Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03437
Acrónimo :
03437
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
26.0h/sem
Trabalho Autónomo :
124.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não há

Objetivos Gerais / Objectives


Nesta UC irão ser abordados dois grandes blocos temáticos: ?Formas de diferenciação social? e ?Cidades e cultura?. Numa abordagem inicial serão apresentadas as grandes linhas teóricas seguindo-se apresentações de estudos de caso. Os temas abordados pretendem cruzar-se com os objectos mencionados nos projectos dos estudantes do Doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Tal como em Debates em Antropologia, conhecimento de diferentes dossiês de pesquisa e seus investigadores, mas agora levando em conta as áreas principais em que se situam os projetos de tese dos estudantes, definidos no 1º semestre OA2 - Perceção da diversidade da produção antropológica segundo contextos, teorizações, metodologias e interdisciplinaridades, mas agora levando em conta as áreas principais em que se situam os projetos de tese dos estudantes, definidos no 1º semestre.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Primeiro módulo: Formas de diferenciação social - Género como categoria de diferenciação social - Classe como categoria de diferenciação social - Interseccionalidades - identidade e etnicidade: Transnacionalismo e diáspora - (in)segurança - Antropologia na educação CP2 - Segundo móduo: Cidades e cultura - Habitar, visitar, ser excluído: cidades e dinâmicas identitárias - Cidades e mobilidades - Cidades e práticas artísticas - Cidades e natureza

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Todos os CP OA2 - Todos os CP

Avaliação / Assessment


- Para cada aula haverá 1 texto de leitura obrigatória - Participação nos debates nas aulas - 20% x 2 módulos = 40%. - Ensaio elaborado sobre um dos módulos temáticos, de preferência o que mais estiver relacionado com o tema de tese do estudante - 60%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


M1 - A UC está dividida em 2 módulos de 3 sessões cada M2 - Cada módulo é lecionado por uma das docentes coordenadoras que convidarão especialistas nas áreas temáticas /investigador diferente; o conjunto de docentes é decidido anualmente M3 - Cada docente fornece 1 texto fundamental para ser lido e discutido nas aulas M4 - Os estudantes devem ler os textos e participar activamente nos debates organizados nas aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Todos os CP OA2 - Todos os CP

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Segal, Daniel & Sylvia Yanagisako (eds.). 2005, Unrwapping the Sacred Bundle. Reflections on the Disciplining of Anthropology. Durham: Duke UP Sassen , Saskia. 2014. Expulsions: Brutality and Complexity in the Global Economy. Cambridge (MA) & London: Belknap Press of Harvard UP Ost David, 2015 "Class and social order: political consequences of the move from class to culture.? In Goddard, Victoria and Narotzky (ed) Industry and Work in Contemporary Capitalism. New York. Routledge: 64-78 Crenshaw, Kimberle (1991) Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence against Women of Color. Stanford Law Review Vol. 43 (6): 1241-1299 Ingold, Tim. 2011. Being Alive, Essays on Movement, Knowledge and Description. London: Routledge. Hannerz, Ulf. 2016. Writing Future Worlds: An Anthropologist Explores Global Scenarios. London: Palgrave Eriksen, Thomas H. 2015. Small Places, Large Issues. London:Pluto Press Appadurai, Arjun. 2013. The Future as Cultural Fact. London: Verso

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zukin, S. (1995), The Cultures of Cities. Oxford, Blackwell. Steven Vertovec (2001) Transnationalism and identity, Journal of Ethnic and Migration Studies, 27:4, 573-582 Simmel, G., 1997, A Metrópole e a Vida do espírito, in Fortuna, C., Cidade, cultura e globalização, Oeiras, Celta, pp. 31-43 Silvano, F., (2015). Musées et casinos dans une ville « Patrimoine Mondial » : authenticité et hyperréalité, deux formes culturelles de l?espace urbain de Macao. Fagnoni, E. and Gravari-Barbas (org.) Nouveaux musées, nouvelles ères urbaines, nouvelles pratiques touristiques, Presses de l´Université Laval. Segal, Daniel & Sylvia Yanagisako (eds.). 2005, Unrwapping the Sacred Bundle. Reflections on the Disciplining of Anthropology. Durham: Duke UP Schiller. N.G. and Ayse Çag?lar (2009), Towards a Comparative Theory of Locality in Migration Studies: Migrant Incorporation and City Scale, Journal of Ethnic and Migration Studies Vol. 35, No. 2, February 2009, pp. 177- 202? Sassen , Saskia. 2014. Expulsions: Brutality and Complexity in the Global Economy. Cambridge (MA) & London: Belknap Press of Harvard UP Piscitelli, Adriana 1998 Género em perspectiva cadernos pagu (11) 1998: pp.141-155 Ost David, 2015 "Class and social order: political consequences of the move from class to culture.? In Goddard, Victoria and Susana Narotzky (ed.s) Industry and Work in Contemporary Capitalism .Global models, local lives?New York. Routledge: 64-78 KARSTEDT, SUSANNE 2001 ?Comparing cultures, comparing crime: Challenges, prospects and problems for a global criminology? Crime, Law & Social Change 36: 285?308 Ingold, Tim. 2018. Anthrhopoogy and/as Education, New York: Routlege Ingold, Tim. 2011. Being Alive, Essays on Movement, Knowledge and Description. London: Routledge. Inês Lourenço & Rita Cachado (2018) The Role of Diu in the Hindu-Gujarati Diaspora in Portugal, South Asian Studies, 34:1, 47-56 Harper, Krista and Ana Isabel Afonso, 2016, Cultivating Civic Ecology - A Photovoice Study with Urban Gardeners in Lisbon, Portugal Anthropology in Action, 23, no. 1 (Spring): 6?13, Berghahn Books and the Association for Anthropology in Action. Hannerz, Ulf. 2016. Writing Future Worlds: An Anthropologist Explores Global Scenarios. London: Palgrave Frois, Catarina 2016 ?Close insecurity: shifting conceptions of security in prison confinement? in Social Anthropology/Anthropologie Sociale (2016) 0,01?15 Eriksen, Thomas H. 2015. Small Places, Large Issues: An Introduction to Social and Cultural Anthropology. London:Pluto Press Crenshaw, Kimberle (1991) Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence against Women of Color. Stanford Law Review Vol. 43 (6): 1241-1299 CREHAN, K., 2011, Community Art. An Anthropological Perspective, London, New York, Berg, pp. 3-25; 181-196 BESERRA, Bernadete2015. Da antropologia da educação a uma didática antropológica. In REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS DO NORTE E NORDESTE, 14, Maceió. Anais... Maceió: Edufal Appadurai, Arjun. 2013. The Future as Cultural Fact: Essays on the Global Condition. London: Verso

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16