Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03473
Acrónimo :
03473
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
1.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta UC consiste em aprofundar uma visão ampla e integradora sobre a emergência, consolidação e disseminação dos sistemas e das políticas de saúde enquanto parte fundamental dos direitos sociais nas sociedades. Fundamentalmente, importa perceber que diferentes sistemas de saúde implicam diferentes políticas de saúde e que estas resultam de um contexto e enquadramento social de tensões e intersecções entre a ação dos Estados, dos mercados, dos profissionais e dos utentes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Explicar a emergência de sistemas de saúde; OA2. Demonstrar a relação entre os sistemas de saúde e as politicas de saúde e distinguir diferentes modelos; OA3. Identificar aspetos metodológicos para o estudo comparativo das políticas de saúde OA4. Compreender as características do sistema de saúde português no contexto europeu OA5. Avaliar os diferentes modelos de governança na saúde, financiamento e prestação de cuidados; OA6. Avaliar a relação público-privada na saúde; OA7. Identificar os principais efeitos da crise financeira nos sistemas de saúde e da medicina na configuração das políticas de saúde; OA8. Demonstrar a evolução da regulação em novos modelos de gestão dos cuidados de saúde, suas potencialidades e limites; OA9. A importância da Sociedade Civil na regulação do funcionamento das organizações de saúde; OA10. Avaliar os limites e potencialidades das tecnologias de informação e comunicação e sistemas de informação nas políticas de saúde;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Emergência dos sistemas de saúde 1.1. A construção da saúde enquanto direito social 1.2. A consolidação das políticas de saúde - enquadramento social demográfico e económico CP2. Sistemas de saúde comparados 2.1. Sistemas de financiamento e prestação de cuidados 2.2. Modelos de governança na saúde 2.3. As relações público-privadas na saúde 2.4. Crise financeira e sistemas de saúde 2.5. O sistema de saúde Português: evolução e características CP3. Estado, cidadãos, organizações e profissões 3.1. A Nova Gestão Pública e os sistemas de saúde 3.2. Pressão dos cidadãos/doentes nas politicas de saúde 3.3. Pressão dos profissionais de saúde (auto e hetero regulação); 3.4. Pressão das tecnologias de informação e comunicação e sistemas de informação; CP4. Políticas de saúde, democracia e cidadania 4.1. Uma análise política das epidemias 4.2. Atores, mecanismos e dinâmicas de participação em saúde: a importância da Literacia em saúde 4.3.Efetividade e avaliação das políticas de saúde

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: AO1: CP1.1; CP1.2 AO2: CP1.1; CP1.2 AO3:CP2.1, CP2.2, CP2.3, CP2.4, CP2.5 AO4: CP2.1, CP2.2, CP2.3, CP2.4, CP2.5 AO5: CP2.1, CP2.2, CP2.3, CP2.4, CP2.5 AO6:CP3.1, CP3.2, CP3.3 AO7: CP2.4, CP2.5, CP3.1, CP3.2, CP3.3 AO8: CP3.1, CP4.1, CP4.2, CP4.3, AO9: CP3.2, CP4.1, CP4.2, CP4.3 AO10: CP3.4, CP4.2, CP4.3

Avaliação / Assessment


a) Participação nos seminários supondo leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho(10%) b) Exposição de grupo em aula(30%) de uma das referências a indicar, de acordo com calendário previamente definido c) Elaboração de ensaio individual(60%) sobre um dos quatro pontos programáticos. Os alunos que não realizem alguma destas componentes ou obtenham nota inferior a 10 na componente individual ou com taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final por exame(100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em dois tipos de aulas, ambos envolvendo o estudo individual dos alunos tendo por base a bibliografia de trabalho: - Seminários expositivos dinamizados pelo docente que contempla a participação oral dos alunos; - Seminários de reflexão dinamizados por grupos de doutorandos (previamente inscritos para esse efeito). Contempla-se ainda sessões de orientação tutorial dinamizadas pelo docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tanto o processo de avaliação composto por dois momentos, um trabalho de grupo e um individual, como o processo de ensino-aprendizagem definido em aulas de tipo seminarial estão pensados em função dos objetivos de aprendizagem para estudantes provenientes de áreas de formação de base diversificadas e que procuram o aprofundamento do conhecimento nas políticas de saúde. Nomeadamente, a metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis em estudos pós-graduados, como também permitirá um enriquecimento da turma por intermédio da reflexão trazida por conferencistas experienciados no ensino e investigação destas áreas, assim como pelo envolvimento dinâmico dos alunos quer na leitura dos textos, quer na apresentação de seminários em grupos de trabalho.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16