Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Hospitalidade e Turismo
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Compreender o papel do planeamento e gestão de eventos desportivos, culturais e de negócios no desenvolvimento de uma estratégia para os destinos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Compreender as tendências na indústria dos grandes eventos OA2. Identificar s principais stakeholders OA3. Definir os conceitos gestão de eventos: recursos físicos, humanos e financeiros. OA4. A gestão do risco
Conteúdos Programáticos / Syllabus
[I] Grandes eventos 1.Eventos desportivos 2. Eventos culturais 3. Congressos 4. Imagem do destino [II] Gestão de Eventos 5. Planeamento de eventos e estratégia 6. Gestão de projetos e relação dos eventos com a hospitalidade 7. Budget de eventos 8. Gestão do risco 9. Financiamento e patrocínio
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1- Ponto do Programa:1, 2, 3 &4 OA2- Ponto do Programa:5 OA3- Ponto do Programa:6 & 8 OA4- Ponto do Programa:7
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação contínua é composto por: Teste escrito - 50% (nota mínima 8,5); Trabalho de Grupo - 30% (nota mínima 10); Participação (individual) - 20% (nota mínima 10). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. Esta UC contempla a avaliação por Exame (nota mínima 10). São admitidos a esta modalidade de avaliação os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos; - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula; - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de exercícios em aula; - Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo; - Auto-estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Todos 4.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dowson, R., David Bassett. D. (2018). Event Planning and Management: Principles, Planning, and Practice (PR In Practice), 2nd Edition. Kogan Page: New York, USA.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Olya, H. G. (2019). A call for weather condition revaluation in mega-events management. Current Issues in Tourism, 22(1), 16-20. Bladen, C. (2021). The service semiotics of luxury events: An exploration for future research and events management industry practice. Research in Hospitality Management, 11(1), 53-57. Paul Brunt, P., Horner, S. & Semley, N. (2017). Research Methods in Tourism, Hospitality and Events Management. Sage Publications
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16