Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03476
Acrónimo :
03476
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
3.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Física e Electromagnetismo

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta unidade curricular é principalmente aberta aos estudantes que trabalham no campo da saúde, aos que tem conhecimento prático sobre as tecnologias na saúde, porém a unidade curricular não exclui os estudantes que não apresentam formação nesta área.

Objetivos Gerais / Objectives


Conceitos gerais e específicos sobre as tecnologias de saúde serão apresentados nesta disciplina, com foco em novas tecnologias e na inovação incluindo a computação móvel, a computação em nuvens, as roupas inteligentes para monitorização do estado de saúde a realidade virtual ou/e aumentada. A disciplina incidirá no desenvolvimento tecnológico mais recente no campo dos cuidados de saúde, promovendo conhecimento, compreensão e a inovação. Conceitos de tais tecnologias Internet de Coisas (IoT) para cuidados de saúde, ambientes inteligente para reabilitação física, ?big data? e ?big data analysis? como também a segurança dos dados e a privacidade serão consideradas. Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre tecnologias inovadoras para cuidados de saúde, incluindo hardware e software, assim como elementos sobre usabilidade e aceitação pelo usuário de novas tecnologias de saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo é desenvolver as habilidades dos estudantes para: 1. Identificar as principais tecnologias incluindo hardware e software utilizados nos cuidados de saúde e as relações com outros sistemas como cidades inteligentes. 2. Compreender e formular os requisitos específicos para o sistema de saúde inteligente de saúde, incluindo características como precisão, reprodutibilidade, fiabilidade, mas também elementos sobre interoperabilidade e a usabilidade. 3. Adquirir conhecimento sobre os principais padrões de comunicação de dados, armazenamento de dados em saúde 4. Adquirir conhecimentos sobre as principais tecnologias de software associadas os cuidados de saúde inteligente mas também utilizados para o desenvolvimento de ambientes virtuais ou de realidade aumentados utilizados nos cuidados de saúde e de representação de dados. 5. Coloque soluções inovadoras em ação e seja capaz de escrever uma patente a partir de soluções próprias no domínio de saude.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Sensores vestíveis e computação ubíqua para monitorização do estado da saúde: novas tecnologias de sensores com eletrónica impressa, flexível, biodegradável, biocompatíveis Dispositivo implantado e inteligente para cuidados de saúde: sensores e administração de medicamentos implantáveis, pílulas inteligentes Aplicação móvel para diagnóstico e tratamento Novos ambientes e objetos inteligentes para reabilitação física: sensores com deteção remota, realidade virtual e aumentada, robôs e exo-esqueleto para suporte de treino na fisioterapia Diagnóstico em casa ou portátil: Diagnóstico do nível hospitalar em casa, tecnologia de assistência inteligente Registo eletrónico de saúde e aprendizagem de máquina: padrões para dados, informações, funcionalidades e interoperabilidade de EHR. Ferramentas de software para registos de saúde, desenvolvimento de grandes conjuntos de dados e análise de big data Estudo de caso: solução inovadora para cuidados de saúde e realização de um rascunho de patente

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As inter-relações entre o programa e os objetivos de aprendizagem (OA) são realizadas da seguinte forma: - Sensores embebidos na roupa e a computação ubíqua para monitorização do estado da saúde: OA1, OA2, OA3, OA4; - Dispositivo inteligente e implantável para cuidados de saúde: OA1, OA2, OA3, OA4; - Aplicação móvel para diagnóstico e tratamento: OA3, OA4; - Diagnósticos domésticos baseados em dispositivos portáteis: OA1, OA2, OA3, OA4; - Registro eletrônico de saúde e aprendizagem automática máquina: OA3 OA4, OA5; - Estudo de caso: solução inovadora para cuidados de saúde e realização do rascunho de uma patente: OA5.

Avaliação / Assessment


Avaliação durante o semestre Projeto por grupo (3-4 alunos) (40%) + artigo de revisão sobre estado de arte em tecnologias de saúde realizada de forma individual (60%) - 1a epoca Avaliação por exame (1a epoca, 2a epoca, epoca especial) Exame 100(%) da nota final Pontuação minima: Projeto - 9, Artigo sobre o estado de arte 9.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual, com base nas referências bibliográficas recomendadas, será orientado e apoiado pelas aulas teóricas e práticas. Vários estudos de caso, incluindo demostrações práticas, serão apresentados, incluindo vídeos focando na inovação e novas tecnologias para cuidados de saúde. Os principais materiais de suporte para a unidade curricular são: conteúdos de slides, referências bibliográficas incluindo exemplos para as tecnologias de saúde, cuidados de saúde inteligentes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A disciplina é organizada em aulas teóricas, e teórico-práticas. Os métodos e as técnicas pedagógicas que serão utilizadas na UC são: métodos expositivos, demonstrativos e interrogativos, métodos ativos, brainstorming, método de contingência de reforço, experimentação e exercícios de simulação. Os conteúdos transdisciplinares da disciplina incluem sensores para saúde, sistema embebidos, engenharia de software, sistema de informação para saúde, conhecimento de processamento de sinais. O trabalho de estudo e a implementação de uma patente contribuirá para adquirir habilitações relacionadas à inovação nas tecnologias de saúde. As aulas teóricas e práticas com demonstração, trabalho de equipe para obter soluções inovadoras na saúde e o desenvolvimento de uma patente promoverão habilidades relacionadas com OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, preparando os estudantes para as novas tecnologias e para a integração e a otimização no domínio das tecnologias de saúde.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Tim Benson and Grahame Grieve, Principles of Health Interoperability: SNOMED CT, HL7 and FHIR (Health Information Technology Standards), Springer 2016 - Homero Rivas and Katarzyna Wac, Digital Health: Scaling Healthcare to the World (Health Informatics), Springer 2017; - Octavian Postolache, Patent Elaboration Guide, ISCTE, 2017; - Octavian Postolache, Innovation in Healthcare Technologies ISCTE 2017;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-Tom Kelley, The Art Of Innovation: Lessons in Creativity from IDEO, America's Leading Design Firm, 2016 -John Hershey, The Eureka Method: How to Think Like an Inventor, 2011 -Natalia Silvis-Cividjian, Pervasive Computing: Engineering Smart Systems (Undergraduate Topics in Computer Science), Springer 2016.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-06