Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
No final da UC, o aluno deverá perceber as principais questões de economia da saúde.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1: Usar conceitos económicos como instrumento para compreender o funcionamento do setor da saúde. OA2: Discutir metodologias de avaliação económica em saúde.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Parte A: Introdução 1) Importância da Economia da Saúde Parte B: Temas Chave em Economia da Saúde 2) Produção, Custos e Eficiência em Cuidados de Saúde 3) Oferta de Cuidados de Saúde e estruturas de mercado 4) Sistema Privado de Saúde vs. Sistema Público de Saúde 5) Incerteza e Seguros de Saúde Parte C: Economia Aplicada à Decisão em Saúde (I): questões relativas à produção de cuidados de saúde 6) Decisões multi-critério 7) Preços 8) Lucros e sustentabilidade económica 9) Dimensão ótima e economias de escala 10) Performance 11) Produtividade Parte D: Economia Aplicada à Decisão em Saúde (II): avaliação económica de programas de saúde 12) Avaliação Económica de Programas de Saúde: Princípios Base 13) Avaliação Económica de Programas de Saúde: Medição e Valorização dos Benefícios em Saúde 14) Avaliação Económica de Programas de Saúde: Estimação de Custos. Metodologias de Avaliação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: Partes A e B (capítulos 1-5) OA2: Partes C e D (capítulos 6-14)
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 7,5 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas expositivas; aulas teórico-práticas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que de seguida apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ---> todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos ---> LG2 3. Ativas, com realização de trabalhos ---> todos os OAs 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas ---> todos os OAs
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Folland, S, A. Goodman e M. Stano (2017), The Economics of Health and Health Care, 8th ed., Routledge. Morris, S., N. Devlin, D. Parkin e A. Spencer (2012), Economic Analysis in Health Care, John Wiley&Sons.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Drumond, M. e M. Sculpher (2015), Methods for the Economic Evaluation of Health Care Programmes, Oxford University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-12