Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03464
Acrónimo :
03464
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


capacidade para leitura de bibliografia em língua inglesa.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC de Antropologia Marítima pretende introduzir os estudantes a esta área de estudos apresentando-lhes exemplos temáticos e estudos de caso que ilustrem as vicissitudes dos modos de vida associados ao mar, perspectivando criticamente a importância histórica, ecológica e simbólica das zonas costeiras, das culturas marítimas e da maritimidade, entre o chamado "desenvolvimento" da Europa e de outras regiões do globo e o choque da era do Antropoceno.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 Capacidade para articular coerentemente os conteúdos programáticos propostos e, assim, formular problemas, definir percursos, cenários e focos de interesse para pesquisa. OA2 Capacidade para relacionar de forma abrangente os conteúdos programáticos propostos com as outras UCs e temáticas do curso. OA3 Capacidade para desenvolver uma reflexão informada e problematizante em torno do sentido da maritimidade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. A água e os imaginários marítimos P1.1. A dependência humana da água. P1.2. Perspetiva histórica das pescas em Portugal. P1.3. Aspetos da maritimidade na Oceania. P2. O Oceano na Era do Antropoceno P2.1. A apropriação e a privatização dos comuns. P2.2. Da grande aceleração à emergência climática. P2.3. Extrativismo, devastação, colapso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


P1 - OA1. OA2, OA3 P2 - OA1. OA2, OA3

Avaliação / Assessment


Avaliação: A1 - Assiduidade e apresentação oral individual com o respetivo relatório escrito (aprox. 500 palavras): 40% A2 - trabalho final escrito (aproximadamente 4000 palavras) sobre temática a propor pelo docente no decurso das aulas: 60% A3 - Em caso de absentismo, incumprimento ou resultados insuficientes em A1 e A2: exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


EA1 - Aulas expositivas sob a forma de palestras temáticas com slideshows e apresentação de videogramas seleccionados. EA2 - Leitura de textos da bibliografia proposta. EA3 - Aulas práticas: apresentações com base em bibliografia seleccionada e participação nos debates partir dos temas e videogramas apresentados nas aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


EA1 - OA1, OA2, OA3 EA2 - OA1, OA2, OA3 EA3 - OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


É estritamente proibido, sob pena de sanção disciplinar, cometer plágio, isto é, utilizar indevidamente e sem explicitação, quaisquer textos, conteúdos da internet, etc. que não sejam da sua autoria; utilizar materiais ou recursos não autorizados nas provas e exames. Por plágio entende-se a utilização de ideias, frases, parágrafos ou textos completos de outros colegas ou autores sem citar e creditar as respectivas fontes. Inclui a cópia de material retirado da Internet, de trabalhos de outros colegas ou de fontes impressas incluídas, ou não incluídas, na bibliografia da cadeira. Inclui ainda a contratação de serviços de outras pessoas para a realização do trabalho ou a compra de um trabalho feito por terceiros. O plágio é considerado fraude e tem consequências legais. A consequência imediata é a reprovação na disciplina e a participação aos órgãos competentes para instauração de processo disciplinar, que inclui a suspensão do estudante por períodos a determinar de acordo com a gravidade da fraude. (cf. Código de Conduta Académica, capítulo 11)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


HASTRUP Kirsten and RUBOW Cecilie, 2014, Living with Environmental Change. Waterworlds, Oxford and New York, Routledge. JOHNSTON Barbara Rose (ed), 2012, Water, Cultural Diversity, and Global Environmental Change. Paris, UNESCO

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BADKHEN Anna, 2018, Fisherman's Blues. A West African Community at Sea, New York, Riverhead Books. BENNETT Nathan James, GOVAN Hugh, SATTERFIELD Terre, 2015, 'Ocean Grabbing', Marine Policy 57, pp.61-68. CARVER Rosanna, 2019, 'Lessons for Blue Degrowth from Namibia's emerging blue economy', Sustainability Science, https://doi.org/10.1007/s11625-019-00754-0. CHILDS John, 2019, 'Performing 'blue degrowth': critiquing seabed mining in Papua New Guinea through creative practice', Sustainability Science, https://doi.org/10.1007/s11625-019-00752-2 CORBIN Alain, 1994, The Lure of Sea. Discovery of Seaside in Western World, 1750-1840, Los Angeles and New York, University of California Press. HADJIMICHAEL Maria, 2018, 'A call for a blue degrowth: Unravelling the European Union's fisheries and maritime policies', Marine Policy 94, pp.158-164. HADJIMICHAEL Maria, 2018, 'The stealing of the seashore as a second wave of the enclosure movement: Examples from the Mediterranean', Ocean and Coastal Management, https://doi.org/10.1016/j.ocecoaman.2018.01.019. HANNESSON Rögnvaldur, 2004, The Privatization of the Oceans, Cambridge and London, The MIT Press. KING Tanya, ROBINSON Gary (eds), 2019, At Home on the Waves Human Habitation of the Sea from the Mesolithic to Today (2019), New York, Oxford, Berghahn Books. KOTHARI Ashish et al. 2019, Pluriverse. A Post-development Dictionary New Delhi, Tulika Books. KUNISH John Charles, 2006, Killing our Oceans, Mass Extinction of Marine Life, Westport and London, Praeger. MACK John, 2011, The Sea. A Cultural History, London, Reaktion Books. MANSFIELD Becky, 2004, 'Neoliberalism in the oceans, 'rationalization', property rights, and the commons question', Geoforum vol. 35 (3), pp.313-326. PROBYN Elspeth, 2016, Eating the Ocean, Durham and London, Duke University Press. STRANG Veronica, 2004, The Meaning of Water, Oxford and New York, Berg.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16