Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03442
Acrónimo :
03442
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Hospitalidade e Turismo

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender o mercado global do retalho de luxo e definir as ferramentas necessárias para gerir lojas no segmento de luxo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar os principais destinos de luxo ao nível mundial OA2. Compreender o CRM nas marcas de luxo, a venda pessoal e a experiência do consumidor OA3. Compreender os modelos de negócio para as marcas de luxo OA4. Identificar os fatores críticos de sucesso: distribuição, localização, design, merchandising, preço e promoção de vendas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


[I] Luxury Shopping 1.Centros comerciais 2.Shopping malls 3.Eventos 4. Os destinos de luxo [II] Gestão do retalho de luxo 5. Tendência no retalho de luxo 6.Modelos de distribuição para o retalho de luxo 7. Comportamento do consumidor e experiência 8. Conceito e design no retalho de luxo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1- Ponto do Programa: 1, 2, 3 & 4 OA2- Ponto do Programa: 5 OA3- Ponto do Programa: 6 OA4- Ponto do Programa: 7 & 8

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação contínua é composto por: Teste escrito - 50% (nota mínima 8,5); Trabalho de Grupo- 50% (nota mínima 10); A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. Esta UC contempla a avaliação por Exame. São admitidos a esta modalidade de avaliação os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem(ME): 1.Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2.Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3.Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4.Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Todos 4.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Berghaus, B., Müller-Stewens, G., & Reinecke, S. (Eds.). (2018). The management of luxury: an international guide. Kogan Page Publishers.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Turunen, L. L. M., & Pöyry, E. (2019). Shopping with the resale value in mind: A study on second?hand luxury consumers. International Journal of Consumer Studies, 43(6), 549-556. Iloranta, R. (2019). Luxury tourism service provision-Lessons from the industry. Tourism Management Perspectives, 32, 100568. Brochado, A., Oliveira, C., Rita, P., & Oliveira, F. (2019). Shopping centres beyond purchasing of luxury goods: a tourism perspective. Annals of Leisure Research, 22(4), 484-505. Hung, K., Ren, L., & Qiu, H. (2021). Luxury shopping abroad: What do Chinese tourists look for?. Tourism Management, 82, 104182.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16