Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Hospitalidade e Turismo
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Compreender o mercado global do retalho de luxo e definir as ferramentas necessárias para gerir o retalho no segmento de luxo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar as principais características dos mercados de luxo OA2. Analisar o consumo e a experiência do consumidor de luxo OA3. Compreender os modelos de negócio para as marcas de luxo OA4. Ajuizar o turismo de compras OA5. Elaborar estratégias para gerir retalho de luxo
Conteúdos Programáticos / Syllabus
[I] Gestão de retalho de luxo 1. Criação de valor e estratégias de competitividade 2. Estrutura do mercado por indústria 3. Noção de produtos de luxo 4. Cultura e apropriação cultural [II] Turismo de compras 5. Tendências nos mercados de luxo 6. Modelos de distribuição para o retalho de luxo 7. Comportamento do consumidor e experiência de compra 8. Turismo de compras e eventos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de consistência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA) e explica-se da seguinte forma: - Os conteúdos programáticos teóricos (CPT) do Ponto do Programa (PP) I.1 e I.2 encontram-se associados ao OA1 e OA2 (Identificar as principais características dos mercados de luxo e analisar o consumo e a experiência do consumidor de luxo). - Os CPT do PP I.3 e I.4 encontram-se associados ao OA3 (compreender os modelos de negócio para as marcas de luxo). - Os CPT do PP II.5 e II.6 encontram-se associados ao OA4 (ajuizar o turismo de compras). - Os CPT do PP II.7 e II.8 encontram-se associados ao OA2 e OA5 (analisar o consumo e a experiência do consumidor de luxo e elaborar estratégias para gerir retalho de luxo).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Teste escrito individual - 50% (nota mínima 8,5); Trabalhos de Grupo- 50% (nota mínima 10); A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. Avaliação por exame: Teste escrito - 100% (nota minima 10)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Metodologia expositiva, através da exposição teórica dos conceitos em sala de aula - Metodologia ativa e demonstrativa, através da análise e resolução de casos de estudo em sala de aula - Metodologia ativa, através da realização de trabalhos de grupo e condução de projetos - Metodologia participativa, através da leitura autónoma de literatura previamente distribuída e discussão em sala de aula - Metodologia participativa, através da realização e análise de exercícios em sala de aula
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositiva, para apresentação dos quadros teóricos de referência (todos) 2. Participativa, com análise e resolução de exercícios práticos (todos) 3. Participativa e demonstrativa, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura (todos) 4. Activa, com realização de trabalhos individuais e de grupo (todos) 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas (todos)
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Berghaus, B., Müller-Stewens, G., & Reinecke, S. (Eds.). (2018). The management of luxury: an international guide. Kogan Page Publishers.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Turunen, L. L. M., & Pöyry, E. (2019). Shopping with the resale value in mind: A study on second-hand luxury consumers. International Journal of Consumer Studies, 43(6), 549-556. Iloranta, R. (2019). Luxury tourism service provision-Lessons from the industry. Tourism Management Perspectives, 32, 100568. Brochado, A., Oliveira, C., Rita, P., & Oliveira, F. (2019). Shopping centres beyond purchasing of luxury goods: a tourism perspective. Annals of Leisure Research, 22(4), 484-505. Hung, K., Ren, L., & Qiu, H. (2021). Luxury shopping abroad: What do Chinese tourists look for?. Tourism Management, 82, 104182.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-27