Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Hospitalidade e Turismo
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Compreender o mercado global do retalho de luxo e definir as ferramentas necessárias para gerir o retalho no segmento de luxo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Principais características dos mercados de luxo internacionais OA2. Analisar o consumo responsável e a experiência do consumidor de luxo OA3. Compreender os modelos de negócio para as marcas de luxo OA4. Turismo de compras em diferentes geografias OA5. Elaborar estratégias para gerir retalho de luxo
Conteúdos Programáticos / Syllabus
[I] Gestão de retalho de luxo 1. Criação de valor e estratégias de competitividade 2. Estrutura do mercado por indústria 3. Noção de produtos de luxo 4. Cultura, apropriação cultural e ética [II] Turismo de compras 5. Tendências nos mercados de luxo 6. Modelos de distribuição para o retalho de luxo 7. Comportamento do consumidor e consumo responsável 8. Turismo de compras e eventos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de consistência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA) e explica-se da seguinte forma: - Os conteúdos programáticos teóricos (CPT) do Ponto do Programa (PP) I.1 e I.2 encontram-se associados ao OA1 e OA2 (Identificar as principais características dos mercados de luxo e analisar o consumo e a experiência do consumidor de luxo). - Os CPT do PP I.3 e I.4 encontram-se associados ao OA3 (compreender os modelos de negócio para as marcas de luxo). - Os CPT do PP II.5 e II.6 encontram-se associados ao OA4 (ajuizar o turismo de compras). - Os CPT do PP II.7 e II.8 encontram-se associados ao OA2 e OA5 (analisar o consumo e a experiência do consumidor de luxo e elaborar estratégias para gerir retalho de luxo).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Teste escrito individual - 50% (nota mínima 8,5); Trabalhos de Grupo- 50% (nota mínima 10); A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. Avaliação por exame: Teste escrito - 100% (nota minima 10)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Metodologia expositiva, através da exposição teórica dos conceitos em sala de aula - Metodologia ativa e demonstrativa, através da análise e resolução de casos de estudo em sala de aula - Metodologia ativa, através da realização de trabalhos de grupo e condução de projetos - Metodologia participativa, através da leitura autónoma de literatura previamente distribuída e discussão em sala de aula - Metodologia participativa, através da realização e análise de exercícios em sala de aula
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositiva, para apresentação dos quadros teóricos de referência (todos) 2. Participativa, com análise e resolução de exercícios práticos (todos) 3. Participativa e demonstrativa, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura (todos) 4. Activa, com realização de trabalhos individuais e de grupo (todos) 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas (todos)
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Berghaus, B., Müller-Stewens, G., & Reinecke, S. (Eds.). (2018). The management of luxury: an international guide. Kogan Page Publishers.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Turunen, L. L. M., & Pöyry, E. (2019). Shopping with the resale value in mind: A study on second-hand luxury consumers. International Journal of Consumer Studies, 43(6), 549-556. Iloranta, R. (2019). Luxury tourism service provision-Lessons from the industry. Tourism Management Perspectives, 32, 100568. Brochado, A., Oliveira, C., Rita, P., & Oliveira, F. (2019). Shopping centres beyond purchasing of luxury goods: a tourism perspective. Annals of Leisure Research, 22(4), 484-505. Hung, K., Ren, L., & Qiu, H. (2021). Luxury shopping abroad: What do Chinese tourists look for?. Tourism Management, 82, 104182.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-21