Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Esta disciplina tem como objetivo genérico discutir as principais características do sistema bancário no mundo contemporâneo e o seu papel nas economias desenvolvidas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Conhecimento e compreensão das características do sistema bancário no mundo contemporâneo, nomeadamente ao nível da diversidade das instituições bancárias, dos produtos e serviços oferecidos e das tendências do negócio bancário OA2. Conhecer e identificar as características dos principais documentos contabilísticos dos bancos como forma suporte à respectiva análise da performance económico-financeira OA3. Identificar os principais desafios que se colocam ao sistema bancário na actualidade, num contexto crescente de inovação, concorrência e regulação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Bancos e Intermediação Financeira 2. Tipos de Bancos 3. Produtos e Serviços Bancários 4. Inovação e Tendências do Negócio Bancário 5. Governance dos Riscos no Interior dos Bancos 6. Economia Bancária e Análise Financeira 7. Concorrência Bancária e Estabilidade Financeira
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Relação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos da UC: OA1: CP1 a CP4 OA2: CP6 OA3: CP5 e CP6
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação - a decorrer ao longo do semestre - engloba a seguinte opção: - Teste individual com uma ponderação de 100% ('Exame de 1ª Época').
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na disciplina são utilizadas as seguintes metodologias pedagógicas: 1. Expositivas, para apresentação dos principais conceitos 2. Participativas, com a discussão de textos relevantes e apresentação de casos de estudos distintos no sistema bancário 3. Autoestudo, tal como consta no Planeamento das Aulas. 4. Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Correspondência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino: Expositivas: todos os OA Participativas: todos os OA Autoestudo: todos os OA. Orientação tutorial: todos os OA
Observações / Observations
Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Casu, Barbara; Claudia Girardone; and Philip Molyneux. 2015. Introduction to Banking. 2nd Edition. Pearson Education Limited
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Smith, Roy C.; and Ingo Walter. 2003. Global Banking. 2nd Edition. Oxford University Press Matthews, Kent; and John Thompson. 2005. The Economics of Banking. John Wiley & Sons, Ltd. Howells, Peter; and Keith Bain. 2005. The Economics of Money, Banking and Finance. A European Text. 3rd Edition. Pearson Education Limited Mishkin, Frederic S. 2010. The Economics of Money, Banking & Financial Markets. 9th Edition. Addison-Wesley Choudhry, Moorad. 2011. An Introduction to Banking. Principles, Strategy and Risk Management. 2nd Edition. John Wiley & Sons, Ltd.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31