Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Estudantes admitidos ao doutoramento com apresentação de pré-projeto
Objetivos Gerais / Objectives
Ajudar os alunos na construção de uma primeira versão do projeto de doutoramento, a ser desenvolvida no segundo semestre e avaliada no final do ano letivo
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Definição de objeto de pesquisa OA2 - Definição do problema de pesquisa OA3 - Definição do enquadramento teórico da pesquisa
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Discussão dos projetos apresentados na candidatura ao programa de doutoramento CP2 - Formulação de nova versão dos projetos após críticas do docente CP3 - Exercícios de desconstrução, contrafactualidade e hipóteses alternativas CP4 - Elaboração de nova versão dos projetos após os exercícios CP5 - Exposição a doutorandos do 2º ano partilhando experiência entre projeto e prossecuçãoo da pesquisa CP6 - Apresentações individuais do estado dos projetos e seu debate em coletivo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O trabalho de desenvolvimento dos pré-projetos, através de seminários de exercícios críticos, autocríticos e de debate em torno das perguntas "o quê", "porquê" e "como", conduz a uma reformulação profunda do pré-projeto
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Progresso ao longo do semestre contribui para 40% da avaliação - Apresentação final do estado do projeto contribui para 60% da avaliação
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
M1 - A UC funciona como um workshop contínuo M2 - Os estudantes escrevem e apresentam várias versões do projeto consoante o avanço na discussão M3 - A discussão é coletiva e envolve também alunos do 2º ano M4 - O progresso ao longo do semestre contribui para a avaliação M5 - A apresentação final do estado do projeto contribui para a avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Todas as M - todos os OA, dada a natureza de seminário de doutoramento focado na melhoria do pré-projeto de modo a transformá-lo num projeto defensável perante júri no final do 1º ano
Observações / Observations
-A UC é lecionada em conjunto (com ambos presentes em todas as sessões) por Miguel Vale de Almeida (Iscte) e Maria Cardeira da Silva (NOVA FCSH)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Não se aplica, dada a natureza do seminário
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Não se aplica
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-16