Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A presente UC pretende dar aos alunos uma visão abrangente da gestão das operações e do sistema logístico e do seu impacto na competitividade das organizações de prestação de cuidados de saúde, salientando o alinhamento dos objetivos das operações com os da organização, a conceção do sistema de operações e o planeamento e gestão do mesmo, ao longo do tempo, disponibilizando ferramentas para tomada de decisões.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do curso os estudantes deverão: OA1: Perceber e aplicar as dimensões base da logística e das operações; OA2: Controlar os materiais e recursos requeridos pelos serviços de saúde; OA3: Gerir a capacidade em organizações de prestação de cuidados de saúde; OA4: Usar as ferramentas base em organizações de prestação de cuidados de saúde para: qualificação de fornecedores; sistemas de armazenagem; gestão de filas de espera; definição de layout.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução à logística e à gestão da cadeia de abastecimento CP2: Seleção de fornecedores no setor da saúde CP3: A gestão de stocks na prestação de cuidados de saúde CP4: Gestão da capacidade em organizações de prestação de cuidados de saúde CP5: A gestão de filas de espera em organizações de prestação de cuidados de saúde CP6: Layout das infraestruturas de prestação de cuidados de saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O conteúdo programático CP1 pretende apresentar os conceitos de base sobre logística e operações necessários ao acompanhamento dos restantes conteúdos programáticos (OA1). O conteúdo programático CP3 pretende expor os estudantes a teorias e ferramentas úteis para o controlo de materiais e recursos requeridos pelos serviços de saúde (OA2). Os conteúdos programáticos CP4-CP5 pretendem expor os estudantes a teorias e ferramentas úteis para gerir a capacidade em organizações de prestação de cuidados de saúde (OA3). Os conteúdos programáticos CP2-CP6 pretendem expor os estudantes a diferentes ferramentas que serão úteis para apoiar o planeamento em organizações de prestação de cuidados de saúde para qualificação de fornecedores, sistemas de armazenagem, gestão de filas de espera e definição de layout (OA4).
Avaliação / Assessment
OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE 1. Participação (Assiduidade >=80%): 15% 2. Projeto de grupo e discussão: 30% 3. Teste escrito individual: 55% A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de 7.5 valores (em 20) em cada componente. OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As seguintes metodologias de ensino serão usadas: 1. Expositivas: para introduzir os conceitos e teorias de base, seguido de esclarecimento de dúvidas e discussão; 2. Participativas: com análise e resolução de casos de estudo e exercícios; 3. Ativas e Experimentais: com realização de projeto real em organização de saúde 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas expositivas permitem abranger todos os OA. As aulas baseadas em metodologias participativas permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de natureza expositiva através da análise e resolução de casos de estudo e exercícios, aplicando-se a todos os OA. As metodologias ativas e experimentais permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos em contexto real através da realização de projeto aplicado em organizações de saúde, o que exige uma significativa carga de trabalho autónomo por parte do estudante. Estas metodologias contribuem para todos os OA.
Observações / Observations
Os estudantes que reúnam as condições para beneficiar de estatuto especial no âmbito do Regulamento Interno para Estudantes devem contactar o Docente responsável da UC na primeira semana do semestre, para eventual ajustamento dos processos de aprendizagem e de avaliação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
[1] Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. (2022) Operations Management: processes and supply chains, 13th Edition, Pearson [2] Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2023) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 14th Edition, Pearson [3] Carvalho, J.C. et al. (2022) Logística na Saúde, 5ª Edição, Edições Sílabo
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
[1] Jacobs. F.R. e R.B. Chase (2014) Operations and supply chain management, 14ª Edição, McGraw-Hill. [2] Slack, N., Brandon-Jones, A. e R. Johnston (2013) Operations Management, 7ª Edição, Pearson
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30