Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03441
Acrónimo :
03441
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Hospitalidade e Turismo

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender o papel do planeamento e gestão de eventos desportivos, culturais e de negócios no desenvolvimento de uma estratégia para os destinos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Examinar as tendências na indústria dos grandes eventos OA2. Identificar os principais stakeholders em gestão de eventos OA3. Aplicar os conceitos de gestão de eventos OA4. Analisar a gestão de recursos físicos, humanos e financeiros OA5. Avaliar a gestão do risco inerente à gestão de eventos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


[I] Grandes eventos 1. Eventos desportivos 2. Eventos culturais 3. Congressos 4. Imagem do destino [II] Gestão de Eventos 5. Planeamento de eventos e estratégia 6. Gestão de projetos e relação dos eventos com a hospitalidade 7. Budget de eventos 8. Gestão do risco 9. Financiamento e patrocínios

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de consistência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA) e explica-se da seguinte forma: - Os conteúdos programáticos teóricos (CPT) do Ponto do Programa (PP) I.1, I.2, I.3 e I.4 encontram-se associados ao OA1 e OA2 (Examinar as tendências na indústria dos grandes eventos e identificar os principais stakeholders em gestão de eventos). - Os conteúdos programáticos teóricos (CPT) do Ponto do Programa (PP) II.5, II.6, II.7, II.8 e II.9 encontram-se associados ao OA3, OA4 e OA5 (aplicar os conceitos de gestão de eventos, analisar a gestão de recursos físicos, humanos e financeiros e avaliar a gestão do risco inerente à gestão de eventos).

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação ao longo do semestre é composto por: Teste escrito (individual) - 50% (nota mínima 8,5); Trabalho de Grupo - 30% (nota mínima 10); Participação (individual) - 20% (nota mínima 10). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. Esta UC contempla a avaliação por Exame individual (nota mínima 10). São admitidos a esta modalidade de avaliação os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Metodologia expositiva, através da exposição teórica dos conceitos em sala de aula - Metodologia ativa e demonstrativa, através da análise e resolução de casos de estudo em sala de aula - Metodologia ativa, através da realização de trabalhos de grupo e condução de projetos - Metodologia participativa, através da leitura autónoma de literatura previamente distribuída e discussão em sala de aula - Metodologia participativa, através da realização e análise de exercícios em sala de aula

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositiva, para apresentação dos quadros teóricos de referência (todos) 2. Participativa, com análise e resolução de exercícios práticos (todos) 3. Participativa e demonstrativa, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura (todos) 4. Activa, com realização de trabalhos individuais e de grupo (todos) 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas (todos)

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dowson, R., Albert B., Lomax, D. (2022). Event Planning and Management: Principles, Planning, and Practice, 3rd Edition. Kogan Page: New York, USA. EAN: 9781398607101

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Olya, H. G. (2019). A call for weather condition revaluation in mega-events management. Current Issues in Tourism, 22(1), 16-20. Bladen, C. (2021). The service semiotics of luxury events: An exploration for future research and events management industry practice. Research in Hospitality Management, 11(1), 53-57. Paul Brunt, P., Horner, S. & Semley, N. (2017). Research Methods in Tourism, Hospitality and Events Management. Sage Publications

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27