Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03477
Acrónimo :
03477
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se Aplicam

Objetivos Gerais / Objectives


- Apresentação e discussão de pesquisas e teorização sobre as transformações sociais na Era da Informação e das Redes; - Intercetar teoricamente a área da Comunicação e da Saúde, de forma a permitir analisar e discutir a problemática da comunicação da, na e em saúde, nomeadamente através da Internet e tecnologias relacionadas, articulando o enfoque nos vários intervenientes no processo interativo: cidadãos/utentes, profissionais de saúde, organizações prestadoras e sistemas de saúde; - Refletir sobre as implicações da Internet e tecnologias relacionadas na 1) promoção/adoção de uma vida saudável, 2) organização dos serviços de saúde e 3) definição de estratégias de saúde nas sociedades contemporâneas, fornecendo os fundamentos conceptuais e metodológicos necessários.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Apreender o significado da existência de diferentes conceções teóricas e sociais no contexto da Era da Informação e das Redes; - Fomentar a pesquisa, nomeadamente sobre o impacto social da Internet e tecnologias relacionadas, no sector da saúde;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Comunicação em Saúde, Comunicação de saúde ou Comunicação e Saúde? 2. A importância da Comunicação e das TIC no âmbito da saúde pública 3. A saúde na era da Informação: cidadãos, conteúdos e redes sociais 4. As TIC na saúde: empowerment e autonomia dos cidadãos? 5. A saúde na era da Informação: os profissionais e instituições

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC cruza dois campos teóricos: a comunicação e a saúde. Recorre às teorias da Sociedade em Rede e da Era da informação, para analisar o seu papel no empowerment dos cidadãos, na construção da entidade e procura de conhecimentos. Coloca-o também face a novas formas de comunicar e canais de comunicação utilizados em função do acesso, do conhecimento e interesse de cada um. Paralelamente o sector da saúde, área singular dotada de especificidades sociais, humanas e organizacionais, vem a apropriar-se destes canais para promover questões de saúde pública, calibrar a qualidade dos conteúdos disponíveis e também para dotar os profissionais de uma maior perceção dos serviços prestados (do geral ao individual). Na dualidade crescente da autonomia dos cidadãos e dos profissionais, há relações, interações e dinâmicas que importa identificar, conhecer e discutir. Para este efeito, os conteúdos programáticos propostos são os mais apropriados e articulam-se com os objetivos enunciados.

Avaliação / Assessment


A avaliação proposta é composta por um trabalho final (baseado na recensão crítica de um artigo de revista científica ou um livro ou capítulo de um autor de referência, ensaio crítico e argumentado de um ponto do programa). Será realizado um exame final para os estudantes que não realizarem ou reprovarem na avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A estrutura da lecionação da disciplina assenta num modelo teórico e teórico-prático em que as aulas teóricas se destinam à apresentação e discussão dos diversos pontos do programa e as aulas teórico-práticas à apresentação e discussão de trabalhos, à realização de pesquisa e leitura de bibliografia de referência e no debate presencial.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Com esta UC pretende-se desenvolver as capacidades de interpretação, de argumentação e de análise crítica dos alunos, mas também, e não menos importante, a aptidão para integrar a mediação das questões da saúde pelas TIC entre cidadãos, profissionais, doentes e instituições num contexto dinâmico de interação, onde cada vez menos há lugar a uma cristalização de papéis, mas de adaptação à mudança. Desta forma, especificamente, pretende-se com as discussões em aula 1) estimular a capacidade de exposição e argumentação oral, mas também o raciocínio crítico baseado na apropriação dos conhecimentos anteriormente lecionados, preparando os alunos para uma situação de discussão e defesa de uma tese. 2) realização do trabalho escrito espera-se promover a capacidade de sintetizar e refletir sobre um documento publicado, sendo valorizada a articulação com áreas e matérias afins. Considera-se que as metodologias expositivas, de interação com os alunos, de discussão em ambiente de sala de aula e de realização de trabalho escrito, as mais adequadas a uma disciplina teórica-prática com as características da presente UC.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes. O processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kivits, Joëlle (2004), ?Researching the ?informed patient?: the case of Online Health Information Seekers?, in Information, Communication & Society, UK: Routledge. Katz, James E. e Ronald E. Rice (2002), Social Consequences of Internet Use: access, involvement, and interaction, Cambridge, MIT Press. Hardey, M. (1999), Doctor in the house: the Internet as a source of lay health knowledge and the challenge to expertise, in Sociology of Health & Illness, 21(6), 820-835. Espanha, Rita (2013). Informação e saúde - Tecnologia e acompanhamento disponível em http://www.ffms.pt/estudo/462/informacao-e-saude Espanha, Rita et al. (2012), Os Portugueses, a saúde e a Internet, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Espanha, Rita (2010), ?Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde?, in Jorge Simões (coord.), 30 anos do Serviço Nacional de Saúde ? Um percurso comentado, Coimbra: Almedina. Espanha, Rita (2009), Saúde e comunicação numa sociedade em rede. O caso português, Lisboa: Monitor.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Norris, Bill (1999), ?Keynote presentation - Media as a determinant of health? in Franklin Apfel, The Pen is as mighty as the surgeon's scalpel: improving health communication impact. London: Nuffield Trust (http://www.euro.who.int/document/e68240.pdf). Netlleton, Sarah (2004), ?Health e-types? An analysis of everyday use of the Internet for health? in Information, Communication & Society, U.K., Routledge. Murray, E. et all (2003), ?The Impact of Health Information on the Internet on Health Care and the Physician-Patient relationship: patient perceptions?, Journal of Medical Internet Research (http://www.jmir.org/2003/3/e17). Loader, Brian D. (1997) (ed.) The Governance of Cyberspace: Politics, Technology and Global Restructuring. London: Routledge. Kwankam, S. Yunkap (2004), What e-Health can offer. Bulletin of the World Health Organization: Perspectives, Geneva, pp. 800-801, (http://www.who.int/bulletin/volumes/82/10/797.pdf). Kelleher, David (2001), ?New social movements in the heath domain?, in Graham Scambler (org.), Habermas, Critical Theory and Health, Londres, Routledge, pp.119-142. Katz, James, Ronald Rice and Sophia Acord (2006), ?Usos da Internet e de Tecnologias Móveis nos Sistemas de Saúde: Abordagens Sociais e Organizacionais num Contexto Comparativo?, in Gustavo Cardoso e Manuel Castells (Org.) (2006), A Sociedade em Rede ? Do Conhecimento à Acção Política, Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. Hyer, Randall N., Covello, Vincent T. (2005b), Effective media communication during public health emergencies: a WHO field guide, Geneva: World Health Organization (http://whqlibdoc.who.int/hq/2005/WHO_CDS_2005.31a_eng.pdf). involvement, and interaction, Cambridge, MIT Press. Hyer, Randall N., Covello, Vincent T. (2005a), Effective media communication during public health emergencies: a WHO handbook, Geneva: World Health Organization (http://whqlibdoc.who.int/hq/2005/WHO_CDS_2005.31_eng.pdf). Hinske, S, Ray, Pradeep (2006), Towards a global e-health framework for the support of pandemic control. The International Educational and Networking Forum for eHealth, Telemedicine and Health ICT. Luxembourg, The Med-e-Tel 2006 Proceedings (http://www.medetel.lu/download/2006/parallel_sessions/presentation/0407/Hinske.pdf). Himanen, P., Torvalds L. & Castells M. (2001). The Hacker Ethic and the Spirit of the Information Age, London: Vintage. Gebreel, Ashour Omar, Butt, John (1997), Making health messages interesting, World Health Forum, 18(1): 32-34 (http://whqlibdoc.who.int/whf/1997/vol18-no1/WHF_1997_18(1)_p32-34.pdf). Garrido, Marcial Velasco, Kristensen, Finn Børlum, Nielsen, Camilla Palmhøj e Busse, Reinhard (2008), Health technology assessment and health policy-making in Europe, European Observatory on Health Systems and Policies, Observatory Studies Series No 14, World Health Organization (http://www.euro.who.int/InformationSources/Publications/Catalogue/20081113_1). Fox, Susannah (2005), ?Health Information Online, Pew Internet and American Life Project?. (http://www.pewInternet.org/PPF/r/156/report_display.asp). Figueras J., Mossialos E., McKee M., Sassi F. (1994), ?Health Care Systems in Southern Europe: is there a Mediterranean Paradigm??, in International Journal of Health Sciences, 5(4), pp.135-146. Eng, Thomas R. (2001), The eHealth Landscape: A Terrain map of emerging information and communication technologies in health and health care. Princeton: The Robert Wood Johnson Foundation (http://www.informatics-review.com/thoughts/rwjf.html). Eysenbach, G. (2001), What is e-health?, Journal of Medical Internet Research, vol. 3, nº2 (http://www.jmir.org/2001/2/e20). Collste, Göran, ?The Internet doctor and medical ethics Ethical implications of the introduction of the Internet into medical encounters?, Med Health Care Philos. 2002; 5(2):121-5. (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?cmd=Retrieve&db=PubMed&list_uids=12168987&dopt=Abstract). Cardoso, Gustavo e Rita Espanha (coord.) (2007), Profissionais de Saúde na Era da Informação: Médicos, Enfermeiros e Farmacêuticos, Lisboa, CIES/ISCTE (relatório final e anexos). Carapinheiro, Graça (2005), Saberes e poderes no hospital, Porto, Afrontamento. Castells, Manuel (2002) A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura ? A Sociedade em Rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian Calnan, Michael; Williams, Simon (1991), ?Style of life and the salience of health: an exploratory study of health related practices in households from differing socio-economic circumstances?, in Sociology of Health and Illness, 13(4), pp. 506 ? 529. Butel, J. S. (2000), Simian virus 40, poliovirus vaccines, and human cancer: research progress versus media and public interests, Bulletin of the World Health Organization: the International Journal of Public Health, 78(2): 195-198 (http://www.who.int/bulletin/pdf/2000/issue2/0245.pdf). Brodie, M. et alia (2000), ?Health information, the Internet, and the digital divide?, Health Affairs, Vol 19, nº 6, 255-265. Baker, Laurence, Wagner, Todd, Singer, Sara e Bundorf, M. (2003), ?Use of the Internet and E-mail for Health Care Information ? results from a national survey?, in Journal of the American Medical Association, volume 289, nº 18. Aston, Katie (1999), ?Communication - Yes, but does it work?? in Franklin Apfel, The Pen is as mighty as the surgeon's scalpel: improving health communication impact. London: Nuffield Trust (http://www.euro.who.int/document/e68240.pdf). Andreassen, Hege K., et al (2007), ?European citizens' use of E-health services: A study of seven countries?, BioMed Central Ltd. (http://www.biomedcentral.com/1471-2458/7/53). Ammenwerth, Elske, Iller, Carola e Mahler, Cornélia (2006), ?IT-adoption and the interaction of task, technology and individuals: a fit framework and a case study?, in BMC Medical Informatics and Decision Making. Abdelmaleck, A.A (1999), ?As representações sociais da Saúde e da doença?, in Ciências Humanas e Cuidados de Saúde: Manual para Profissionais de saúde, Lisboa: Instituto Piaget, pp. 205 ? 239.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16