Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, desenvolvam competências conceptuais e aplicacionais no âmbito da utilização do comércio electrónico numa perspectiva de aplicação ao setor da hotelaria e turismo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1.Descrever os principais tipos de transações modelos de negócio em comércio eletrónico 2.Listar os tipos de mercados eletrónicos e descrever as suas características 3.Descrever a intermediação online e a sua caracterização 4. Identificar os principais tipos de modelos de negócio de e-commerce no setor da hotelaria e turismo. 5.Explicar as características dos principais modelos eletrónicos de B2B. 6.Discutir aplicações de m-commerce 7.Compreender a Web 2.0 e a revolução nas redes sociais 8.Compreender o processo de tomada de decisão dos consumidores, estudos de mercado e principais métodos publicitários utilizados na Internet
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Introduçao ao Comercio Eletrónico em Hotelaria e Turismo (E-Tourism) 2.E-Marketplaces 3.E-Tailing 4.Comercio Eletrónico B2B 5.Sistemas de Comercio Eletrónico Inovadores 6.M-Commerce 7.Web 2.0 e Redes Sociais 8.Comportamento do Consumidor Online, Estudos de Mercado eletrónicos e Publicidade na Internet
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1- Ponto do Programa:1 OA2- Ponto do Programa:2 OA3- Ponto do Programa:3 OA4- Ponto do Programa:4 OA5- Ponto do Programa:5 OA6- Ponto do Programa:6 OA7- Ponto do Programa:7 OA8- Ponto do Programa:8
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação contínua inclui: Teste - 50% (nota mínima 8,5); Trabalho de Grupo - 35% (n. mín. 10); Estudos de caso e análise de artigos - individual e/ou em grupo - 15% (n. mín. 10). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. A UC contempla avaliação por Exame. São admitidos nesta modalidade os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem(ME): 1.Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2.Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3.Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4.Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Todos 4.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Xiang, Z., Fuchs, M., Gretzel, U., & Höpken, W. (Eds.). (2022). Handbook of e-Tourism. Springer International Publishing.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Laudon Kenneth, Traver Carol (2014) E-Commerce Essentials (1/E). Pearson. Alcántara-Pilar, J. M., del Barrio-García, S., Crespo-Almendros, E., & Porcu, L. (2017). Toward an understanding of online information processing in e-tourism: does national culture matter?. Journal of Travel & Tourism Marketing, 34(8), 1128-1142. https://doi.org/10.1080/10548408.2017.1326363 Hamid, R. A., Albahri, A. S., Alwan, J. K., Al-Qaysi, Z. T., Albahri, O. S., Zaidan, A. A., ... & Zaidan, B. B. (2021). How smart is e-tourism? A systematic review of smart tourism recommendation system applying data management. Computer Science Review, 39, 100337. https://doi.org/10.1016/j.cosrev.2020.100337 Gretzel, U., Fuchs, M., Baggio, R., Hoepken, W., Law, R., Neidhardt, J., ... & Xiang, Z. (2020). e-Tourism beyond COVID-19: a call for transformative research. Information Technology & Tourism, 22(2), 187-203. https://doi.org/10.1007/s40558-020-00181-3
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16