - Definição do problema de pesquisa OA3 - Definição do enquadramento teórico da pesquisa

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Discussão dos projetos apresentados na candidatura ao programa de doutoramento CP2 - Formulação de nova versão dos projetos após críticas do docente CP3 - Exercícios de desconstrução, contrafactualidade e hipóteses alternativas CP4 - Elaboração de nova versão dos projetos após os exercícios CP5 - Exposição a doutorandos do 2º ano partilhando experiência entre projeto e prossecuçãoo da pesquisa CP6 - Apresentações individuais do estado dos projetos e seu debate em coletivo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O trabalho de desenvolvimento dos pré-projetos, através de seminários de exercícios críticos, autocríticos e de debate em torno das perguntas "o quê", "porquê" e "como", conduz a uma reformulação profunda do pré-projeto

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Progresso ao longo do semestre contribui para 40% da avaliação - Apresentação final do estado do projeto contribui para 60% da avaliação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


M1 - A UC funciona como um workshop contínuo M2 - Os estudantes escrevem e apresentam várias versões do projeto consoante o avanço na discussão M3 - A discussão é coletiva e envolve também alunos do 2º ano M4 - O progresso ao longo do semestre contribui para a avaliação M5 - A apresentação final do estado do projeto contribui para a avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todas as M - todos os OA, dada a natureza de seminário de doutoramento focado na melhoria do pré-projeto de modo a transformá-lo num projeto defensável perante júri no final do 1º ano

Observações / Observations


-A UC é lecionada em conjunto (com ambos presentes em todas as sessões) por Miguel Vale de Almeida (Iscte) e Maria Cardeira da Silva (NOVA FCSH)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Não se aplica, dada a natureza do seminário

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Não se aplica

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-16