Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03470
Acrónimo :
03470
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-Conhecimentos básicos de Macroeconomia

Objetivos Gerais / Objectives


-Conhecimentos básicos de Macroeconomia Os Alunos aprovados na presente U.C.: - Possuem conhecimentos aprofundados sobre a aplicação das teorias comportamentais na análise do comportamento dos agentes económicos, do funcionamento dos mercados e das organizações e de derivar implicações ao nível da regulação. - Possuem capacidade para compreender os princípios centrais da regulação dos mercados e das instituições financeiras; - Possuem conhecimentos aprofundados para identificar problemas (e potenciais soluções) relacionados com questões referentes à regulação de instituições financeiras

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo da disciplina é desenvolver as seguintes competências: - (OA1) Conhecer e saber analisar os comportamentos ?anómalos? com relevância económica, em situações concretas do funcionamento dos mercados financeiros. - (OA2) Ser capaz de avaliar soluções em termos de regulação para a resolução de problemas de decisão individual e de acção colectiva a partir do conhecimento das teorias comportamentais. - (OA3) Conhecimento e compreensão dos princípios gerais de regulação dos agentes financeiros no contexto pós-crise - (OA4) Conhecimento e compreensão referentes à regulação bancária - (OA5) Conhecimento e compreensão das principais vantagens e limitações da regulação financeira

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa resumido da U.C. é o seguinte: - (P1) Racionalidade Limitada e a Crítica aos Postulados Comportamentais do Modelo de Escolha Racional - (P2) Heurísticas e ?anomalias? comportamentais na tomada de decisão individual - (P3) Aplicação da abordagem comportamental às políticas públicas e à regulação no caso dos mercados financeiros. - (P4) Princípios gerais da regulação financeira - (P5) A Crise Financeira Global como factor sistémico disruptor do sector financeiro e da indústria bancária - (P6) A necessidade de regulação dos bancos no contexto pós-crise.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Correspondência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da UC: OA1: P1 e P2 OA2: P3 OA3: P4 e P5 OA4: P6 OA5: P4 a P6

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação - a decorrer ao longo do semestre - engloba as seguintes opções: ->Opção 1 (duas componentes de avaliação): - Teste individual com uma ponderação de 50% ('Exame de 1ª Época') - Trabalho de grupo com uma ponderação de 50% O Teste individual tem uma nota mínima que terá de ser igual ou superior a 8 valores. ->Opção 2 (uma componente de avaliação): - Teste individual com uma ponderação de 100% ('Exame de 1ª Época') Os Alunos deverão escolher UMA das opções acima mencionadas. É fortemente aconselhada aos Alunos a Opção 1, em virtude da possibilidade de diversificação das fontes de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência - Participativas, com a discussão dos principais resultados dos modelos. - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno - Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e as metodologias de ensino: Aulas expositivas e aulas participativas: todos os OA?s. Auto-estudo e orientação tutorial: todos os OA?s

Observações / Observations


Espera-se a participação activa dos Estudantes ao longo do semestre, nomeadamente, através de auto-estudo antes e depois das aulas, bem como através da discussão em aula, e do cumprimento do regime de avaliação da UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Shiller, Robert J. 2000. Irrational Exuberance, Princeton, New Jersey: Princeton University Press. - Mishkin, F.S., 2015. The Economics of Money, Banking, and Financial Markets. Eleventh edition. England: Pearson Education Limited. - Kahneman, Daniel 2012. Thinking, fast and slow, London: Penguin. - Casu, B, Girardone, C., and Molyneux, P., 2015. Introduction to Banking. Second edition. United Kingdom: Pearson Education Limited. - Allen, F., and Carletti, E., 2012. The Roles of Banks in Financial Systems. In: Allen N. Berger, Philip Molyneux, and John O.S. Wilson, eds. The Oxford Handbook of Banking. Second edition. United Kingdom: Oxford University Press, pp. 27-46.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Saunders, A., and Cornett, M.M., 2014. Financial Institutions Management: A Risk Management Approach. Sixth edition. United States of America: McGraw-Hill Higher Education. - Hull, J.C., 2015. Risk Management and Financial Institutions. Fourth edition. United States of America: John Wiley & Sons, Inc. - Lourenço, J.S.; Ciriolo, E.; Almeida, S.R. e Troussard, X. (2016) Behavioural Insights Applied to Policy: European Report 2016, Bruxelas, Comissão Europeia. - Loewenstein, George; Prelec, Drazen (1992), ?Anomalies: Intertemporal Choice. Evidence and an Interpretation?, The Quarterly Journal of Economics, 107(2), 573-597. - Leão, E., Lagoa, S., and Leão, P., 2012. Política Monetária e Mercados Financeiros. Portugal: Edições Sílabo. - Laibson, David (1997), ?Golden Eggs and Hyperbolic Discounting?, The Quarterly Journal of Economics, 112: 443-477. - Benartzi, Shlomo e Thaler, Richard H. (2013), ?Behavioral economics and the retirement savings crisis?, Science 339: 1152?1153. - Benartzi, Shlomo e Thaler, Richard H. (2007), ?Heuristics and Biases in Retirement Savings Behavior?, Journal of Economic Perspectives, 21 (Summer), pp. 81?104;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31